WEC: Toyota faz bonito em casa e sonha; Senna vence na LMP2
Prova teve final antecipado devido às más condições de tempo em Fuji
A mãe natureza resolveu participar dos últimos capítulos da temporada 2017 do World Endurance Championship (WEC). Neste domingo em Fuji a prova que seria de 6 horas acabou tendo seu fim antecipado, com pouco mais de quatro horas e meia, devido ao mau tempo e a falta de visibilidade, fazendo com que o resultado se tornasse oficial, mesmo com alguns pilotos não conseguindo participar.
Melhor para o Toyota #8 de Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson que estava na liderança quando a prova foi interrompida, sendo declarado o carro vencedor. O resultado mantém as esperanças vivas do trio, já que o Porsche #2 de Timo Bernhard, Brendon Hartley e Earl Bamber terminou na quarta posição. Para eles, bastava chegar à frente do rival da Toyota para selar o título da temporada, mas terão que esperar a prova de 6 horas de Xangai no próximo mês.
Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez completaram a festa japonesa no Toyota #7 com a segunda posição, enquanto que Andre Lotterer, Neel Jani e Nick Tandy completaram o pódio no Porsche #1.
Na LMP2 a vitória foi brasileira, com o carro de Bruno Senna, Nicolas Prost e Julien Canal, mesmo com o último não conseguindo participar. André Negrão, Nicolas Lapierre e Gustavo Menezes terminaram na segunda posição da classe. Nelsinho Piquet teve que abandonar, após toque.
Na LMGTE Pro James Calado e Alessandro Pier Guidi deram a vitória para a Ferrari, enquanto que Francesco Castellacci, Miguel Molina e Thomas Flohr fizeram o mesmo para a marca italiana na LMGTE Am.
O WEC volta no dia 5 de novembro, com as 6 Horas de Xangai, a penúltima etapa do campeonato.
Resultado
Cla | # | Pilotos | Carro | Class | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Pits | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | Anthony Davidson Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 113 | 4:24'50.950 | 2 | |||||
2 | 7 | Kamui Kobayashi Mike Conway Jose Maria Lopez |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 113 | 4:24'52.448 | 1.498 | 1.498 | 3 | |||
3 | 1 | Andre Lotterer Neel Jani Nick Tandy |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 113 | 4:24'53.222 | 2.272 | 0.774 | 3 | |||
4 | 2 | Timo Bernhard Brendon Hartley Earl Bamber |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 112 | 4:24'51.827 | 1 volta | 1 volta | 3 | |||
5 | 31 | Bruno Senna Julien Canal Nicolas Prost |
Oreca 07 | LMP2 | 110 | 4:24'54.321 | 3 voltas | 2 voltas | 3 | |||
6 | 36 | Nicolas Lapierre André Negrao Gustavo Menezes |
Alpine A470 | LMP2 | 110 | 4:24'55.710 | 3 voltas | 1.389 | 4 | |||
7 | 38 | Oliver Jarvis Ho-Pin Tung Thomas Laurent |
Oreca 07 | LMP2 | 110 | 4:24'56.491 | 3 voltas | 0.781 | 3 | |||
8 | 28 | François Perrodo Emmanuel Collard Matthieu Vaxivière |
Oreca 07 | LMP2 | 110 | 4:24'57.601 | 3 voltas | 1.110 | 4 | |||
9 | 24 | Jean-Eric Vergne Ben Hanley Matthew Rao |
Oreca 07 | LMP2 | 110 | 4:25'03.453 | 3 voltas | 5.852 | 4 | |||
10 | 26 | Roman Rusinov Pierre Thiriet James Rossiter |
Oreca 07 | LMP2 | 110 | 4:25'08.598 | 3 voltas | 5.145 | 3 | |||
11 | 51 | James Calado Alessandro Pier Guidi |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 109 | 4:24'58.636 | 4 voltas | 1 volta | 3 | |||
12 | 91 | Richard Lietz Frederic Makowiecki |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 109 | 4:24'59.604 | 4 voltas | 0.968 | 3 | |||
13 | 25 | Vitaly Petrov Simon Trummer Roberto Gonzalez |
Oreca 07 | LMP2 | 109 | 4:25'01.132 | 4 voltas | 1.528 | 3 | |||
14 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 109 | 4:25'02.085 | 4 voltas | 0.953 | 3 | |||
15 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 109 | 4:25'04.996 | 4 voltas | 2.911 | 2 | |||
16 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 109 | 4:25'10.401 | 4 voltas | 5.405 | 4 | |||
17 | 97 | Darren Turner Jonathan Adam |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 109 | 4:26'31.155 | 4 voltas | 1'20.754 | 3 | |||
18 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 108 | 4:26'29.965 | 5 voltas | 1 volta | 3 | |||
19 | 54 | Francesco Castellacci Miguel Molina Thomas Flohr |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 107 | 4:25'06.258 | 6 voltas | 1 volta | 3 | |||
20 | 61 | Matt Griffin Mok Weng Sun Keita Sawa |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 107 | 4:25'07.395 | 6 voltas | 1.137 | 3 | |||
21 | 77 | Christian Ried Matteo Cairoli Marvin Dienst |
Porsche 911 RSR (991) | LMGTE AM | 107 | 4:26'38.499 | 6 voltas | 1'31.104 | 3 | |||
22 | 86 | Mike Hedlund Ben Barker Nick Foster |
Porsche 911 RSR (991) | LMGTE AM | 106 | 4:26'53.963 | 7 voltas | 1 volta | 4 | |||
23 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 105 | 4:25'11.357 | 8 voltas | 1 volta | 5 | |||
24 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx |
Ford GT | LMGTE PRO | 96 | 4:25'09.645 | 17 voltas | 9 voltas | 4 | |||
25 | 13 | Nelson Piquet Jr. David Heinemeier Hansson Mathias Beche |
Oreca 07 | LMP2 | 85 | 3:30'30.462 | 28 voltas | 11 voltas | 2 | |||
26 | 37 | David Cheng Tristan Gommendy Alex Brundle |
Oreca 07 | LMP2 | 52 | 2:17'05.945 | 61 voltas | 33 voltas | 3 |
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