ANÁLISE F1: Ritmo da McLaren se dá pela 'ausência' de desgaste dos pneus?

Equipe de Woking está utilizando um sistema aprovado pela FIA para evitar o superaquecimento dos pneus

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images

A McLaren se tornou referência no gerenciamento de pneus desde o começo da temporada, chamando a atenção das equipes pelo ritmo surpreendente que os dois carros alcançam ao longo do fim de semana da Fórmula 1. A equipe já foi investiga pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por conta do sistema de refrigeração, mas está completamente legal. Será que o ritmo dos pilotos se dá por conta da 'falta' do desgaste de pneus?

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Pegando o GP da Áustria como referência, comparamos as voltas dos pilotos da McLaren com a dupla da Ferrari e George Russell.

Todos os cinco carros largaram de pneus médios, mas optaram por estratégias e momentos de paradas diferentes. Russell foi o primeiro a fazer sua parada, mas seguiu com médios após a 18° volta.

Os carros também precisaram fazer voltas mais lentas logo no início da corrida por conta da bandeira amarela causada por Andrea Kimi Antonelli e Max Verstappen, que foram abandonaram a corrida por conta de uma colisão.

As cores na tabela indicam quais compostos estavam sendo usados: amarelo --> médio, branco --> duro. O amarelo brilhante indica volta sob bandeira amarela.

VOLTA LANDO NORRIS OSCAR PIASTRI CHARLES LECLERC LEWIS HAMILTON GEORGE RUSSELL
1 1min28s861 1min30s706 1min34s202 1min36s740 1min37s687
2 1min54s426 1min53s508 1min51s532 1min50s441 1min51s333
3 1min53s022 1min52s637 1min51s593 1min50s612 1min49s154
4 1min10s254 1min10s527 1min10s935 1min11s400 1min11s671
5 1min09s858 1min09s937 1min10s227 1min10s714 1min10s953
6 1min09s460 1min09s340 1min10s210 1min10s309 1min10s594
7 1min09s313 1min09s445 1min10s193 1min10s552 1min10s739
8 1min09s394 1min09s454 1min09s912 1min10s170 1min10s574
9 1min09s488 1min09s271 1min10s123 1min10s546 1min10s931
10 1min09s952 1min09s849 1min10s069 1min11s333 1min11s160
11 1min10s946 1min11s008 1min10s565 1min11s169 1min11s465
12 1min10s184 1min10s441 1min10s623 1min10s891 1min11s232
13 1min10s046 1min09s995 1min10s605 1min10s714 1min11s429
14 1min11s318 1min10s680 1min11s297 1min10s701 1min11s849
15 1min11s274 1min11s748 1min11s051 1min10s717 1min11s554
16 1min10s937 1min10s889 1min10s889 1min11s009 1min11s907
17 1min10s841 1min11s064 1min11s747 1min11s064 1min11s675
18 1min10s789 1min10s709 1min11s233 1min11s052 1min15s249
19 1min11s043 1min10s863 1min11s122 1min10s811 1min27s877
20 1min13s982 1min10s951 1min10s924 1min10s942 1min10s908

Ao analisarmos as primeiras voltas entre as duas McLarens, é possível notar que elas andam em um ritmo muito próximo. Importante lembrar que elas estavam andando uma atrás da outra, já que Piastri ultrapassou Leclerc antes da bandeira amarela ser acionada.

Ambos levaram menos de uma volta para conseguir abaixar o tempo para a casa de 1min09s, enquanto Leclerc, o terceiro colocado, precisou de mais cinco voltas para chegar no mesmo ritmo, mas nem mesmo conseguiu mantê-lo sem prejudicar seus pneus.

É justo levantar o ponto que a McLaren de Lando Norris tinha o ar limpo, já que ele estava na liderança, mas, ao mesmo tempo, precisava se proteger das investidas de Oscar Piastri, mas, mesmo assim, os pneus de ambos pareciam se comportar de maneira mais previsível e não esquentavam tanto quanto os de seus rivais.

O ritmo das duas McLarens começou a cair no início da 20° volta, quando Piastri voltou a atacar Norris pela liderança da corrida. Foi nesse ponto que o carro #4 foi chamado aos boxes para fazer a primeira parada, trocando os pneus médios por duros.

Nesse momento, inclusive, o engenheiro de Piastri chegou a perguntar se o australiano conseguiria estender seu stint, para continuar na liderança da corrida e abrir vantagem para Norris, mas os pneus do carro #81 também já estavam bastante desgastados.

VOLTA LANDO NORRIS OSCAR PIASTRI CHARLES LECLERC LEWIS HAMILTON GEORGE RUSSELL
21 1min27s815 1min10s624 1min11s043 1min11s728 1min11s438
22 1min09s921 1min10s938 1min11s203 1min11s070 1min11s289
23 1min10s012 1min11s249 1min11s220 1min11s377 1min11s530
24 1min09s829 1min14s728 1min11s420 1min11s132 1min11s367
25 1min09s645 1min28s329 1min15s052 1min11s588 1min11s448
26 1min09s620 1min09s854 1min27s356 1min14s514 1min10s478
27 1min09s522 1min09s520 1min10s884 1min27s027 1min11s172
28 1min09s528 1min09s519 1min10s656 1min10s230 1min11s338
29 1min09s494 1min09s434 1min10s408 1min10s653 1min11s239
30 1min09s641 1min09s343 1min10s145 1min10s175 1min11s081
31 1min09s546 1min09s348 1min10s017 1min09s979 1min10s770
32 1min09s546 1min09s449 1min09s772 1min09s933 1min10s769
33 1min09s602 1min09s440 1min09s717 1min09s864 1min10s545
34 1min09s561 1min09s196 1min09s701 1min09s769 1min10s490
35 1min09s377 1min09s443 1min09s646 1min09s961 1min10s237
36 1min09s309 1min09s460 1min09s677 1min09s425 1min10s331
37 1min09s779 1min09s482 1min09s339 1min09s665 1min10s457
38 1min09s723 1min09s273 1min09s362 1min09s319 1min10s427
39 1min09s955 1min09s437 1min09s501 1min10s055 1min10s401
40 1min10s682 1min09s637 1min09s616 1min09s641 1min10s705
41 1min09s899 1min09s737 1min09s764 1min10s106 1min10s732
42 1min09s808 1min09s800 1min09s779 1min10s087 1min10s703
43 1min09s638 1min10s103 1min09s719 1min09s923 1min10s583
44 1min09s641 1min09s714 1min09s814 1min10s173 1min10s752
45 1min10s044 1min10s151 1min09s979 1min10s610 1min14s223
46 1min09s677 1min10s048 1min09s924 1min10s346 1min26s839
47 1min09s970 1min09s471 1min09s887 1min10s282 1min09s372
48 1min10s073 1min10s621 1min09s759 1min10s777 1min09s532
49 1min10s072 1min10s200 1min13s884 1min10s432 1min09s823
50 1min10s221 1min10s073 1min27s349 1min13s950 1min09s962
51 1min10s292 1min10s114 1min09s533 1min25s727 1min09s890
52 1min13s952 1min10s014 1min09s422 1min09s115 1min09s976

A troca para os pneus duros também não parece ter afetado o ritmo das McLarens e isso manteve os dois pilotos na ponta, enquanto a Ferrari tentava uma possível ultrapassagem, seguindo a troca de pneus de Piastri com Leclerc.

Com o composto duro, os carros da Ferrari ficaram um pouco menos ariscos e os pilotos conseguiram imprimir mais voltas no mesmo ritmo das McLarens, andando em um ritmo muito parecido. Mas a vantagem dos carros papaias ainda era de mais de 13 segundos.

Se observarmos a parada da Ferrari, eles tinham a intenção de tentar atacar Piastri ao colocar pneus médios em sua dupla antes dos carros da McLaren parem novamente. Isso porque era possível notar que os pneus duros estavam se desgastando rapidamente e os carros #4 e #81 começaram a perder ritmo.

O composto duro parece não se adaptar tão bem aos carros da McLaren e acabam se desgastando e perdendo o ritmo mais rápido do que o esperado, forçando a equipe a fazer uma parada antes do previsto para evitar ultrapassagens.

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Peter Fox / Getty Images

Conclusão

Os pilotos da McLaren conseguem se arriscar mais e imprimem um ritmo mais alto, mesmo em pistas com altas temperaturas. Mesmo em voltas de recarga e de administração da temperatura dos pneus, eles conseguem fazer voltas em tempos menores do que os outros carros.

Mas é importante pontuar que Norris sempre foi elogiado por saber administrar seus compostos muito bem e saber a hora de acelerar ou quando deveria economizar. Além disso, a McLaren está usando um sistema implementado para ajudar nessa questão.

O sistema já foi investigado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e foi considerado legal, uma vez que a equipe não introduz nenhum tipo de água ou líquido nos pneus, mas encontrou uma maneira de diminuir a passagem do calor dos freios para os compostos.

Essa configuração é conhecida como PCM (Phase Change Materials), um materal que tem a capacidade de absorver o calor dos tambores do freio e 'bloquear' a passagem para os pneus, evitando, assim, o superaquecimento.

Isso é considerado legal, pois o time não usa fluidos, válvulas ou qualquer mecanismo ativo que viole o regulamento técnico de 2025. Porém, para 2026, a FIA já está estudando maneiras de evitar que as equipes explorem esse sistema e torne-o ilegal.

Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1

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Livia Veiga
Fórmula 1
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