ANÁLISE F1: Paradas ruins da McLaren podem definir título para Piastri?
No Azerbaijão, ficou claro que o tempo dos pit stops podem ser peças-chave no restante da temporada

Foto de: Fadel Senna - AFP - Getty Images
Um problema vem sendo recorrente na McLaren, principalmente quando falamos sobre o carro de Lando Norris: os pit stops lentíssimos que estão acontecendo com o britânico nos últimos fins de semana da Fórmula 1.
O caso vem tomando maiores proporções conforme nos encaminhamos para o fim da temporada, principalmente depois da completa decepção da equipe de Woking em Baku no último domingo. Com a batida de Oscar Piastri logo no começo da corrida, o time contava apenas com o carro #4 em pista e ainda assim a parada foi bem ruim.
Norris não largou em uma boa posição, ele começou em sétimo e a McLaren simplesmente não tinha ritmo nas retas, diminuindo as chances de qualquer ultrapassagem. O britânico fez tudo que podia para conseguir criar um gap importante entre ele e os outros carros, assim, a parada poderia ser feita de maneira mais calma e ele ainda voltaria para pista entre Yuki Tsunoda e Liam Lawson.
No entanto, a equipe cometeu o mesmo erro que já vem sendo recorrente e a parada foi feita em 4s1, fazendo com que todo o esforço em pista se tornasse basicamente inútil. O piloto ficou preso no 'trem de DRS' e terminou na mesma posição que começou, somando apenas seis pontos.
Por que estamos citando que é um erro recorrente? Pois bem, a situação estava 'normal' no início da temporada. A McLaren não cometia grandes erros em seus pit stops e os dois pilotos estavam basicamente dominando todos os fins de semana, garantindo que a única vitória de Max Verstappen fosse no Japão.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images via Getty Images
Aqui vamos considerar paradas com tempos acima de 3s5 como algo lento e fora do comum para uma equipe que está liderando o campeonato e com reais chances de conquistar o título. Tempos a cima de quatro segundos já se encaixam como paradas ruins.
A primeira parada discrepante aconteceu na China, com Piastri. No entanto, naquele momento, parecia apenas um erro normal, sem nenhuma peça ficar presa ou sistema não funcionar. Em Mônaco, com o australiano novamente, foi a primeira vez que houve um aviso de que as coisas não estava funcionando direito e o mesmo se repetiu na Espanha, com Norris.
Depois desses momentos 'pontuais', as coisas pareciam normais até o GP da Áustria e tudo começou a ruir em Silverstone. A corrida britânica teve a terceira parada lenta no carro #4, apesar da vitória dominante de Lando, esse pit stop entra para a conta dos mais críticos. Os eventos seguintes seguiram na mesma toada, com o britânico perdendo oportunidades por causa de pit stops lentos.
Desde a volta das férias, Norris teve três paradas ruins (duas sendo na mesma corrida) e ficou claro que há algum problema com a pistola pneumática da McLaren, uma vez que o carro ficou parado porque as porcas não foram presas da maneira correta.
ETAPA | TEMPO do pit stop DO NORRIS | TEMPO DO PIT STOP DO PIASTRI |
---|---|---|
Austrália |
2s5 (sob Safety Car)
3s (sob bandeira amarela) |
3s4 (sob Safety Car)
3s7 (após rodar na grama e sob bandeira amarela) |
China | 2s2 | 3s8 |
Japão | 2s3 | 2s6 |
Bahrein |
7s7 (cumpriu punição de 5s)
2s3 (sob Safety Car) |
2s5
2s9 (sob Safety Car) |
Arábia Saudita |
2s6 |
3s4 |
Miami |
2s3 (sob Safety Car Virtual) |
2s2 (sob Safety Car Virtual) |
Emilia Romagna |
2s1
4s4 |
3s6
3s3 (sob Safety Car Virtual) |
Mônaco |
2s7
2s2 |
3s8
2s3 |
Espanha |
3s
2s3
3s9 (sob Safety Car) |
2s2
2s2
3s3 (sob Safety Car) |
Canadá |
2s2
2s4 |
2s1
2s2 |
Áustria |
3s1
2s5 |
3s4
2s |
Silverstone |
5s1
2s4 |
3s1
14s6 (cumpriu punição de 10s) |
Bélgica |
3s5 |
2s8 |
Hungria |
1s9
Norris não fez uma segunda parada |
1s8
1s9 |
Holanda |
4s5 (sob Safety Car)
4s8 (sob Safety Car) |
2s6 (sob Safety Car)
3s8 (sob Safety Car) |
Monza | 5s9 | 1s9 |
Baku | 4s1 | Piastri não terminou a corrida |
Andrea Stella, chefe da McLaren, já confessou que o sistema precisa ser trocado e toda a equipe deve revisar os erros, já que podem acabar definindo o título no fim da temporada.
No momento, Piastri e Norris estão separados por 25 pontos, mas, como já sabemos, cada segundo é válido em pista e pode definir o resultado de uma corrida. Com o abandono do australiano no Azerbaijão, agora Lando precisa conquistar, pelo menos, quatro vitórias para garantir o título, mas deve contar que Oscar não triunfará mais de duas vezes.
As chances estão no ar e, claro, não é prudente descartar Verstappen dessa disputa. No entanto, para garantir o título, o holandês precisa ganhar todas as próximas corridas e Sprints.
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