Stock Series implanta teto de gastos de R$ 750 mil para 2023
Mais barata, mais potente, tecnicamente superior, categoria também oferece maior prêmio para aspirantes do automobilismo brasileiro
Custo, desenvolvimento técnico e oportunidades de ascensão na carreira. Essas são as metas que preocupam todos os jovens pilotos e gestores de carreira que buscam a profissionalização no automobilismo. No Brasil, esse desafio teve duas soluções distintas que com o objetivo específico de fazer surgir os próximos talentos que despontarão no esporte a motor.
Depois de lançar o BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA em 2022, que visa gerar talentos no universo dos carros do tipo Fórmula, a especialista em competições automobilísticas Vicar anunciou nesta quinta-feira (8) um pacote que para acelerar o aprendizado e a colocação de jovens aspirantes na Stock Car Pro Series – o principal campeonato da América do Sul.
A maior novidade é a implantação de um teto de gastos, a exemplo do que foi promovido pela FIA na Fórmula 1 recentemente e que está promovendo disputas mais próximas entre todas as equipes.
“No nosso caso, a ideia é também facilitar a entrada de novos pilotos na Stock Series, categoria cujos talentos conquistaram 13 dos últimos 18 títulos colocados em jogo na Stock Car Pro Series – incluindo o último deles, com Gabriel Casagrande”, diz Fernando Julianelli, CEO do Vicar, que também promove a Stock Car Pro Series.
“O valor de uma temporada fixado em R$ 750 mil é o menor em categorias brasileiras de Turismo que se propõem a descobrir e formar novos talentos. Além de termos uma premiação de R$ 700 mil, que é outro incentivo financeiro importante, nós não cobramos inscrição, como forma de ajudar os jovens pilotos".
"E quem está na Stock Series tem a vantagem exclusiva de conviver diretamente com as equipes da Stock Car Pro Series, que é o objetivo de carreira da maior parte deles atualmente. Só isso já abre muitas portas. É uma grande oportunidade”, conclui.
Vantagem decisiva
Além de relacionamento, a convivência com as equipes da categoria principal oferece aos jovens talentos também oportunidades de aprendizado técnico, uma necessidade turbinada por outra vantagem decisiva oferecida pela Stock Series: o triplo de pneus novos para uso ao longo do ano se comparada com categorias similares.
“O piloto aprende detalhes vitais usando pneus novos: é assim que ele vai para a pista para a corrida ou para disputar uma pole”, explica Julianelli. “Pneus usados têm um rendimento inferior e por isso impedem que o piloto explore tanto o seu potencial quanto o do próprio carro".
"Não é à toa que desde o kart um grande foco do aprendizado se dá usando pneus novos. Por isso, oferecemos o triplo de outras categorias, mesmo que financeiramente não nos favoreça. A meta aqui é bem clara: gerar talentos”, completa o executivo.
Mais barata, mais potente, tecnicamente superior, a categoria-escola da Vicar também foi desenhada com outras características que a aproximam da Stock Car Pro Series: potência de sobra e o uso do fan push, que também faz parte do regulamento da Stock principal.
“Nossos motores são V8 de 340cv que recebem mais 40cv quando acionado o push. Esta é uma experiência importante para quem busca se preparar para disputar corridas contra nomes como Rubens Barrichello, Daniel Serra, Gabriel Casagrande e Matias Rossi – só para citar os quatro que disputam o título na final deste ano”, finaliza o CEO da Vicar.
Stock Series 2023
Pacote da categoria técnica e financeiramente mais vantajosa do país
Corridas: 18
Status: Campeonato Brasileiro Motor: V8 de 340cv Push: 40cv extras Pneus/ano: 48 unidades Equipes: dedicada ao piloto Taxa de inscrição: subsidiada pela organização Premiação: R$ 700 mil Teto de gastos: R$ 750 milBinotto na Audi? Saiba de novo rumor na F1
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #207 – ‘Era Verstappen’ tem prazo de validade na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.