Para Jenson Button, o novo regulamento da Fórmula 1 para 2014 trará vários desafios para os pilotos a partir da pré-temporada. Nos primeiros testes, britânico prevê que todos encontrarão dificuldades para testar as novidades técnicas da categoria. Para ele, o frio e a falta de experiência nos novos carros vão dar o tom das performances.
"Os testes de inverno em Jerez vão ser hilários", disse à Autosport Button após andar com a McLaren de 2014 no simulador do time.
"Vai estar frio, os pneus não vão conseguir manter as temperaturas e os carros provavelmente não vão funcionar direito quando começarmos as voltas. O que vai ser estranho, porque vamos estar provavelmente em marchas mais altas. Você vai entrar na oitava marcha antes do que você entra na sétima marcha agora.”
"É muito, muito diferente [dos carros de 2013]", reafirmou para a revista inglesa. "É um estilo muito diferente de condução e você tem que esquecer muita coisa que aprende ao longo dos anos em termos de dirigibilidade de um carro de corrida. O motor, a potência de um carro de corrida e o jeito que você acelera.”
O piloto da McLaren também teme pela corridas iniciais do ano, quando os pilotos competirão pela primeira vez com as diferenças de condução.
"Ninguém sabe como eles [carros] irão até a primeira corrida no ano que vem", disse Button. “Vai ser complicado, porque temos muito mais torque com o motor. Haverá muito menos downforce como não haverá escapamento soprado. Eu não me importo com o que eles dizem, ainda há uma enorme quantidade de downforce em um carro de F1. Vai ser muito difícil de se familiarizar com isso.”
Ainda assim, Jenson encara as mudanças pelo lado bom "Há muito o que aprender para todos nós, até mesmo os mais experientes, e isso é emocionante.”