Conteúdo especial

Alonso comemora 35 anos; relembre carreira do bicampeão

Na F1 desde 2001, espanhol das Asturias é amado e odiado na mesma proporção, mas possui talento inegável pelas duas partes. Confira passagens marcantes de Alonso nas imagens a seguir:

Fernando Alonso, McLaren
A estreia de Alonso aconteceu em 2001, com apenas 19 anos, no GP da Austrália. Em prova dominada por Michael Schumacher, o espanhol largou em 19° e finalizou em 12e, correndo pela Minardi.
Em 2003, Alonso sofre um fortíssimo acidente em Interlagos, após passar por cima de pedaços de carro de Mark Webber e bater na barreira de pneus e no muro. Mesmo assim, ele garantiu a terceira colocação do GP do Brasil, que teve vitória de Giancarlo Fisich
Na Renault veio a primeira vitória. No GP da Hungria, ele dominou a prova, após ser também o pole position.
O primeiro título veio em 2005, após o terceiro lugar em Interlagos também. O autódromo brasileiro viria a aparecer mais vezes na carreira de Alonso.
Interlagos também seria palco do bicampeonato. Em prova vencida por Felipe Massa, o espanhol foi consagrado mais uma vez e novamente pela Renault.
2007 foi um ano intenso de Alonso, com destaque à punição de cinco lugares no grid após retardar a ida de Lewis Hamilton para sua volta rápida. A rivalidade entre os dois possibilitou o título de Kimi Raikkonen naquele ano.
No ano seguinte, ele voltou para a Renault e voltou a vencer. A primeira delas em Cingapura. No pódio, Alonso está entre os dois pilotos que dominam a F1 hoje.
Em 2010 Alonso vai para a Ferrari e estreia com vitória no Bahrein.
Naquele mesmo ano, em Abu Dhabi, Alonso vê o título ir embora, após estratégia errada da Ferrari e o ímpeto de Vitaly Petrov, naquele que seria o tricampeonato de Sebastian Vettel.
No ano passado, Alonso retornou à McLaren, mas pôde estrear somente na Malásia. O espanhol se acidentou na pré-temporada e não reuniu condições de participar da etapa inaugural na Austrália.
No Brasil, Alonso protagonizou o melhor momento para os fotógrafos de 2016, ao
Outro fato marcante para o piloto aconteceu neste ano, na Austrália. Alonso perdeu o controle após bater em Esteban Gutierrez e decolou. O acidente acabou causando a ausência do piloto no Bahrein.
'Comendo o pão que o diabo amassou' na McLaren, em 2016 Alonso teve como melhor resultado a quinta colocação em Mônaco. Será que o espanhol voltará a sorrir com mais frequência no futuro?
13

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Whiting confirma rigidez em limites de pista em Hockenheim
Próximo artigo Para Whiting, cockpit ativo contra detritos é impraticável

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil