Stock Car está perto de completar 6 mil ultrapassagens em 2021
Foram exatas 5.951 trocas de posição em nove etapas; Gaetano Di Mauro lidera o ranking
A vitória é o objetivo. Mas o momento que mais levanta o público na arquibancada é a ultrapassagem. Então, é bom nem sentar, por que a Stock Car Pro Series tem nos últimos anos superado expectativas.
De acordo com um levantamento feito pela Stock Car Systems – divisão de tecnologia da informação da categoria –, nas nove etapas realizadas até aqui os pilotos da Stock protagonizaram 5.951 trocas de posição, ou uma média de 661 por etapa.
O sistema calcula as trocas de posição apenas a cada volta completada – e não as alternâncias ocorridas dentro de uma mesma volta. Ou seja, esse número poderia ser muito maior.
“Teremos em breve tecnologia que possibilitará calcular também essas trocas de posição”, diz Fernando Julianelli, CEO da Stock Car. “Mas estamos bem satisfeitos com os índices que temos. Quase seis mil trocas de posição é algo espetacular. E espetáculo é o que a Stock dá toda vez que entra na pista”, completa o executivo.
Líder do ranking
Pesa muito nessas estatísticas quem costuma fazer grandes corridas de recuperação, saindo do fundo do grid para tentar alcançar o pelotão da frente. E nesse quesito Gaetano Di Mauro, um dos destaques da nova geração, é das principais feras da categoria.
Gaetano di Mauro
Photo by: Duda Bairros
Até o momento, Gaetano soma 271 ultrapassagens dentro do critério adotado – com uma média de 30 conquistas de posição por prova. O segundo lugar, com 267 ultrapassagens, é do experiente Denis Navarro, piloto que também tem chamado a atenção por suas provas de recuperação.
Posições conquistadas pelo trabalho das equipes nas paradas de box também estão computadas pelo sistema. Outro fator decisivo foram as corridas em anel externo realizadas em Curitiba e Goiânia, um formato que favorece as constantes trocas de posição.
Mas são as corridas de recuperação que estão fazendo a diferença. Por isso, os líderes do campeonato não aparecem tão bem nesse ranking – justamente pela regularidade de conseguirem largar e se manter sempre entre os primeiros.
Gabriel Casagrande, líder da tabela e também destaque entre os pilotos mais jovens, está apenas no 15º lugar, com (nada desprezíveis) 182 ultrapassagens. O vice-líder Daniel Serra está em 11º (202).
Entre os com chances reais de título, Ricardo Zonta, sexto colocado na pontuação, é o que aparece melhor no ranking de ultrapassagens: o ex-piloto de Fórmula 1 é o quinto colocado, com 228 posições ganhas.
Confira abaixo os quinze melhores colocados no ranking e a programação da Stock Car no Velocitta, onde a categoria disputa no próximo domingo a décima etapa:
Ranking de ultrapassagens após 9 etapas:
1º - Gaetano Di Mauro, 271
2º - Denis Navarro, 267
3º - Guilherme Salas, 246
4º - Pedro Cardoso, 235
5º - Ricardo Zonta, 228
6º - Rafael Suzuki, 215
7º - Lucas Foresti, 210
8º - Átila Abreu, 209
9º - Felipe Massa, 207
10º - Julio Campos, 205
11º - Daniel Serra, 202
12º - Tuca Antoniazzi, 193
13º - Cacá Bueno, 191
14º - Guga Lima, 187
15º - Gabriel Casagrande, 182
Programação da 10ª etapa, Velocitta
Sábado, 23 de outubro
8h20 - 8h30 - Stock Car – shakedown
10h00 - 11h05 - Stock Car - treino livre 1
12h30 - 13h35 - Stock Car - treino livre 2
15h00 - 15h45 - Stock Car – classificação
Domingo, 24 de outubro
13h10 - Stock Car - corrida 1 (30min + 1 volta)
13h48 - Stock Car - corrida 2 (30min + 1 volta)
F1: Entenda como CALENDÁRIO de 2022 se tornou o mais INSANO e DESAFIADOR para equipes e pilotos
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #138 – Red Bull não sabe o que fazer contra Mercedes após GP da Turquia?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.