TCR World Final: Definido o formato da final que decidirá o campeão mundial

Disputa deve acontecer no começo de 2024, juntando pilotos do TCR World Tour e de campeonatos de TCR ao redor do mundo

TCR South America e TCR World Tour

O TCR World Final está cada vez mais próximo e começam a ser confirmados alguns detalhes do fim de semana que irá determinar o campeão mundial de carros de turismo da FIA (Federação Internacional do Automóvel).

Aqui está um relatório detalhado sobre os critérios e os formatos que o TCR WORLD FINAL terá:

Leia também:

1) CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

Os quinze (15) melhores pilotos na classificação de pilotos do KUMHO TCR WORLD TOUR após a nona etapa que será realizada em Macau se classificarão diretamente para a classificação e a corrida final do TCR WORLD FINAL.

Para as corridas de play-off, os seguintes critérios de inscrição serão utilizados:

Lista de prioridades 1: Os 45 melhores pilotos do TCR WORLD RANKING de acordo com a classificação publicada em 4 de outubro de 2023, excluindo os pilotos que estejam entre os quinze primeiros na classificação de pilotos do KUMHO TCR WORLD TOUR.

Lista de prioridades 2: Qualquer piloto classificado entre a posição 46 e 65 no TCR WORLD RANKING, publicado em 4 de outubro, excluindo qualquer um dos 15 melhores pilotos do KUMHO TCR WORLD TOUR.

Lista de prioridades 3: Serão selecionados 30 pilotos "Joker" por um comitê composto por representantes da WSC e fabricantes de carros TCR. Esses convites especiais (Wild Cards) devem estar classificados dentro do TCR WORLD RANKING.

Os pilotos das Prioridades 1 e 2 devem confirmar sua participação na TCR WORLD FINAL antes de 31 de outubro de 2023. A participação dos pilotos Wild Card é confirmada no momento em que são selecionados pelo comitê.

A lista final de inscritos será composta seguindo as prioridades indicadas, sendo que os pilotos das Listas de Prioridades 2 e 3 ocuparão as vagas deixadas disponíveis por aqueles pilotos que não tenham confirmado sua participação.

2) FORMATO DO EVENTO:

A final do TCR World Ranking acontecerá ao longo de três dias, com a participação dos 15 primeiros pilotos na classificação final do TCR WORLD TOUR e dos 45 pilotos das listas de prioridades 1, 2 e 3 que se classificaram através do TCR WORLD RANKING..

Todos os inscritos que não se classificaram para o evento pelo TCR WORLD TOUR participarão das corridas de play-off no segundo dia. Os 45 pilotos do TCR WORLD RANKING serão divididos por sorteio em três grupos de 15: A, B e C. O sorteio será realizado antes do evento, com transmissão ao vivo nas redes sociais do TCR.

Dia 1

Haverá uma sessão de treinos livres para os 15 pilotos que se classificaram através do TCR WORLD TOUR. Em seguida, haverá sessões de treinos livres e classificação para os 45 pilotos restantes.

Treinos livres Grupo A (30 minutos)

Treinos livres Grupo B (30 minutos)

Treinos livres Grupo C (30 minutos)

Treinos livres 1 do TCR WORLD TOUR (30 minutos)

Classificação Grupo A (20 minutos)

Classificação Grupo B (20 minutos)

Classificação Grupo C (20 minutos)

Dia 2

Haverá duas sessões de treinos livres e uma sessão de classificação para os 15 pilotos que se classificaram através do TCR WORLD TOUR.

Haverá três corridas de play-off entre os grupos; cada corrida terá a duração de 20 minutos + 1 volta. Dois grupos competirão em cada corrida, criando uma competição de até 30 carros.

O grid de largada de cada corrida de play-off será determinado com base nos tempos de classificação de cada grupo. O carro mais rápido dos dois grupos largará da pole position, e o piloto mais rápido do grupo seguinte partirá da segunda posição.

O grid continuará a ser alternado nesse padrão, e cada grupo formará efetivamente uma linha em cada lado. Haverá pelo menos um intervalo de três horas entre cada corrida. Se houver uma mudança nas condições climáticas entre o Dia 1 e o Dia 2, haverá uma sessão adicional de aquecimento de 15 minutos na manhã do Dia 2.

Corrida 1 do play-off, Grupo A vs Grupo B (20 minutos + 1 volta)

Treinos livres 2 do TCR WORLD TOUR (30 minutos)

Corrida 2 do play-off, Grupo B vs Grupo C (20 minutos + 1 volta)

Treinos livres 3 do TCR WORLD TOUR (30 minutos)

Corrida 3 do play-off, Grupo C vs Grupo A (20 minutos + 1 volta)

Classificação TCR WORLD TOUR (30 minutos)

Os quinze melhores pilotos na classificação do play-off após as três corridas, de acordo com a seguinte escala de pontos, avançarão para a final.

Pontos de classificação: 1º 3 pontos; 2º 2 pontos; 3º 1 ponto

Pontos de corrida: 1º 25 pontos; 2º 21 pontos; 3º 18 pontos; 4º 15 pontos; 5º 13 pontos; 6º 11 pontos; 7º 9 pontos; 8º 8 pontos; 9º 7 pontos; 10º 6 pontos; 11º 5 pontos; 12º 4 pontos; 13º 3 pontos; 14º 2 pontos; 15º 1 ponto.

Volta mais rápida: 1 ponto

Não serão atribuídos pontos pela posição final se o piloto não estiver classificado no resultado da corrida.

Em caso de empate, os seguintes critérios serão utilizados para determinar a ordem:

Melhor resultado de corrida

Melhor resultado de classificação

Volta mais rápida nas corridas.

Dia 3

Todas as corridas finais serão realizadas no terceiro dia. Se as condições climáticas mudarem entre o Dia 2 e o Dia 3, haverá uma sessão adicional de 15 minutos pela manhã do Dia 3.

Haverá três corridas:

Corrida Classificatória (20 minutos + 1 volta)

O grid será definido com base nos resultados da sessão de classificação dos pilotos que se classificaram através do TCR WORLD TOUR e nos resultados das três corridas de play-off. A linha de largada com a pole position será formada pelos pilotos que se classificaram através do TCR WORLD TOUR, de acordo com os resultados da classificação.

A outra linha será formada pelos pilotos que se classificaram através do play-off, de acordo com os pontos obtidos nas corridas de play-off.

Corrida de Repescagem (15 minutos + 1 volta)

Esta é reservada para os 30 competidores eliminados dos playoffs. Os quatro primeiros pilotos serão admitidos na Corrida Final. O grid será definido com base nos pontos obtidos nas eliminatórias, utilizando critérios de desempate no caso de pilotos obterem a mesma pontuação ou nenhum ponto.

Corrida Final (30 minutos + 1 volta)

O grid será definido com base nos resultados da corrida classificatória e os quatro primeiros pilotos classificados da repescagem ocuparão as posições de 31 a 34.

3) NÚMEROS DOS CARROS

Cada piloto irá competir com o número de sua posição no TCR World Ranking publicado no dia 10 de janeiro.

4) ENTREGA DE PNEUS

- 12 pneus novos para cada um dos 45 pilotos classificados para os Play-offs.

- 14 pneus novos atribuídos a cada um dos 15 pilotos que se classificaram através do TCR WORLD TOUR.

- 6 pneus adicionais para cada um dos 15 pilotos que se classificaram para a final através dos Play-offs.

- 2 pneus adicionais para cada um dos 30 competidores da Corrida de Repescagem.

- 2 pneus adicionais para cada um dos 4 pilotos que se classificaram para as corridas finais através da Corrida de Repescagem.

5) TÍTULOS

Serão concedidos três títulos no TCR WORLD FINAL:

Campeão de Pilotos: ao vencedor da Corrida Final.

Campeão de Equipes: ao participante do carro vencedor da corrida final.

Campeão de Construtores: será concedido com base nos pontos obtidos pelos seis primeiros carros de cada fabricante; todos os outros carros do mesmo fabricante serão considerados transparentes.

Após a corrida final, será realizada uma Cerimônia de Pódio para os três primeiros pilotos classificados, bem como representantes da equipe e do fabricante vencedores.

Na noite do terceiro dia, ocorrerá uma cerimônia de entrega de prêmios.

6) PRÊMIOS

O valor de 500.000 euros em pneus para a temporada de 2024 será dividido igualmente entre os quinze pilotos que se classificaram para a final através das corridas de play-off.

A apenas alguns dias de encerrar a classificação pelo TCR WORLD RANKING, os pilotos do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB que estariam se classificando através deste formato são: Ignacio Montenegro (22º), Bernardo Llaver (24º), Juan Manuel Casella (27º), Raphael Reis (33º), Fabricio Pezzini (35º), Juan Ángel Rosso (37º) e Esteban Guerrieri (41º). Além disso, Manuel Sapag (64º) estaria inscrito na ordem de prioridades 2.

Outro dado importante é que, após a passagem do TCR WORLD TOUR pela América do Sul, os argentinos Llaver, Guerrieri e Rosso estariam se classificando diretamente para a corrida final (sem passar pelos play-offs) porque estão nas posições 13ª, 14ª e 15ª na classificação geral do TCR WORLD TOUR, respectivamente.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte também do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
TCR South America
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Confira a classificação do TCR South America e do TCR Brasil após a etapa do Velopark
Próximo artigo Velocitta recebe a primeira sessão de testes coletivos para novatos do TCR South America, visando 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros