Fórmula 1
R
GP da Austrália
12 mar
-
15 mar
Próximo evento em
46 dias
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
53 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
67 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
81 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
95 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
102 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
116 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
130 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
137 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
151 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
158 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
172 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
186 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
214 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
221 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
235 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
242 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
256 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
270 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
277 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
291 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
305 dias

Análise técnica: o motor Honda que impulsiona a Red Bull às vitórias na F1

compartilhar
comentários
Análise técnica: o motor Honda que impulsiona a Red Bull às vitórias na F1
Por:
, Featured writer
Co-autor: Jake Boxall-Legge
10 de dez de 2019 12:54

O Motorsport.com analisa o layout complexo da unidade de potência que terminou com a seca de vitórias da fabricante japonesa

A evolução da unidade de potência da Honda na Fórmula 1 foi um dos destaques da temporada 2019, na qual a fabricante japonesa voltou aos seus tempos de sucesso impulsionando a Red Bull às vitórias.

Leia também:

Com três triunfos neste ano - sendo a glória no GP da Áustria a primeira vitória da Honda na F1 desde 2006 -, a montadora nipônica também experimentou uma estratégia agressiva de atualizações durante o campeonato.

GALERIA: Como era o mundo na época da última vitória da Honda na F1 antes de 2019

Galeria
Lista

Hamilton era campeão, mas da GP2

Hamilton era campeão, mas da GP2
1/20

Foto de: GP2 Series Media Service

O dólar estava na faixa de R$2,15

O dólar estava na faixa de R$2,15
2/20

Foto de: Divulgacao

Michael Schumacher anunciava sua primeira aposentadoria

Michael Schumacher anunciava sua primeira aposentadoria
3/20

Foto de: XPB Images

Fabio Cannavaro era eleito o melhor jogador do mundo daquele ano, após título mundial da Itália

Fabio Cannavaro era eleito o melhor jogador do mundo daquele ano, após título mundial da Itália
4/20

Foto de: Divulgacao

Max Verstappen estava prestes a completar nove anos de idade

Max Verstappen estava prestes a completar nove anos de idade
5/20

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Seu pai, Jos, competia na extinta A1 GP, representando a Holanda

Seu pai, Jos, competia na extinta A1 GP, representando a Holanda
6/20

Foto de: XPB Images

“Crash - No Limite” ganhou o Oscar de melhor filme

“Crash - No Limite” ganhou o Oscar de melhor filme
7/20

Foto de: Divulgacao

Max Mosley (à direita) era o presidente da FIA

 Max Mosley (à direita) era o presidente da FIA
8/20

Foto de: Sutton Motorsport Images

Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele fundou um banco que pretendia acabar com a pobreza no mundo. Escreveu “O banqueiro dos pobres”

Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele fundou um banco que pretendia acabar com a pobreza no mundo. Escreveu “O banqueiro dos pobres”
9/20

Foto de: Divulgacao

Marc Márquez tinha apenas 13 anos

Marc Márquez tinha apenas 13 anos
10/20

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Valentino Rossi era “apenas” pentacampeão da principal categoria da motovelocidade, e Nicky Hayden venceu o campeonato daquele ano

Valentino Rossi era “apenas” pentacampeão da principal categoria da motovelocidade, e Nicky Hayden venceu o campeonato daquele ano
11/20

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A Sony lançou o PlayStation 3, no Japão

A Sony lançou o PlayStation 3, no Japão
12/20

Foto de: Divulgacao

Fernando Alonso se tornava bicampeão da F1

Fernando Alonso se tornava bicampeão da F1
13/20

Foto de: Eric Gilbert

Plutão deixava de ser um planeta

Plutão deixava de ser um planeta
14/20

Foto de: Divulgacao

Bento XVI era o Papa

Bento XVI era o Papa
15/20

Foto de: Divulgacao

O São Paulo FC conquistava títulos e foi o campeão brasileiro daquele ano

O São Paulo FC conquistava títulos e foi o campeão brasileiro daquele ano
16/20

Foto de: Divulgacao

O Brasil era eliminado pela França, nas quartas de final da Copa de 2006

O Brasil era eliminado pela França, nas quartas de final da Copa de 2006
17/20

Foto de: Divulgacao

Jimmie Johnson conquistava seu primeiro título da NASCAR; o primeiro de sete

Jimmie Johnson conquistava seu primeiro título da NASCAR; o primeiro de sete
18/20

Foto de: Getty Images

O iPhone ainda não havia sido lançado

O iPhone ainda não havia sido lançado
19/20

Foto de: Divulgacao

O Gol "Bolinha" foi o carro mais vendido, com 16.592 unidades

O Gol "Bolinha" foi o carro mais vendido, com 16.592 unidades
20/20

Foto de: Divulgacao

Assim, a forma com a qual a Red Bull conseguiu 'liberar' o poder da unidade motriz da Honda se uniu aos méritos do desenvolvimento aerodinâmico da equipe austríaca, que tem em Adrian Newey seu grande mago projetista.

Tendo tudo isso em vista, o especialista em desenho técnico do Motorsport.com, o lendário designer italiano Giorgio Piola, destrinchou todos os detalhes do motor Honda que permitiu grandes momentos da Red Bull em 2019. Confira abaixo:

Red Bull Racing RB15, Honda engine

Red Bull Racing RB15, Honda engine

Photo by: Giorgio Piola

Ao longo dos anos, a principal entrada de ar (1) foi usada exclusivamente para o sistema de admissão do motor, mas a Honda permitiu que a peça também fosse utilizada para o resfriamento do radiador.

Ao aninhar parte do sistema de radiadores (2) acima do motor, a equipe pode fabricar os sidepods - onde os radiadores geralmente estão alojados - muito menores.

Mas a entrada também é usada para trazer ar para o compressor (3), que é acionado pela turbina, antes de passar pelo sistema de admissão do motor.

Os pontos (4), (6) e (7) indicam mais entradas, que são redirecionadas através dos sidepods do carro.

Em (8) e (9), existem pontos de resfriamento - embora a Red Bull tenha preferido não comentar qual é a função de (8).

Como o motor de combustão interna é usado como um membro do chassi, ele apresenta pontos de montagem altamente robustos, conforme indicado em (5).

Também equipada pela Honda, a Toro Rosso possui um sistema de admissão um pouco diferente e, embora também possua um radiador "suspenso" no carro acima do motor, a entrada é dividida em três partes distintas para alimentar o compressor e o resfriamento.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1

Galeria
Lista

2005 - Red Bull, David Coulthard

2005 - Red Bull, David Coulthard
1/50

Foto de: Red Bull Racing

2005 - Red Bull, Christian Klien

2005 - Red Bull, Christian Klien
2/50

Foto de: XPB Images

2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi

2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
3/50

Foto de: Red Bull Racing

2006 - Toro Rosso, Scott Speed

2006 - Toro Rosso, Scott Speed
4/50

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi

2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
5/50

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard

2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
6/50

Foto de: XPB Images

2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi

2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
7/50

Foto de: XPB Images

2007 - Toro Rosso, Scott Speed

2007 - Toro Rosso, Scott Speed
8/50

Foto de: XPB Images

2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel

2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
9/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2007 - Red Bull, Mark Webber

2007 - Red Bull, Mark Webber
10/50

Foto de: XPB Images

2007 - Red Bull, David Coulthard

2007 - Red Bull, David Coulthard
11/50

Foto de: XPB Images

2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais

2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
12/50

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel

2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
13/50

Foto de: XPB Images

2008 - Red Bull, David Coulthard

2008 - Red Bull, David Coulthard
14/50

Foto de: XPB Images

2008 - Red Bull, Mark Webber

2008 - Red Bull, Mark Webber
15/50

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi

2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
16/50

Foto de: XPB Images

2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais

2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
17/50

Foto de: XPB Images

2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari

2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
18/50

Foto de: XPB Images

2009 - Red Bull, Mark Webber

2009 - Red Bull, Mark Webber
19/50

Foto de: XPB Images

2009 - Red Bull, Sebastian Vettel

2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
20/50

Foto de: XPB Images

2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi

2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
21/50

Foto de: XPB Images

2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari

2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
22/50

Foto de: XPB Images

2010 - Red Bull, Mark Webber

2010 - Red Bull, Mark Webber
23/50

Foto de: XPB Images

2010 - Red Bull, Sebastian Vettel

2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
24/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi

2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
25/50

Foto de: XPB Images

2011 - Red Bull, Mark Webber

2011 - Red Bull, Mark Webber
26/50

Foto de: XPB Images

2011 - Red Bull, Sebastian Vettel

2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
27/50

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne

2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
28/50

Foto de: XPB Images

2012 - Red Bull, Mark Webber

2012 - Red Bull, Mark Webber
29/50

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2012 - Red Bull, Sebastian Vettel

2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
30/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne

2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
31/50

Foto de: XPB Images

2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel

2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
32/50

Foto de: XPB Images

2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,

2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
33/50

Foto de: XPB Images

2014 - Red Bull, Sebastian Vettel

2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
34/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo

2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
35/50

Foto de: LAT Images

2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.

2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
36/50

Foto de: XPB Images

2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo

2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
37/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.

2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
38/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat

2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
39/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo

2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
40/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen

2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
41/50

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia

2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
42/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly

2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
43/50

Foto de: Scuderia Toro Rosso

2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen

2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
44/50

Foto de: Sutton Motorsport Images

2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley

2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
45/50

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen

2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
46/50

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon

2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
47/50

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat

2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
48/50

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly

2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
49/50

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

2019 - Red Bull, Max Verstappen

2019 - Red Bull, Max Verstappen
50/50

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Próximo artigo
Equipes da Fórmula 1 rejeitam pneus de 2020 de forma unânime

Artigo anterior

Equipes da Fórmula 1 rejeitam pneus de 2020 de forma unânime

Próximo artigo

F1: McLaren reestrutura equipe após saída de guru da aerodinâmica

F1: McLaren reestrutura equipe após saída de guru da aerodinâmica
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Red Bull Racing Compre Agora
Autor Giorgio Piola