Alonso, oitavo, acredita que ainda pode somar mais pontos que Vettel
Espanhol diz que largar do lado sujo "faz parte do jogo" e aposta no imponderável para conseguir bater a Red Bull
Fernando Alonso espera sair do Grande Prêmio dos Estados Unidos com chances matemáticas de conquistar seu terceiro título mundial. A considerar o treino de classificação, o espanhol terá de trabalhar muito na corrida deste domingo, que começa às 17 horas (Brasília).
Alonso larga em oitavo. Sebastian Vettel parte da pole position. Para piorar, atrás do ferrarista estão dois pilotos conhecidos por darem problema em largadas – Romain Grosjean é o nono e Pastor Maldonado o 10º.
Ainda que a posição pareça inesperada, Alonso não mostrou surpresa. ”As classificações foram difíceis em todas as corridas neste campeonato. Sempre largamos do fundo porque não somos competitivos aos sábados.”
“Tentaremos fazer o nosso melhor para recuperar algumas posições. O mais importante é somar mais pontos que Sebastian. Acho que ainda podemos fazer isso pois a corrida é longa. Em Abu Dhabi eles eram muito rápidos e no domingo à noite tínhamos três pontos a mais que ele. Vamos ver o que teremos amanhã à tarde”, disse Alonso ao TotalRace.
O espanhol, que marcou o nono tempo e se beneficiou da punição de Grosjean, largará do lado sujo, que em circuito novo e de pouca aderência pode ser ainda pior. “Fizemos só um treino de largada e eu o fiz no lado limpo. Não sei como é o outro lado. Faz parte do jogo. Às vezes você tem vantagem, às vezes desvantagem. A corrida é longa, além da largada.”
Depois de uma primeira metade de campeonato impecável, Alonso enfrentou dificuldades de Spa em diante e precisou sempre guiar no limite. O espanhol prevê uma corrida semelhante de sua parte.
“Ataque máximo, como sempre [sua estratégia]. Tentarei marcar pontos e se tudo ocorrer normalmente para a Red Bull eles devem vencer aqui e no Brasil. Mas às vezes as coisas não são tranquilas para todos e vamos tentar fazer nossa corrida e nos beneficiar de outros erros.”
Se Vettel vencer, Alonso deve ficar no mínimo em quarto. Em caso do alemão ser segundo, o espanhol precisa ser oitavo para prorrogar decisão. Se o piloto da Red Bull apenas completar o pódio, Alonso adia decisão para Interlagos somando qualquer ponto.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.