Análise

Como fica o funcionamento do programa de automobilismo de uma montadora como a Porsche durante a quarentena?

Como uma grande fábrica como a Porsche lida com a quarentena do Covid? Saiba como que fica o programa de automobilismo da montadora nessa fase

#91 Porsche GT Team Porsche 911 RSR: Richard Lietz, Gianmaria Bruni

Foto de: JEP / Motorsport Images

A pandemia global do Covid-19 mexeu com a vida pública na grande maioria dos países ao redor do mundo, com boa parte da Europa em quarentena nesse momento.

A Alemanha, que tem atualmente mais de 85 mil casos confirmados do coronavírus, mas uma taxa de fatalidades muito menor que os países ao redor devido ao grande número de testes, também estendeu seu isolamento nacional até pelo menos 19 de abril.

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Com todas as categorias do esporte a motor baseadas na Europa paralisadas e todos os eventos no continente cancelados pelos próximos dois meses, pelo menos, equipes e montadoras estão precisando se adaptar para lidar com uma situação inédita.

Como explica o diretor da fábrica de automobilismo da Porsche, Pascal Zurlinden, a base de Weissach continua aberta para um pequeno grupo de funcionários, enquanto a maioria dos membros da equipe foram transferidos para home office.

"Em Weissach, há mais ou menos 50 pessoas. A maioria deles pode trabalhar de casa", explicou Zurlinden. "Isso vale para quase todos os engenheiros. Claro, foi uma grande mudança passar para home office. Foi um desafio para toda a Porsche AG, não apenas a Porsche Motorsport, mudar tudo para redes virtuais e privadas. Não é fácil quando todos estão trabalhando com conexões remotas".

"Você aprende muito, aprende como usar os sistemas de TI, algo que normalmente não fazemos. Isso não mudará as coisas na Porsche, mas no trabalho ao redor do mundo em geral".

Thomas Preining, Rookie Test Driver for Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric

Thomas Preining, Rookie Test Driver for Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric

Photo by: Alastair Staley / Motorsport Images

A Porsche está se esforçando para conseguir manter o desenvolvimento de seus programas de GT e da Fórmula E. No ano passado, a Porsche estreou o novo 911 RSR-19 na classe GTE Pro do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), com o carro indo para o IMSA meses depois. A montadora alemã também fez sua estreia na F-E como uma equipe de fábrica.

Assim, mesmo sem as corridas, a montadora não está sem coisas para fazer.

"Nas equipes de fábrica, sempre tem trabalho", continuou Zurlinden. "Na Fórmula E, somos novatos, nós continuamos o desenvolvimento para a sétima temporada. Claro que não podemos testar, mas as simulações nos permitem fazer muito trabalho de desenvolvimento".

"Isso também se aplica ao RSR-19, que está em uso desde o verão [europeu] passado. Usamos essa pausa para analisar intensivamente os dados ao invés de aprender na pista".

"Em cada departamento, há pessoas totalmente comprometidas. Todo o desenvolvimento - seja de veículos de rua ou de corrida - continua. Não há pausa em desenvolvimento".

Assim como outras empresas, a Porsche precisou tomar várias medidas para manter seus funcionários, mas está tentando evitar redundâncias nas próximas semanas e meses. Zurlinden não espera nenhuma mudanças em seus programas já existentes.

"No momento, não há cortes definitivos no programa de automobilismo", ele disse. "Há tensões, mas nenhum corte. Demissões não é o nosso objetivo. No final, somos uma família e temos que permanecer juntos. Mas para manter nosso orçamento sob controle e mesmo quando as pessoas tem pouco para fazer - isso acontece nas equipes independentes, mas também nas de fábrica - estamos usando a ajuda fornecida pelo Estado e estamos optando por reduzir os turnos".

#92 Porsche GT Team Porsche 911 RSR: Michael Christensen, Kevin Estre

#92 Porsche GT Team Porsche 911 RSR: Michael Christensen, Kevin Estre

Photo by: JEP / Motorsport Images

Sem um final visível para a atual crise, os planos de retomar as corridas ainda esse ano são otimistas. As 24 Horas de Le Mans passou de sua data tradicional em junho para setembro, enquanto as 6 Horas de Spa foi adiada para agosto.

"Com as coisas desse jeito hoje, é quase impossível dizer quando que vamos começar de novo", disse Zurlinden. "Na Alemanha, a crise nos atingiu há apenas três semanas. Portanto, ainda não é possível prever os efeitos. Nós na Porsche Motorsport não estamos nem olhando para as mudanças nos calendários no momento".

Mas Zurlinden apontou que, quando a pandemia estiver sob controle, a Porsche pode, teoricamente, estar pronta para correr em questão de semanas.

"Eu acho que quando as fronteiras estiverem abertas, quando o tráfego aéreo estiver funcionando novamente e um evento puder acontecer, acho que estaremos prontos para correr novamente em duas semanas", disse.

Enquanto uma gigante como a Porsche está pronta para surfar pela tempestade, o mesmo não pode ser dito para as mais de mil equipes clientes ao redor do mundo. Zurlinden disse que sua equipe está em contato com todas durante a crise: "Temos 1.234 clientes. Estamos em contato direto com todos para ver como que eles estão".

"A maioria delas começou a sentir o impacto há duas, três semanas. Um mês para algumas. Então é difícil de prever o que vai acontecer com eles".

Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos, Argentina, Espanha e França também foram suspensas, com adiamento. No momento, o GP da Itália é o primeiro da temporada.
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado. Poucos dias depois, o GP do Azerbaijão também foi adiado. No momento, o GP do Canadá está marcado para ser o primeiro da temporada, no meio de junho
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022. Mas, segundo Christian Horner, há um movimento para adiar em mais um ano, para 2023, em preparação ao impacto que o Covid-19 terá na economia mundial
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
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