Entrevista
Dakar Dakar

Aos 76 anos, vovô do Dakar quer pilotar até os 100

Yosimasha Sugawara disputa seu 35º Dakar neste 2018 depois de estrear em 1983 e aos 76 ele é o concorrente mais velho da corrida. Seu objetivo é continuar até 100 anos

Yosimasha Sugawara, Hino Motors, el abuelo del Dakar (76 años)

O japonês Yosimasha Sugawara disputa seu 35º Dakar. Sua primeira participação foi em 1983, com uma moto Honda XLR 400. Já aos 41 anos, o nativo de Otaru não conseguiu completar a corrida, também não chegou ao fim na edição seguinte.

Apesar de todos seus anos viajando pela África e América do Sul, Segawara precisa de sua neta, uma jovem japonesa, para traduzir as perguntas do inglês para a língua. A troca de frases é complicada, entre risos, dúvidas e da sempre educada cordialidade.

"Meu primeiro Dakar foi difícil porque eu corri em uma moto. A navegação foi supercomplicada e estar sozinho, sem ninguém, foi uma experiência muito intensa. Eu não sabia como tudo funcionava", diz o piloto japonês. "Estou aqui porque a Hino Motors me disse que este seria meu 35º Dakar e é um ano importante. Então é por isso que queria estar aqui, competindo e carregando sua marca".

Depois de sua mudança para os carros, onde conseguiu seu melhor resultado (22º) na edição de 1991, a primeira vitória de Stephane Peterhansel com a Yamaha e a vitória de Vatanen com o Citroen.

Desde 1992, ele corre nos caminhões e conseguiu seis vezes ser vice-campeão na categoria. Suas façanhas estão no Livro dos Recordes como piloto que mais vezes completou o Dakar de forma consecutiva (20, de 1989 a 2009).

"Eu não me sinto velho, nem estou ciente de ter participado por tanto tempo no Dakar", disse o japonês ao Motorsport.com no parque de apoio de Pisco. "Estou muito satisfeito por ter estado nessas 35 edições. É uma grande conquista".

Foi 27º um ano atrás em Buenos Aires e nesta lendária 40ª edição do Dakar, ele quer melhorar essa posição com seu caminhão HINO 500, fabricado pelos japoneses da Hino Motors, fabricante japonesa de carros industriais e motores a diesel.

Sua primeira participação no caminhão foi no Paris-Cidade do Cabo de 1992 e os japoneses terminaram em 32º do geral, segundo de sua categoria.

Segawara, que se alimenta de arroz cozido, que goza de plena saúde e um sorriso atraente e treina em uma moto todas as semanas, deixa claro que continuará correndo por muitos anos, desde que ele possa pilotar mesmo nos deslocamentos "coisa que outros pilotos deixam para seus navegadores".

"O presidente da Hino Motors me disse que, até que não tenha 100 anos, não posso parar de correr", diz, entre risos, o vovô do Dakar.

Yoshimasa Sugawara, Hino Team Sugawara
Yoshimasa Sugawara, Hino Team Sugawara
#535 Hino: Yoshimasa Sugawara, Mitsugu Takahashi
#535 Hino: Yoshimasa Sugawara, Mitsugu Takahashi
#535 Hino: Yoshimasa Sugawara, Mitsugu Takahashi
#516 Hino: Teruhito Sugawara, Hiroyuki Sugiura
6
In this article
Sergio Lillo
Dakar
Yoshimasa Sugawara
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Quads: Kariakin bate Casale por apenas 43 segundos
Próximo artigo UTVs: Garrouste vence 4º estágio; Varela chega em 2º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros