Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Últimas notícias

Toyota cogita terceiro carro para Le Mans em 2017

Japoneses introduzem novos conceitos no carro da próxima temporada e descartam terceiro protótipo nas 24 Horas de Le Mans de 2016 devido aos custos do novo projeto; pilotos serão anunciados em fevereiro

Toyota Racing car detail
#2 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin, Mike Conway
#2 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima
#2 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin, Mike Conway
Toyota Racing car detail
#2 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid
#2 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima
#1 Toyota Racing Toyota TS040 Hybrid: Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima
Toyota Racing mechanics practice pitstop

Em 2016, a Toyota apresentará novas armas para a disputa do Mundial de Endurance. Vivendo uma temporada para esquecer após o título de 2014, os japoneses entrarão na pista com um novo protótipo, que terá a missão de bater os rivais na LMP1 - hoje Porsche e Audi, com a possível entrada da Nissan na temporada inteira.

Em entrevista ao Motorsport.com, o vice-presidente da Toyota, Rob Leupen, revelou que houve um aumento no orçamento para a próxima temporada devido ao desenvolvimento de um novo protótipo e à adição de mais uma etapa no calendário (no México). Isso, no entanto, não levará a equipe japonesa a colocar um terceiro carro nas 24 Horas de Le Mans em 2016 - talvez em 2017, segundo o dirgente.

"Não teremos um terceiro carro (em Le Mans) em 2016, pois introduziremos um conceito totalmente novo (no protótipo). Para 2017, entretanto, é uma possibilidade concreta."

"Teremos um aumento no orçamento, gerado pela entrada de mais uma corrida, o que gera pressão extra. Não queremos comprometer o montante destinado ao desenvolvimento do carro, mas uma prova a mais significa novas configurações aerodinâmicas e outras modificações, o que naturalmente se torna um grande problema para as equipes"

Não somente o chassi será novo, mas o motor e sistema híbrido também mudarão. O propulsor deixará de ser o V8 aspirado e ganhará um turbocompressor - a cilindrada e capacidade cúbica ainda não foram divulgadas.

No sistema híbrido, sai o capacitor e entram as baterias. Além disso, Leupen confirmou a mudança na classe de recuperação de energia: os japoneses migrarão de 6MJ para 8MJ no novo protótipo, que deve se chamar TS 050 HYBRID. Tanto o motor como o sistema híbrido já foram testados.

"No início de outubro, nosso novo motor foi colocado no dinamômetro, assim como o novo sistema híbrido que será contectado ao propulsor. Estamos felizes por estarmos nos preparando bem para 2016. Mudaremos de 6MJ para 8MJ na classe de recuperação de energia, o que acreditamos que será bom"

Teremos um chassi completamente novo para o próximo ano. Estamos trabalhando em todos os detalhes para reduzir o peso o máximo possível. É um trabalho duro, mas precisamos fazer isso se quisermos estar no mesmo nível de nossos rivais"

Pilotos para 2016 serão confirmados em fevereiro

Ainda não se sabe quem irá pilotar a nova geração de protótipos da Toyota. A lista completa de pilotos que representarão a fabricante japonesa na LMP1 será anunciada oficialmente em fevereiro de 2016, no Japão. Nos últimos meses, as especulações de que Alex Wurz deixará o time e será substituído por Kamui Kobayashi - piloto reserva da equipe - tem aumentado cada vez mais.

Leupen ressaltou que o piloto japonês está entre os candidatos a um lugar como piloto oficial, mas também falou sobre Sam Bird, que testa o atual protótipo da marca no Bahrein, no final deste mês.

"Anunciaremos nossos pilotos em fevereiro. Posso dizer que Kobayashi é uma de nossas primeiras opções. Ele tem estado conosco há algum tempo e nosso relacionamento é bom. Além disso, estamos felizes em dar a Sam Bird um teste em nosso carro. Só testaremos Sam no Bahrein, ele terá considerável tempo de pista e nós queremos que seja um momento bastante proveitoso para ele.", completou.

Artigo anterior Em novo 1-2, Porsche conquista título de construtores no WEC
Próximo artigo Alexander Wurz anuncia a aposentadoria das pistas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros