Entrevista

Ex-chefe da Stock Car lidera projeto de Campeonato Mundial de carros de Turismo elétricos

Após comandar principal categoria do automobilismo brasileiro, Maurício Slaviero trabalha em comissão da FIA que desenvolve campeonatos de carros elétricos

Mauricio Slaviero

Maurício Slaviero esteve no comando da Stock Car até 2016, quando passou o bastão a Rodrigo Mathias, que por sua vez, deixou o cargo no final do ano passado para a volta de Carlos Col.

Após sair, Slaviero preferiu também deixar o país, mas sem deixar o mundo das competições. Desde 2017, ele integra a Electric and New Energy Championships Commission (ENECC), comissão da FIA que gere competições de carros elétricos e de outras fontes alternativas de combustível.

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“O presidente da CBA, o (Waldner Bernardo) Dadai me convidou para participar de uma das comissões da FIA, e como eu já tinha algum envolvimento com a questão elétrica, ele sugeriu que fosse na ENECC.”

“Desde então, comecei a conversar com o Marcelo Lotti, dono da World Sporting Consulting (WSC), dona da TCR há algum tempo, e me convidou para ser o CEO do ETCR, e estou à frente deste projeto desde outubro de 2017. A ETCR é a versão elétrica do TCR.”

“Será o primeiro campeonato de carros elétricos multimarcas. Tivemos o Jaguar I-Pace eTrophy, que é de Turismo monomarca, apesar de utilizar um SUV, e o nosso é multimarca, um campeonato entre montadoras.”

O projeto do ETCR está bastante avançado, e Slaviero deu detalhes da primeira temporada que irá começar já no próximo ano.

“Dá para dizer que o campeonato começa no ano que vem, mais ou menos em junho, com cinco ou seis etapas entre Europa, Ásia (China e Japão) e Estados Unidos. O calendário exato teremos em outubro.”

“Temos contratos assinados com três montadoras: Hyundai, Cupra e uma italiana, e temos negociações avançadas com mais duas asiáticas. Nosso objetivo é ter cinco montadoras logo no primeiro ano e já existe duas outras praticamente confirmadas, mas para 2021, que esperamos ter de oito a 10 etapas, nas mesmas regiões.”

O campeonato mundial será apenas um embrião para o surgimento de outros campeonatos, com o mesmo carro, porém com uma estrutura diferente na formação das equipes.

“O ETCR vai começar como Campeonato Mundial, mas depois teremos os campeonatos regionais. O primeiro, em 2021, será o Chinês. A partir de 2022 a intenção é ter na Austrália e Estados Unidos. A partir de 2023 um campeonato Europeu, este é o desenho. Serão campeonatos paralelos ao mundial, acontecendo de maneira independente. No Mundial teremos apenas as equipes de fábrica oficiais, mas nos regionais serão sempre equipes privadas.”

Rivalidade com o Jaguar I-Pace eTrophy?

O Jaguar I-Pace eTrophy, vencido pelo brasileiro Sérgio Jimenez em sua temporada inaugural, foi considerado efetivamente como campeonato mundial de elétricos, mas, segundo Slaviero, não haverá problema de convivência das duas partes.

“Eles (Jaguar) criaram um campeonato monomarca, para divulgar os SUVs elétricos, mas é um campeonato totalmente diferente, direcionado aos carros de Turismo, então não existe qualquer problema com a Jaguar.”

Stock Car

Trabalhando intensamente para os próximos desafios, Slaviero admitiu que não consegue acompanhar em todos os detalhes como a Stock Car está se desenvolvendo no Brasil após sua passagem, mas não poupou elogios ao atual comandante.

“Acho que a volta do Carlos Col à categoria foi ótima, ninguém conhece os detalhes da Stock Car melhor do que ele. Acredito que essa estratégia de voltar a ser um campeonato multimarca é o melhor caminho para o futuro da categoria.”

Confira imagens de como serão os carros do ETCR

Carro do ETCR apresentado no Salão de Genebra de 2018
Carro do ETCR apresentado no Salão de Genebra de 2018
Carro do ETCR apresentado no Salão de Genebra de 2018
Carro do ETCR apresentado no Salão de Genebra de 2018
Carro do ETCR
Carro do ETCR
Carro do ETCR
Carro do ETCR
Carro do ETCR
Carro do ETCR
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