Entenda porque o automobilismo é o esporte mais afetado pelo coronavírus
Desde que a epidemia do COVID-19 começou a se espalhar pelo mundo, o automobilismo vem sofrendo impactos a cada dia que passa, com eventos adiados, cancelados ou ameaçados pelo vírus
Ainda no final de 2019, o mundo tomou conhecimento sobre o COVID-19, nova doença que havia surgido através de uma variação do coronavírus. A doença teve seu início rastreado até a cidade chinesa de Wuhan, na região central do país, mais especificamente ao Mercado de Frutos do Mar da cidade, que também vendia animais vivos. Desde então, a epidemia tem afetado muito o dia-a-dia do mundo, incluindo o mundo do esportes, mexendo muito com o automobilismo, em categorias como a Fórmula 1 e a MotoGP.
Mais de três meses após os primeiros casos, o coronavírus se espalhou pelo mundo, com cerca de 110 mil infectados confirmados e quase 4 mil mortes, já atingindo mais de 100 países. A Organização Mundial da Saúde trata, desde janeiro, a epidemia como uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional.
O impacto do coronavírus no mundo do automobilismo
Com o aumento dos casos, o coronavírus tem mexido com a economia dos países, a rotina das pessoas e também com áreas como o turismo e o esporte. O esporte tem sido uma área particularmente afetada pelo COVID-19, devido à sua natureza coletiva, com eventos que reúnem centenas ou milhares de pessoas para acompanhar diferentes modalidades.
E o esporte a motor não fica de fora dessa lógica. Por ser um esporte global, há muitas viagens e pessoas envolvidas. Em algumas etapas, a Fórmula 1 chega a ter um público de mais de 300 mil pessoas ao longo de um final de semana, além de algumas etapas atraírem muitas pessoas vindas de outros países. Com a MotoGP não é muito diferente.
O planejamento de uma etapa da Fórmula 1 ou da MotoGP não é algo feito em questão de dias: leva-se meses para a realização de um GP, principalmente as etapas fora da Europa, região onde as categorias e equipes estão sediadas. Existe a questão do envio de equipamentos em voos fretados ou em navios, que levam semanas para chegar ao destino.
Com toda a questão logística e o pessoal envolvido com o esporte, uma das grandes preocupações dos campeonatos ao redor do mundo é o possível impacto econômico que a epidemia do coronavírus pode trazer, com a queda de renda vinda dos ingressos ou as taxas que serão pagas em caso de adiamento ou cancelamento de eventos.
Por isso, o automobilismo está sendo um dos esportes mais afetados pela epidemia do coronavírus, se não o mais. Até o momento, diversas etapas de vários campeonatos já foram adiadas, canceladas ou transferidas de local. Para tentar reduzir o impacto do COVID-19, as categorias consideram alternativas para manter a realização das provas e tentando reduzir o impacto que vários cancelamentos teria.
Para acompanhar o impacto da epidemia do coronavírus no esporte a motor, o Motorsport.com montou uma galeria especial com tudo o que aconteceu até o momento.
Veja, na galeria abaixo, como que o coronavírus está afetando o mundo do esporte a motor
E os outros esportes?
Em alguns países, partidas estão sendo disputadas com portões fechados, como é o caso do futebol na Itália, região bastante afetado pelo coronavírus. A Champions League, principal campeonato de futebol da Europa já teve jogos adiados ou com portões fechados por causa da epidemia,
Antes mesmo da epidemia se alastrar na Europa, a China já havia adiado diversos eventos esportivos, como partidas do campeonato de futebol e o Mundial de Atletismo Indoor, que foi transferido para 2021.
Nos Estados Unidos, a NBA, principal liga de basquete do país, já considera a realização de partidas sem público, além de ter introduzido normas aos jogadores como evitar contato com os fãs e objetos como canetas e camisetas para autografar.
A organização das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio já analisam a possibilidade de adiar o evento para o final do ano, apesar do Comitê Olímpico Internacional não considera essa uma possibilidade. Mas muitos atletas que ainda não conseguiram vaga para os Jogos estão tendo problemas para encontrar eventos de classificação, já que vários pré-olímpicos foram suspensos.
Confira a edição #32 do podcast do Motorsport.com Brasil, que aborda o coronavírus
VÍDEO: Racing Point explica processo de desenvolvimento do "Mercedes Rosa", carro de 2020
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.