Recomendado para você

Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas

Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Edu Guedes fala sobre retorno às pistas na Porsche Cup após diagnóstico de câncer no pâncreas
F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?

F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que os bueiros são um grande problema em Las Vegas?
F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"

F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Norris confiante para o GP de Las Vegas: "Carro está melhor do que no ano passado"
Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Gaidzinski / Maurício lideram TL1 da Sprint Challenge em Interlagos
F1: Red Bull admite "surpresa" com o tempo de Norris no TL2 de Las Vegas

F1: Red Bull admite "surpresa" com o tempo de Norris no TL2 de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Red Bull admite "surpresa" com o tempo de Norris no TL2 de Las Vegas
Porsche Cup Brasil confirma realização de etapa na preliminar das 24h de Le Mans em 2026

Porsche Cup Brasil confirma realização de etapa na preliminar das 24h de Le Mans em 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup Brasil confirma realização de etapa na preliminar das 24h de Le Mans em 2026
F1: Verstappen reclama de interrupções no TL2 e diminui expectativas em Las Vegas

F1: Verstappen reclama de interrupções no TL2 e diminui expectativas em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Verstappen reclama de interrupções no TL2 e diminui expectativas em Las Vegas
F1: Por que a Ferrari está confiante para Las Vegas apesar de polêmicas recentes

F1: Por que a Ferrari está confiante para Las Vegas apesar de polêmicas recentes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Ferrari está confiante para Las Vegas apesar de polêmicas recentes
Últimas notícias

Brasileiros Varela e Gugelmin partem para o Rally Dakar em busca do bicampeonato

Dupla foi campeã da maior competição de rali do mundo em 2018 e desponta entre as principais favoritas em 2020

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019

Mais destacada dupla do fora de estrada nacional, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin tentam uma nova e importante façanha a partir do próximo dia 5 de janeiro: o duo da equipe Monster Energy/Can-Am é um dos principais favoritos ao título do Rally Dakar 2020, maior prova do gênero do mundo, que terá 12 dias de disputas na Arábia Saudita, um território inédito.

Leia também:

Varela e Gugelmin conquistaram em outubro o tricampeonato da Copa do Mundo de Rally Cross-Country na categoria UTV (veículo especializado no fora-de-estrada) ao vencer a etapa final no Marrocos. Considerando a boa fase e o alto nível de desempenho que os brasileiros têm apresentado em todas as competições internacionais, a dupla da Monster Energy/Can-Am é apontada como um duo com potencial de dar ao Brasil mais um título no Dakar.

“Como desafio individual, o Dakar certamente é um dos pontos altos da temporada. E será especialmente difícil: além do trajeto longo e complicado, teremos lá todos os nossos principais rivais internacionais. Será uma excelente prévia para a Copa do Mundo 2020”, destaca Reinaldo Varela. “Então, é uma corrida que tem importância dupla para a nossa equipe. Uma vitória na Arábia Saudita nos daria não apenas o bicampeonato do Dakar, mas também representaria muito em termos de nível de performance na nossa preparação para o mundial, que começa já em fevereiro, no Qatar”, completou.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA

Photo by: Divulgacao

Brasileiros “gostam” das dunas

Com 7.856 km de percurso, sendo 5.097 de trechos cronometrados e 2.759 de deslocamentos, a corrida terá nada menos que 65% de seu percurso em piso de areia – o que é uma boa notícia para os brasileiros. “É um tipo de piso com o qual estamos acostumados. Várias provas do Mundial são realizadas em dunas. Então, estamos em casa”, define Gustavo Gugelmin.

“A areia exige uma técnica específica, mas ao mesmo tempo é muito traiçoeira. Algumas conformações de dunas te convidam a acelerar mais do que deveria e outras te levam para os ‘funis’, que é o encontro entre duas dunas, formando um piso de angulação perigosa. É muito comum se acidentar ali, até com consequências sérias para o carro e a tripulação. Então, a experiência conta muito nesse tipo de prova. E nós temos nos saído bem, como mostra nossa campanha no Mundial”, detalha o navegador da equipe Monster Energy/Can-Am, lembrando das vitórias no Marrocos, Qatar e Cazaquistão da campanha pelo título 2019.

No total, estão inscritos 351 veículos entre motos (147), carros (87), UTVs (47), caminhões (47) e quadriciclos (23), reunindo 557 competidores de 53 países diferentes. Entre a largada no dia 5 e a chegada no dia 17, os participantes terão um dia de folga, em 11 de janeiro, na cidade de Riad.

Esta é a primeira vez que o Dakar compete na Arábia Saudita. Anteriormente, a prova vinha sendo realizada na América do Sul, onde permaneceu por uma década.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Veja imagens de Varela e Gugelmin em ação no Marrocos:

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin comemoram título do Rally Cross Country da FIA
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, Can-Am Maverick X3 - FIA World Cup for Cross-Country Rallies 2019
21

Ouça nossa retrospectiva 2019

O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

Artigo anterior Progresso de Alonso surpreende Toyota
Próximo artigo Por medo de quedas, Márquez diz que nunca competirá no Dakar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros