Recomendado para você

MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4

MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Rossi visita Yamaha em Misano e 'experimenta' nova V4
Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1

Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Piastri x Norris: matemática para decisão do título de 2025 da F1
F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel

F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Em meio a situação difícil na Ferrari, Hamilton planeja conversa com Vettel
Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1

Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Ressurgimento da Red Bull, novela da McLaren: No que ficar de olho no GP do Azerbaijão de F1
F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda

F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda

Fórmula 1
F1: Estratégias de pneus no pitlane estão redefinindo lutas na classificação; entenda
F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac

F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Pérez tentou 'cravar' vaga na Alpine antes de aceitar acordo com Cadillac
MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações

MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Ducati promete "recompensar" Álex Márquez com atualizações
Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer

Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer

Geral
Promessa do automobilismo britânico causa comoção nas redes sociais por diagnóstico de câncer

Primeiro campeão brasileiro, nove circuitos e 50 pilotos: a temporada de 2024 do TCR South America

Categoria segue processo de crescimento e consolidação no cenário sul-americano e mundial

Pedro Cardoso

O encerramento da temporada 2024 do TCR South America Banco BRB demonstrou a ampla aceitação em nível regional do maior campeonato de turismo do mundo. Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, México e Panamá estiveram presentes nas diversas etapas da categoria sul-americana. Com a inclusão das etapas em conjunto com o Kumho FIA TCR World Tour, a lista de países participantes se expandiu para doze, incluindo Hungria, Suécia, França, China, Itália e Sérvia.

Pedro Cardoso sagrou-se campeão da temporada 2024 do TCR South America Banco BRB. Nos quatro anos de história da categoria, já são três nacionalidades diferentes a conquistar o título, com a Espanha (Pepe Oriola) e a Argentina (Fabricio Pezzini e Ignacio Montenegro) também tendo seus representantes no topo do pódio. O brasileiro foi o mais regular da temporada, somando 466 pontos e superando o uruguaio Juan Manuel Casella por 38 pontos.

Leia também:

Ao longo da temporada, 50 pilotos diferentes participaram das 19 corridas. Além da forte presença de brasileiros, uruguaios e argentinos, o campeonato contou com a participação do espanhol Enric Bordas, campeão de 2023 do TCR Spain; do panamenho Luis Ramirez e do mexicano Jake Cosío. Além disso, dois ex-pilotos de Fórmula 1, o brasileiro Nelsinho Piquet e o argentino Norberto Fontana, também marcaram presença.

Em relação às marcas, o campeonato de 2024 contou com cinco fabricantes diferentes no grid do TCR South America Banco BRB: Peugeot, Honda, Toyota, Lynk &Co e Cupra. A categoria recebeu modelos de nova geração, como o Civic Type R FL5 de Casella e o Cupra Leon VZ de Raphael Reis.

A equipe PMO Racing foi a mais destacada do ano, conquistando o campeonato e diversas vitórias com Cardoso, Leonel Pernía e Rafael Suzuki. Com quatro Peugeot 308 TCR na pista, a equipe argentina somou 954 pontos, deixando em segundo lugar os Honda Civic Type R da Squadra Martino.

Na Copa Trophy, Enrique Maglione foi o grande campeão. Após o domínio brasileiro com Adalberto Baptista (2021) e Fabio Casagrande (2022 e 2023), o uruguaio triunfou com seu Honda Civic Type R.

Interlagos (duas vezes), Velocitta, Cascavel, El Pinar, Mercedes, Villicum, Termas de Rio Hondo, Buenos Aires e Rosario foram os circuitos que receberam as etapas da temporada. Seguindo o objetivo inicial do TCR South America Banco BRB, a categoria visitou os melhores autódromos da região.

O quarto ano da categoria sul-americana chegou ao fim com um crescimento significativo. Para a próxima temporada, diversas novidades serão anunciadas nos próximos três meses, antes do início da primeira etapa de 2025.

REGI LEME ABRE O CORAÇÃO: relação com SENNA, PIQUET e GALVÃO, Singapura-2008, CARREIRA e muito mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

REGI LEME ABRE O CORAÇÃO: relação com SENNA, PIQUET e GALVÃO, Singapura-2008, CARREIRA e muito mais

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior TCR South America: Honda Motor da Argentina e Squadra Martino confirmam Piquet e Cravero para 2025
Próximo artigo Os campeões e os números do TCR ao redor do mundo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros