Entrevista

Bottas ressalta conselhos e "truques" ensinados por Massa

Finlandês afirma que seguiu dicas de brasileiro durante jogos olímpicos, quando acompanhou as competições que namorada participou

Valtteri Bottas, Williams
Felipe Massa, Williams FW38, pit action
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams, with Felipe Nasr, Sauber, in the drivers parade
Felipe Massa, Williams
Valtteri Bottas, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38
Felipe Massa, Williams on the drivers parade
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38, pit action
Felipe Massa, Williams FW38

Um dos pilotos que vive a aposentadoria de Felipe Massa de maneira mais próxima é seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas. O finlandês ocupa atualmente a sétima posição no mundial de pilotos e vê o brasileiro na 11ª colocação.

Além disso, Bottas também é exitoso no número de vezes que largou à frente de Massa, 13 a 3.

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Bottas dá a entender que muito de seu sucesso atual na categoria vem da ajuda importante do piloto que vive a temporada derradeira, além de rasgar elogios.

"Ele é o melhor que conheço do grid, só posso dizer coisas só boas sobre ele. Ele é um cara legal, é uma boa pessoa e eu realmente respeito sua carreira também. Ele teve uma longa carreira em alto nível." 

"Eu o respeito como pessoa e como piloto. Ele também é um grande companheiro de equipe, o que é importante. Ele dá todo o feedback e compartilha todas as informações."

Durante as férias da Fórmula 1, Bottas veio ao Brasil para acompanhar de perto o desempenho de sua namorada, Emilia Pikkarainen. A nadadora fez parte da equipe finlandesa do revezamento 4x100 medley, competindo no nado borboleta. 

"Ele me aconselhou sobre os melhores lugares para ficar e até mesmo indo a São Paulo. Ele sabe tudo sobre restaurantes ou coisas desse tipo."

Surpresa na decisão de Massa?

Pilotos e ex-pilotos declararam na época do anúncio da aposentadoria do brasileiro que ficaram surpresos com a decisão. Com Bottas não foi diferente.

"Você sabe que é uma grande decisão e difícil. Mas ele estava explicando que sente que é a hora certa para ele. Isso é o que ele sente, que faz sentido. Eu achava que talvez continuasse por mais um ou dois anos."

Aprendizado

Mais do que o convívio com alguém que agrega positivamente no ambiente da equipe, Bottas também fez questão de ressaltar a experiência e aprendizado que teve com Massa.

"Acho que é bom ter a experiência dele. Existem algumas coisas em alguns circuitos que aprendi, alguns truques que você aprende sobre curvas. Porque ele já passou por todas várias vezes."

"Consegui pegar algumas coisas em muitas situações diferentes, com as configurações do carro. Ele resolve diferentes problemas de equilíbrio com coisas diferentes, e isso ajuda sim."

Relatos de Oleg Karpov

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Suzuka "é só mais uma corrida" para McLaren, diz Boullier
Próximo artigo Privatização de Interlagos agrada pilotos brasileiros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil