Últimas notícias

Temporada 2012: quem é quem no grid da Copa Caixa Stock Car

Conheça os carros e pilotos que estarão presentes na pista quando a luz verde for acionada neste domingo em Interlagos

Vai começar o principal campeonato de turismo do automobilismo brasileiro. A 24ª edição da Copa Caixa Stock Car tem início em Interlagos (SP) neste domingo, mantendo a mesma tradição dos anos anteriores: a imprevisibilidade.

Por conta da mudança das regras, fica impossível saber quem será o melhor até a bandeirada final, mas é possível organizar a ordem de forças, de acordo com o retrospecto recente e o que foi visto nos testes. Confira quem é quem neste guia exclusivo feito pelo TotalRace.

 

Leia mais:

- Cacá Bueno analisa mudanças no regulamento

Pilotos explicam pistas do calendário 2012 da Copa Caixa Stock Car

Eurofarma RC

#65 - Max Wilson (38 anos, 3 vitórias, 1 pole, 1 título)

#90 - Ricardo Maurício (32 anos, 9 vitórias, 9 poles, 1 título)

Em time que está ganhando não se mexe. Por isso, pela terceira temporada consecutiva, a equipe de Rosinei Campos mantém a mesma estrutura que rendeu o título de pilotos em 2010 e o de equipes em 2011. No que diz respeito à dupla de pilotos, Ricardo Mauricio e Max já entram como candidatos ao título.

 

Red Bull Racing

#0 - Cacá Bueno (35 anos, 26 vitórias, 24 poles, 4 títulos)

#29 - Daniel Serra (27 anos, 2 vitórias, 2 poles)

Assim como a Eurofarma, é eterna favorita ao título, por conta de dois "ingredientes" essenciais: Andreas Mattheis e Cacá Bueno, os melhores disparados em suas funções. Se Daniel Serra conseguir uma maior constância em termos de resultados, a Red Bull será uma equipe difícil de bater.

 

Ipiranga/Credipar RCM Motorsport

#21 - Thiago Camilo (27 anos, 11 vitórias, 10 poles)

#63 - Lico Kaesemodel (27 anos)

A equipe satélite da Eurofarma é tão boa quanto a principal. Prova disso foi o desempenho arrasador de Thiago Camilo antes do velho amigo azar entrar em cena. Mas, ao contrário da irmã, a RCM só pode pensar em título com Camilo, pois Lico Kaesemodel ainda sofre com uma inconstância de resultados.

 

Itaipava Boettger

#14 - Luciano Burti (36 anos, 2 vitórias, 3 poles)

#35 - David Muffato (40 anos, 4 vitórias, 2 poles, 1 título)

Dez anos atrás, o time de Ereneu Boettger era o principal do cenário. Agora, ocupa o segundo grupo da ordem de forças do grid. Nos dois últimos anos, vem conseguindo alguns lampejos com duas vitórias de Luciano Burti e algumas boas atuações de David Muffato, mas precisa queimar mais chão se quiserem disputar o título.

 

Officer ProGP

#6 - Vítor Meira (35 anos, estreante)

#23 - Duda Pamplona (33 anos, 1 vitória, 5 poles)

Depois de anos militando e se estruturando, a Officer pode ser o grande nome da temporada. Com a chegada (e a velocidade comprovada nos treinos) de Vitor Meira, aliada à pilotagem e constância de Duda Pamplona, a Officer é uma grande candidata à vitórias nesta temporada. Quiçá até ao título.

 

Shell A.Mattheis

#7 - Alceu Feldmann (38 anos, 1 vitória)

#77 - Valdeno Brito (37 anos, 3 vitórias, 4 poles)

Reestruturação total na segunda equipe de Andreas Mattheis: sai Popó Bueno e a Comprafacil, entram Valdeno Brito e a Shell. O paraibano volta ao time de sua maior glória (a Corrida do Milhão de 2008) sabe o caminho das pedras e está bem mais maduro que na passagem anterior, enquanto Alceu Feldmann se sente totalmente confortável no time e pode surpreender com sorte, como em Santa Cruz. Desta forma, o time tem tudo para crescer e obter melhores resultados, mesmo com a saída do engenheiro Thiago Meneghel.

 

Medley Full Time

#80 - Marcos Gomes (27 anos, 4 vitórias, 5 poles)

#99 - Xandinho Negrão (26 anos)

A equipe de Maurício Ferreira sempre foi uma potência por onde passou, mas vem demorando para se estabelecer como força na Stock Car. De longe, possui uma das melhores estruturas e seus boxes são os mais impecáveis. Além disso, possui Marcos Gomes, um dos melhores da nova geração. É o caso de conseguir juntar todas as peças que brigará pelo título. Já Xandinho Negrão precisa ter mais constância de resultados.

 

Ser Glass/Neoquímica Vogel

#5 - Denis Navarro (24 anos)

#18 - Allam Khodair (29 anos, 4 vitórias, 4 poles)

A equipe de Mauro Vogel é outra grande candidata a crescer nesta temporada. Já entrosada com Allam Khodair, um favorito eterno a vitórias e título, mas que ainda precisa contar mais com a sorte, o time ganhou o reforço de Denis Navarro, que mostrou uma velocidade surpreendente nos testes e, agora já adaptado, pode ser uma das surpresas da temporada.

 

Mobil Super Pioneer AMG

#11 - Nonô Figueiredo (39 anos, 4 vitórias)

#51 - Átila Abreu (23 anos, 3 vitórias, 2 poles)

O time do sempre sorridente Edvaldo "Alemão" Zaghetti e de Alex Gesell ganhou um grande reforço com a chegada de Thiago Meneghel. Mas, ao mesmo tempo, perdeu o chefe de equipe Maurício Matos, sócio do time desde sua criação, em 2004. Na parte de pilotos, voltará a ter dois carros efetivos no grid com a chegada de Nonô Figueiredo. Nos treinos, mostrou velocidade e tem tudo para entrar no grupo de Eurofarma RC e Red Bull, caso Átila Abreu consiga controlar o ímpeto que, às vezes, é seu maior inimigo.

 

BMC Full Time

#25 - Tuka Rocha (28 anos)

#28 - Galid Osman (26 anos, estreante)

O segundo time de Maurício Ferreira teve uma temporada sofrível em 2011 e venceu em Brasília graças a uma combinação de sorte, estratégia e uma grande atuação de Valdeno Brito. Sem pilotos experientes (Tuka Rocha está em seu segundo ano), pode ter outro ano difícil, mas, certamente, tem em Galid Osman um forte candidato a estreante do ano.

 

Hot Car

#16 - Diego Nunes (25 anos, 1 vitória)

#37 - Eduardo Leite (23 anos)

O time de Amadeu Rodrigues, apesar da tradição e do nome de seu dono, ainda não mostrou a que veio, ao contrário de sua divisão na Copa Montana, que sempre é favorita. A chegada de Diego Nunes ao lado de Eduardo Leite forma uma dupla de pilotos jovens e com capacidade para crescimento, o que pode ser um ponto bastante positivo e render até um pódio.

 

Línea Sucralose Gramacho RZ

#10 - Ricardo Zonta (35 anos, 1 pole)

#74 - Popó Bueno (32 anos, 1 pole)

Que Ricardo Zonta possui um talento natural de vencedor isso é inegável. A chegada de Jorge Salmini (ex-Boettger) é uma prova de que o time está investindo para vencer. O novo recruta Popó Bueno, com toda a bagagem adquirida na A.Mattheis, também vem só a agregar.

 

Carlos Alves Competições

#4 - Julio Campos (29 anos)

#22 - Rodrigo Navarro (34 anos)

O time do ex-piloto fez uso da vaga que já tinha garantida e comprou a estrutura completa da Scuderia 111 para fazer sua estreia na Copa Caixa, além de trazer o engenheiro Guilherme Ferro da RZ. Como toda equipe nova, precisará trabalhar bastante neste primeiro ano e lidar com os exorbitantes custos em seu orçamento limitado. A chegada de Julio Campos pode ajudar o time a crescer.

 

Comprafacil JF

#1 - Antonio Pizzonia (30 anos)

#88 - Pedro Boesel (28 anos, estreante)

Depois de um ano difícil em 2011, o time de Jorge de Freitas pode ter motivos para sorrir neste ano. Para começar, a chegada de Maurício Matos com toda sua experiência dos tempos de AMG e a contratação de Antonio Pizzonia, que, quando está inspirado, dá show. Já Pedro Boesel tem bastante o que aprender e se conquistar pontos já será considerado uma vitória.

 

Prati-Donaduzzi Mico's

#19 - Rodrigo Sperafico (31 anos, 2 vitórias, 4 poles)

#20 - Ricardo Sperafico (31 anos)

Alvo de polêmicas já há alguns anos na Copa Caixa Stock Car, o time da dupla Pablo e Mico está de volta à categoria com os irmãos Ricardo e Rodrigo Sperafico. Pode surpreender tanto positivamente quanto negativamente. A conferir.

 

Bassani Racing

#9 - Giuliano Losacco (35 anos, 8 vitórias, 2 títulos)

A definir

É a grande incógnita da temporada. Não testou e anunciou na quarta-feira o nome de Giuliano Losacco. Ainda resta uma vaga livre e a esperança de Eduardo Bassani é usar a experiência do bicampeão para repetir a vitória do fim de 2010 em Curitiba.

 

In this article
Bruno Vicaria
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Realista, Boesel busca aprender nas primeiras quatro provas
Próximo artigo Stock Car: de volta à A.Mattheis, Valdeno foca novas glórias

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros