Recomendado para você

MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4

MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4
Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1

Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1
F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel

F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel
Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1

Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1
F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda

F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda

Fórmula 1
F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda
F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac

F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac
MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações

MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações
Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer

Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer

Geral
Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer
Últimas notícias

Chefão da Stock alfineta autódromo de Curitiba após mudança no calendário

CEO da Vicar, empresa que promove a categoria, Carlos Col comentou as alterações no restante do campeonato de 2019

Carlos col

Na última terça-feira, a Stock Car anunciou duas mudanças para o restante da temporada 2019. As etapas de Curitiba (PR) e de Tarumã (RS) saíram da disputa e foram substituídas por Velopark (RS) e Velo Città (SP). 

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o CEO da Vicar (promotora do campeonato), Carlos Col, explicou as razões por trás das mudanças no planejamento deste ano, em que a Stock comemora quatro décadas (relembre todos os carros campeões da categoria em galeria exclusiva no fim desta matéria).

Leia também:

CURITIBA

A prova de Curitiba saiu do calendário por problemas com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que multou a Vicar em 50 mil reais por "excesso de pressão sonora" pela corrida de 2017. Já a corrida de Tarumã ficou de fora por não realizar obras necessárias, o que deixou o circuito do Rio Grande do Sul sem a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para receber eventos automobilísticos.

Col detalha o caso paranense: "Fomos surpreendidos com uma multa do IAP por excesso de pressão sonora. Nosso jurídico investigou a situação e descobriu que esse valor é arbitrado e pode chegar a valores monstruosos. Nesse caso, não chegou a ser um valor exorbitante, embora seja alto. Mas há o risco iminente de uma outra multa grande".

"Eles demoram muito para enviar a multa. A Stock Car esteve lá também em 2018 e não se sabe se receberemos multa referente a aquele evento. E diz a legislação estadual que a multa pode triplicar em caso de reincidência, então o autódromo tem que resolver com este órgão, fazendo algum tipo de acordo, como um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no sentido de voltar a viabilizar a realização de corridas", continuou o dirigente.

"Tem um nível de decibéis determinado e detectaram que foi ultrapassado. É evidente que, com o automobilismo, isso é ultrapassado, sem sombra de dúvidas. A questão é que isso pontual, não ocorre o tempo inteiro. É uma coisa de análise subjetiva, de bom senso", ponderou Col, antes de mencionar a relação conturbada também com os administradores do autódromo curitibano.

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

"Há alguns anos, dizia-se que o autódromo fecharia, mas o uso foi se prorrogando. Uma empresa de intermediação imobiliária (AREA41CWB) loca a área. A forma de relacionamento com os promotores piorou muito, com cláusulas contratuais inadequadas, além dos valores terem aumentado. Mas a gente manteve negociações, procurando sempre encaminhar de forma positiva".

O CEO da Vicar não quis associar a multa à situação do circuito, que é alvo da especulação imobiliária já há alguns anos. "Eu não consigo avaliar o que mais tem por trás disso. Não consigo saber os motivos que levaram tudo isso a acontecer e qual é a correlação disso com a situação de o autódromo estar em vias de receber uma especulação imobiliária", disse.

"Enquanto o autódromo não nos apresentar condições adequadas, tanto de cláusulas contratuais quanto financeiras, e de solução das licenças, com um acordo com o Instituto Ambiental, nós não podemos mais marcar provas lá. Não queremos agir em não conformidade com o Instituto ou com os órgãos competentes, quaisquer que sejam. Até pela nossa imagem. É lamentável que a gente perca tanto a praça de Curitiba quanto a de Tarumã", sentenciou Col.

OUTRO LADO

Em nota, a AREA41CWB, que administra o autódromo curitibano, emitiu sua posição: "Não medimos esforços para viabilizar a locação do imóvel para a Vicar, porém infelizmente a mesma não apresentou nenhuma justificativa coerente e/ou proposta para a concretização da locação. Fomos surpreendidos com tal posicionamento, uma vez que as tratativas comerciais
estavam bem adiantadas, faltando apenas assinatura e pagamento do contrato de locação".

"Em relação ao suposto excesso de ruídos, em 2017 durante o período em que a Vicar locou o
imóvel para realizar o evento, o IAP emitiu multa por tal suposto excesso de ruídos dos veículos. Em 2018, não ocorreu multa. Considerando que o campeonato realizado pela Vicar é nacional, o suposto excesso de ruídos seria um problema em todas as etapas e não somente a que seria realizada em Curitiba", diz outro trecho da nota, assinada por Manuel de Oms Neto.

TARUMÃ

O chefão da Stock Car também falou sobre o caso gaúcho. "Tarumã é um autódromo que, há muitos anos, eu venho sempre ajudando para que viabilizem as pequenas obras que se precisa fazer em incrementos de segurança para manter a homologação", iniciou o dirigente. Col chegou a confirmar o circuito como sede da etapa 500 do campeonato, na abertura desta temporada. Tarumã recebeu a primeira corrida da história da categoria, mas foi substituída pelo Velopark para a 500ª.

"Em janeiro, eu fui a Tarumã. Convidei o presidente da CBA, o presidente da federação local e o diretor do clube que faz a gestão do autódromo. Fizemos uma avaliação conjunta das obras mínimas necessárias e elas foram orçadas. Eu colaborei, de minha parte, na questão de garantir que, nos próximos três anos, iria levar os eventos e fazer a antecipação das receitas de locação para que as obras pudessem ser executadas a partir daquele momento", disse Col.

"Infelizmente houve problemas internos na gestão quanto a esse assunto e as obras não foram realizadas a tempo, então tive que mudar de data. Mesmo assim, as obras não foram realizadas. Mandei uma carta à Confederação na semana passada, pedindo uma posição. A resposta foi negativa, então tive que mudar".

"Fiquei sem alternativa, com muita tristeza, porque é um autódromo que não pode ser perdido pelo automobilismo brasileiro. É um circuito histórico, com traçado maravilhoso para pilotagem, então é uma grande pena que essas falhas de gestão das entidades gerem esse tipo de situação", completou o CEO da Vicar.

Ano especial para a Stock Car

A temporada 2019 marca 40 anos de vida da categoria, a maior do automobilismo brasileiro. Confira como essa história se desenrolou com todos os carros campeões na galeria abaixo.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40
Artigo anterior Stock Car: Etapas de Tarumã e Curitiba são substituídas por Velo Città e Velopark
Próximo artigo Gaetano di Mauro fatura penta no Campeonato Brasileiro de Kart

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros