Alonso nega retorno à F1 e diz: "Estou no mesmo nível de 2005 e 2006"
Bicampeão da F1 teve ano de glórias em 2019: conquistou as 24 Horas de Daytona e Le Mans, além do Mundial de Endurance
A Fórmula 1 está a um mês de oficializar as novas regras para a temporada 2021 e as mudanças devem movimentar a categoria. Tendo isso em vista, muito se especula sobre um possível retorno de Fernando Alonso à elite do automobilismo. Provocado pelo Motorsport.com, o piloto comentou a possibilidade de regressar à F1. “Não tenho planos de voltar no curto prazo", afirmou o espanhol, que também garantiu estar "no mesmo nível de 2005 e 2006", época em que foi bicampeão da F1.
"A situação pela qual eu decidi sair no ano passado não mudou muito. Correr na F1 requer esforço 300 dias por ano. Já me dediquei muito e agora estou aproveitando para respirar um pouco depois de 18 anos no mais alto nível. Estou respirando um pouco e, quando tiver ar suficiente, pensarei se volto ou não", comentou Alonso ao Motorsport.com.
"Agora aproveito a oportunidade para experimentar outras categorias do mundo do automobilismo que sempre me chamaram a atenção. Ao ver as qualidades que eu tive de melhor durante a minha carreira, ser capaz de ser um piloto melhor em tudo pareceu um belo desafio", ponderou o espanhol, que vai disputar o Rally Dakar em 2020.
O bicampeão também comentou como suas experiências atuais o tornam mais completo. "Ter ao redor pessoas como Carlos [Sainz], Nasser [Al Attiyah] e Marc [Coma] faz de você um piloto melhor. Estou melhor agora do que há um ano. Em 2019, ganhei as 24 Horas de Daytona e de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Estou no mesmo nível de 2005 e 2006".
Alonso falou mais sobre o desgaste da F1. "Não é que você fica saturado, mas não há jogador de futebol ou atleta que fique 18 anos no mais alto nível em toda temporada. Existem atletas que passam 8 meses sem competir, seja por lesão ou por outros problemas. Michael Jordan deixou o basquete alguns anos e depois voltou... Schumacher, depois de vencer tudo na Ferrari, parou e depois voltou", citou Alonso, deixando no ar um possível retorno à F1.
"Acredito que, depois de 18 anos pensando na F1, você tem esse ar do lado de fora para relaxar um pouco, ter um pouco mais de lazer e aproveitar o que descobri ser minha grande virtude, que é me adaptar rapidamente a coisas novas (Pirelli, Bridgestone, V8, V10...)", completou o piloto, que ainda é vinculado à McLaren (veja abaixo todos os carros da equipe na F1).
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.