Recomendado para você

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"
Conteúdo especial

20 anos: Relembre grande final e mundial de F1 de 1997

Decisão incrível envolvendo Michael Schumacher e Jacques Villeneuve coroou bela e inesquecível temporada

Michael Schumacher, Ferrari F310B turned into Jacques Villeneuve, Williams FW19 Renault at the Curva Dry Sack

Uma das finais mais memoráveis e polêmicas da história do automobilismo completa duas décadas nesta quinta (26). Há exatos 20 anos Jacques Villeneuve conquistava seu único título mundial na Fórmula 1 e o último da equipe Williams em um final bastante controverso.

Após correr sub judice no GP do Japão e complicar a vida de Michael Schumacher, o canadense foi vítima de uma das manobras mais sujas da carreira do alemão, que acertou seu carro durante a última corrida do ano, em Jerez de la Frontera, em uma tentativa de ultrapassagem do piloto da Williams.

Relembre detalhes da temporada:

A temporada de 1997 teve muitos atrativos. O primeiro deles ocorreu logo na primeira prova: a McLaren voltou a vencer pela primeira vez desde Senna em 1993 com o escocês David Coulthard e uma nova pintura prateada.
Mesmo com a vitória, a McLaren não foi páreo para Williams e Ferrari, que comandaram o mundial com Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.
Após saída da Jordan, Rubens Barrichello foi para a nova equipe Stewart em 1997. E, apesar de sofrer com a falta de confiabilidade do carro, conquistou o primeiro pódio do time no chuvoso GP de Mônaco, no 2º lugar.
A temporada também foi marcada pela entrada da Bridgestone, que forneceu pneus à Prost (destaque do início do ano), Stewart, Minardi e Arrows. Em seu penúltimo ano na F1, a Goodyear fornecia compostos para as principais equipes.
Por sinal, a modesta Arrows viveu ano incomum. Com grande atenção, já que tinha o campeão Damon Hill e o número 1 no seu carro, a equipe iniciou com um fiasco: Hill nem largou para a 1ª corrida do ano devido a um problema mecânico.
Mais adiante, depois de liderar a maior parte do GP da Hungria, Hill quase venceu. No entanto, um problema de acelerador o fez perder desempenho no final e Villeneuve o passou com menos de uma volta para a andeirada. O britânico foi 2º.
A temporada também marcou a última vitória de Gerhard Berger, na Alemanha. Em um momento desfavorável, após perder o pai em um acidente aéreo e vindo de uma cirurgia por uma sinusite que o tirou de 3 GPs...
O austríaco provou que era durão, e logo na volta cravou a pole position, a volta mais rápida e venceu o GP em Hockenheim. Foi a última vitória da Benetton na F1.
No meio disso, aconteceu a guerra entre Villeneuve e Schumacher. Os dois pilotos chegaram à última corrida com sete e cinco vitórias, respectivamente. Nos pontos, a vantagem era de Schumi, 78 a 77.
A final foi tensa. Na corrida anterior, Villeneuve teve seus pontos retirados após pela 3ª vez no ano não ter reduzido em bandeiras amarelas. A Williams conseguiu efeito suspensivo, e o canadense correu.
No entanto, sua conduta foi polêmica, atrapalhando e sendo agressivo com Schumacher no início da prova. Isso não deteve o alemão, que venceu. Quinto, Villeneuve teve os pontos retirados.
A classificação para a final não desapontou: Villeneuve, Schumacher e Frentzen cravaram exatamente o mesmo tempo: 1min21s072. A ordem no grid foi definida pela ordem cronológica das voltas.
Na largada, Schumacher pulou na frente e fez parecer que o tricampeonato poderia ser fácil. No entanto, após a segunda parada, Villeneuve passou a pressionar o alemão. Na volta 47, o piloto fez sua manobra no hairpin.
Schumacher não quis deixar o canadense passar e jogou seu carro propositalmente nele. Deu errado: o alemão saiu da pista e viu Villeneuve seguindo.
Com o título garantido enquanto estivesse pontuando, Villeneuve deixou as duas McLarens passarem (devido a um acordo prévio entre os times) e foi campeão em terceiro. Schumi foi desclassificado do vice pela conduta.
Para fechar, uma curiosidade: apesar de terem disputado o título, Villeneuve e Schumacher não dividiram nenhum dos 17 pódios do ano.
16
Artigo anterior Quase lá: combinações que darão o tetra a Hamilton no México
Próximo artigo Wehrlein cobra conversas com Wolff e Sauber sobre futuro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros