Stock Car: o que os candidatos ao título precisam para levantar a taça
Líder do campeonato, Daniel Serra precisa apenas de um quinto lugar; veja a matemática de cada concorrente
Neste fim de semana, em Interlagos, ocorre a decisão da temporada 2019 da Stock Car. Atual bicampeão e líder deste ano, Daniel Serra é o favorito ao tri com a Eurofarma, mas enfrenta a forte concorrência de Thiago Camilo, da Ipiranga, e do companheiro Ricardo Maurício.
Outro que ainda está na briga pelo troféu da categoria máxima do automobilismo brasileiro é Rubens Barrichello, da Full Time. Julio Campos, da Prati-Donaduzzi, e Felipe Fraga, da Cimed Racing, também estão no páreo.
Apesar do alto número de postulantes à taça de 2019, a 'matemática do título' é amplamente favorável a 'Serrinha', que precisa 'somente' terminar em quinto para comemorar o tri consecutivo e igualar o feito do pai Chico Serra, campeão entre 1999 e 2001. Veja todas as contas abaixo:
GALERIA: Candidatos ao título 'flertam' com o troféu da Stock Car 2019
As contas de Daniel
Caso termine em sexto, Serra só fica sem o tri se Camilo vencer. Para perder o título para Maurício, Serrinha 'teria' de terminar no máximo em 12° e 'Ricardinho' precisaria vencer. Em relação a Barrichello, Campos ou Fraga, Daniel só perde se ficar de 17º para baixo e um concorrente triunfar.
As contas de Thiago
O piloto da Ipiranga tem de vencer e Serra pode ficar no máximo em sexto. Se for segundo, Camilo leva se Daniel terminar de 10° para trás. Terminando em terceiro, Thiago é campeão se Serra for, no máximo, 14° e Maurício não vencer. Caso fique no quarto posto, Camilo fatura o caneco com Serrinha em 17° e Ricardinho sem vitória. Se for quinto, Thiago leva a melhor se Serra for 19° e se Ricardo terminar de terceiro para baixo.
As contas de Ricardo
Para ficar com o tri, Ricardinho pode vencer e ver Serra em 12º, com Camilo fechando o top-3. Ficando em segundo, Maurício é campeão com Daniel em 17º, Camilo em quinto e sem triunfo de Barrichello. Na última hipótese, com Ricardo em terceiro, Serrinha não poderia pontuar, Rubinho teria de ficar no máximo em terceiro e Campos e Fraga longo do alto do pódio.
GALERIA: Troféu da temporada 2019 da Stock Car
As contas de Rubinho
Caso vença, Rubens é campeão se Serra for no máximo 17° e Camilo terminar, na melhor das hipóteses, no quinto posto. Se for segundo, Barrichello ainda pode faturar o bi se Daniel não pontuar, Thiago ficar de sétimo para trás e Maurício não vencer.
As contas de Fraga
Em um eventual triunfo, Fraga é bicampeão se Daniel ficar de 17° para trás, com Camilo em quinto e Maurício no máximo em terceiro. Se for segundo, Felipe pode faturar caso Serra não pontue, Camilo fique de sétimo para trás e Ricardinho em quarto, na melhor das hipóteses.
As contas de Julio
Para faturar seu primeiro título na Stock Car, Campos precisa da mesma combinação de resultados de Fraga. A ver quem leva a melhor na prova de domingo, que promete movimentar o público em Interlagos.
Temporada histórica
O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.