Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Comentários

Stock muda pontuação e desvaloriza Corrida de Duplas

Com apenas seis pontos para o primeiro colocado e somente top-6 pontuando, categoria faz 17º em outras provas valer mais que triunfo

Largada
#18 Full Time Sports Chevrolet: Allam Khodair, Antonio Felix da Costa
Pódio: vencedores Ricardo Maurício, Nestor Girolami
Cacá Bueno e Daniel Serra
Carros que participaram do fim de semana de corridas em Interlagos enfileirados
Ação
#8 RZ Motorsport Chevrolet: Rafael Suzuki, Antonio Perez e #10 Shell Racing Chevrolet: Ricardo Zonta, Jacques Villeneuve
#1 Prati-Donaduzzi Peugeot: Antonio Pizzonia, Bruno Senna
Valdeno Brito, #77 Shell Racing Chevrolet
Diego Nunes
Marcos Gomes
#90 Eurofarma RC Chevrolet: Ricardo Maurício, Nestor Girolami
Max Wilson, #65 Eurofarma RC Chevrolet

A temporada 2016 da Stock Car começa na semana que vem naquela que promete ser a última corrida da história da categoria no Autódromo Internacional de Curitiba (PR). A pista, localizada em Pinhais, sediou até hoje nada menos que 52 provas da Stock Car em toda a sua história. Com este número, o circuito só está atrás de Interlagos em quantidade de corridas disputadas (126).

Para esta provável despedida, a Vicar – organizadora do campeonato – decidiu realizar a Corrida de Duplas, anteriormente disputada em Interlagos e em Goiânia, no circuito paranaense.

Uma boa homenagem à pista que tem tudo para sucumbir à pressão do negócio imobiliário na região? Quase.

Alardeada como uma das grandes novidades da categoria há três anos, a Corrida de Duplas foi uma bela sacada de marketing e já atraiu grandes nomes das pistas —basta lembrar, por exemplo, da junção Senna-Prost sob as cores da Prati-donaduzzi no ano passado em Goiânia.

Mesmo assim, a prova era disputada com pontuação bem baixa se comparada ao resto da temporada. Eram 12 pontos para o primeiro que decresciam até um ponto para o 12º lugar. Uma prova normal dava o dobro para o vencedor, 24, e tinha pontuação até o 20º lugar.

Neste ano, segundo regulamento divulgado hoje – a uma semana da abertura – a categoria desvalorizou de maneira cruel a Corrida de Duplas. Agora, apenas o top-6 pontua. Seis pontos para o primeiro até apenas um para o sexto. Ou seja, um 17º em uma corrida normal (Corrida 1 ou Corrida do Milhão) dará mais pontos do que uma vitória na Corrida de Duplas - sete. Vencedores de Corridas 1 e da Corrida do Milhão receberão 30 pontos. De Corrida 2, 15.

Falando sob condição de anonimato, alguns pilotos ficaram desapontados com o fato. 

“Se essa regra tivesse sido divulgada antes, acho que não sairia meu salário”, argumentou um convidado confirmado no grid. 

“É claro que, para o convidado, o que vale é lutar pela vitória levando o carro inteiro até o final para ajudar o companheiro que disputa a temporada. Na hora da corrida a gente não faz conta. Mas com poucos pontos em jogo acho que não motiva tanto os patrocinadores a investir como fizeram no passado.”

Outro fato que pode pesar para esvaziar a prova de despedida do Autódromo Internacional de Curitiba é a gestão dos pneus, conforme relato de um piloto regular da Stock Car. Ele lembra que o regulamento técnico de 2016 permite 80 jogos de pneus por carro, ou 20 jogos de slick zero, para as 12 etapas (contra 27 de 2015). Para a corrida de abertura da temporada, serão dois jogos novos. 

“A economia de pneus será ainda mais importante em 2016. Então como apenas seis carros pontuam na prova de duplas, e pouco, um convidado que venha em décimo lugar por exemplo ou mais pra trás provavelmente vai ajudar mais seu companheiro abandonando a prova e salvando o jogo de pneu para o resto do ano que se matando para terminar em sexto e levar só um ponto para casa”, observou o piloto da Stock Car.

Além da pontuação baixa, pilotos titulares e patrocinadores também se ressentem do fato de não haver previsão de transmissão da prova ao vivo pela TV Globo, o que naturalmente reduz a exposição de seus carros.

Procurada pelo Motorsport.com, a Vicar informou que maiores detalhes sobre a prova de duplas e o campeonato serão passados na segunda-feira por seu diretor geral, Maurício Slaviero, por uma entrevista pelo Periscope no Twitter.

Artigo anterior Veja como está o grid da Stock Car a uma semana da abertura
Próximo artigo Jornal: Conversa entre fiscais da Stock levanta suspeitas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros