Chefe da Alpine faz alerta sobre mudança de regras da F1
Steve Nielsen comentou velocidade com que categoria tem trocado regulamentação técnica

O chefe de equipe da Alpine, Steve Nielsen, questiona a velocidade das mudanças de regras na Fórmula 1 e, em vez disso, prefere ciclos mais longos com os mesmos regulamentos.
"É assim: quando há grandes mudanças nas regras, o campo é inicialmente separado, mas as equipes encontram rapidamente soluções semelhantes e, então, tudo se aproxima novamente. Se eu pudesse mudar alguma coisa: que nós realmente pensemos com cuidado antes de adaptarmos os regulamentos novamente. Porque geralmente vemos as melhores corridas no final de um período de regulamentação", disse.
Quando esse ponto é alcançado, a estabilidade é necessária, explica Nielsen. "Então, não devemos mudar tudo de novo muito rapidamente". Porém, o chefe da Alpine esclarece que é "fã dos novos carros de 2026, mas se voltarmos a ter boas corridas em breve, devemos manter as coisas assim por um tempo".
Isso sugere que Nielsen acha que o atual período regulatório, em voga desde 2022, é muito curto. Na verdade, o ciclo durará apenas quatro anos, até o final da temporada de 2025 - devido à pandemia de coronavírus, o regulamento técnico não foi introduzido em 2021 conforme planejado.
No entanto, já está se tornando evidente que o desejo de Nielsen pode não se tornar realidade: mesmo antes da estreia dos novos regulamentos em 2026, já há debates em andamento sobre o formato que virá depois e se ele deveria ser introduzido em 2030 ou até antes, por exemplo.
Mudanças também podem ser oportunidades
Em contrapartida, há quem veja as mudanças de regras como uma oportunidade: "Pode ser que alguém tenha um lance de gênio com um novo conjunto de regras. Algo que os outros ignoraram", diz o chefe da Mercedes, Toto Wolff. "Se alguém como Brawn encontrar um difusor duplo em 2009 que seja um verdadeiro divisor de águas, então você tem um problema".
Wolff está, obviamente, fazendo alusão ao "conto de fadas de Brawn" da temporada de 2009, depois que o chefe de equipe Ross Brawn comprou a antiga e fracassada equipe de trabalho da Honda por um preço simbólico e a levou ao título do campeonato mundial. Regulamentos estáveis provavelmente teriam evitado essa sensação da Fórmula 1 naquela época.
MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.