Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Análise

Análise: F1 busca mudanças, mas não com reabastecimento

Grupo de Estratégia e a Comissão da F1 se reunirão nesta semana e, para a surpresa de muitos, a questão do reabastecimento está de volta à agenda. Mas Jonathan Noble explica por que este padrão está pronto para ser rejeitado.

Ferrari refueling rigs
Novo escaamento megafone na Mercedes GP
Nova escapamento megafone na Mercedes GP
Membros da equipe Red Bull Racing durante o abastecimento
Fãs no pódio
Fans invade the circuit at the end of the race
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB11 at the start of the race

As equipes de Fórmula 1 estão quase decididas a rejeitar a mais recente tentativa de resgatar o reabastecimento em reuniões a serem realizadas no início desta semana, mas ainda há esperanças de que outras mudanças para melhorar o espetáculo ganhem terreno.

Embora o plano para ter reabastecimento nas corridas de 2017 tenha sido rejeitado no ano passado, houve alguma surpresa quando se revelou que a ideia estaria novamente em pauta na reunião do Grupo de Estratégia da Fórmula 1.

Não será impossível para o esporte colocar a sugestão e ratificá-la na Comissão da Fórmula 1 na terça-feira.

No entanto, com as equipes já tendo claro que o reabastecimento é ruim para os custos, não melhora a segurança e, talvez o pior de tudo para os fãs, não ajudariam a melhorar a competitividade, há pouco espaço para receber a aprovação necessária para seguir o processo neste momento.

Manter o foco

A ideia de reabastecimento pode servir para algo, porque pelo menos ela vai concentrar as mentes sobre o que a Fórmula 1 está buscando nos próximos anos em sua tentativa de recuperar a audiência.

Fazer com que todos concordem com algo que eles não querem é talvez a melhor maneira para as pessoas trabalharem na introdução de coisas que ajudarão a Fórmula 1.

A maioria do Grupo de Estratégia, que poderia então fluir para a reunião da Comissão de F1 na terça-feira, é a favor de chegar a regras que façam a Fórmula 1 mais popular novamente em meio a preocupações de que perdeu muito de sua emoção.

Entre as discussões por áreas-chave, tais como chassis 2017 e o futuro dos motores e dos contratos de fornecimento, outras conversas igualmente importantes estão prontas para serem implementadas.

Depois de duas temporadas dominadas pela Mercedes, há preocupações de que a Fórmula 1 necessite de maior imprevisibilidade, de preferência por meio de regras que tornem as corridas mais emocionantes em vez da introdução de elementos artificiais que falsamente agradem a todos.

Uma das maneiras que isto pode ser feito é mudar o formato do fim de semana de corrida, onde talvez haja mais chances para introduzir o elemento de "risco" que pode ser usado para embolar o grid.

Não é preciso ser um gênio para perceber que uma das corridas mais emocionantes da temporada passada - o Grand Prix Estados Unidos em Austin - foi ajudado pelo fato de as equipes terem chegado ao domingo com muito pouco tempo em pista e sem muita informação sobre as estratégias de pneus.

Esse tipo de incerteza é algo que beneficiaria F1, e talvez por isso as negociações sobre o formato do fim de semana de corrida fazem parte da agenda do Grupo de Estratégia.

Talvez a Fórmula 1 já tenha mais incertezas em 2016 com as novas regras de pneus, mas mais mudanças para 2017 - agora que não se espera que os carros sejam dramaticamente diferentes como originalmente se pensava - seria bem-vindas, sem dúvida.

Ouvindo os fãs

O que as duas últimas temporadas têm mostrado é que a Fórmula 1 também deve ouvir mais os fãs, e o esporte tem de ser mais pró-ativo em promover ações para eles.

Uma das principais críticas que surgiram com as novas regras é o som do motor turbo.

A reação, e uma aceitação de que o barulho foi um problema, já levou a mudanças para este ano, com novos regulamentos de escapamento que procuram criar uma nítida mudança a esse respeito.

No entanto, as equipes estão prontas para discutir a longo prazo, o que poderia trazer o som dos carros de volta para os níveis experimentados antes dos motores V8. Isso, pelo menos, serviria para manter os fãs felizes.

Artigo anterior Massa: Williams precisa melhorar muito para chegar ao topo
Próximo artigo Smedley: nova Williams é uma das maiores evoluções que já vi

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros