Análise técnica: o que a sujeira dos carros da F1 na Turquia revela sobre suas aerodinâmicas?
Lentes do Motorsport.com captam detalhes interessantes sobre o fluxo de ar no Istanbul Park
Disputado no Istamnbul Park no último domingo, o GP da Turquia revelou alguns segredos aerodinâmicos das equipes de Fórmula 1. O tempo chuvoso, aliás, acabou sendo responsável pela revelação de algumas soluções técnicas dos times da categoria.
A chuva e suas consequências permitiram a captura de imagens reveladores dos vórtices aerodinâmicos dos carros, de modo que é possível analisar o fluxo de ar e o consequente impacto no desgaste de pneus.
Assim, a mistura da água das precipitações e do óleo que ainda sai da pista recém-recapeada teve efeito similar ao da tinta flo-viz, permitindo a observação dos segredos aerodinâmicos das máquinas da F1.
Por isso, o Motorsport.com olhou atentamente a coleção das melhores imagens do fim de semana, o que permite a obtenção de mais conhecimento. É o que você confere abaixo na análise de Matt Somerfield.
Red Bull Racing RB16, sidepods
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
A Red Bull é conhecida por suas proezas aerodinâmicas e a imagem acima mostra o quão bem o fluxo de ar passa pelos sidepods do RB16. Preste atenção na lateral do carro e atente para o 'rastro' de sujeira deixado pelo fluxo.
Mercedes-AMG F1 W11, detalhe
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Na foto acima, o britânico Lewis Hamilton sai da Mercedes W11 como heptacampeão, mas o destaque fica para como o fluxo de ar se move pela superfície dos sidepods. Veja também como o design do halo tem impacto.
Ferrari SF1000
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Já na imagem acima que retrata a controversa Ferrari SF1000 do piloto monegasco Charles Leclerc, pode-se ver o vórtex de ar formado embaixo do carro, conforme indicado pela seta vermelha.
McLaren MCL35
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
No caso da McLaren MCL35 do britânico Lando Norris, o destaque fica para a parte traseira, na qual o fluxo de ar fica evidente no canto superior direito da asa, através do qual se consegue ver o efeito aerodinâmico, o que foi permitido pelas condições climáticas.
Renault F1 Team R.S.20, sidepods
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Acima, a imagem lateral da Renault RS20 do australiano Daniel Ricciardo mostra como os defletores laterais 'empurram' o fluxo de ar para baixo e ao redor dos sidepods, o que se comprova pelo 'rastro' de sujeira.
Williams FW43, sidepods
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
Aqui, a Williams FW43 do britânico George Russell se destaca não só pelo resíduo oleoso expelido da pista, mas também por alguma sujeira que parece ter grudado no carro. Tais 'sinais' mostram como a seção 'em rampa' de seu sidepod conduz o fluxo de ar para um ponto no assoalho onde a turbulência será captada novamente por outra estrutura aerodinâmica de fluxo de ar.
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Photo by: Charles Coates / Motorsport Images
O spray da chuva dá uma ideia de como o fluxo de ar é empurrado 'para longe' do carro pelas várias superfícies aerodinâmicas. Isso, por sua vez, evita que o fluxo de ar vá para o assoalho, o que reduziria o desempenho.
GALERIA: Os carros 'sujos' na Turquia
Para mais imagens dos segredos do fluxo de ar revelados pelos carros na Turquia, veja abaixo uma galeria com imagens exclusivas do Motorsport Images.
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Veja como a sujeira do GP da Turquia revelou os 'segredos' aerodinâmicos dos carros da Fórmula 1
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