Chefe da Renault mostra otimismo: "enxergamos a luz"
Cyril Abiteboul diz que trabalho dos funcionários para servir uma equipe de fábrica pode fazer a diferença
O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, disse que a empresa "tem enxergado a luz" e agora entende o que tem que fazer para alcançar os rivais Mercedes e Ferrari na temporada de 2016 da Fórmula 1.
Abiteboul diz que a equipe já está em melhor forma do que ele previa no final da temporada passada, quando o acordo para assumir a Lotus estava sendo finalizado.
"Francamente, se você tivesse me dito em Abu Dhabi, no final de novembro, que estaríamos nesta forma hoje, eu definitivamente gostaria de ter assinado", disse ao Motorsport.com.
"Tem muita coisa em execução agora. Sabemos o que temos de fazer, e temos que fazer corretamente e com cuidado e em ordem".
"Há um trabalho substancial sendo feito em todos os departamentos na França e também em Enstone. Eu acho que nós sabemos o que temos de fazer".
"Essa é a grande diferença em relação a antes, eu acho que estávamos um pouco cegos, e agora nós enxergamos a luz".
Mais motivado
Abiteboul diz que os funcionários da empresa estão mais motivados do que quando a Renault era apenas fornecedora de motores e partes, citando como exemplo a rapidez com que as novas peças foram enviadas da França para Barcelona depois de problemas no início dos testes.
"Fomos capazes de ter uma cadeia logística fantástica e eu gostaria de agradecer a todos em Viry-Chatillon, porque conseguimos obter peças de nosso dyno para o motor durante a noite".
"Mesmo que nós façamos todo o possível para honrar nossos contratos, quando você trabalha para sua equipe de fábrica é diferente do que você trabalhar para o seu cliente".
"Na minha opinião não há esse tipo de esforço extra que você pode extrair de seus funcionários. Este tipo de esforço extra que comanda a F1, particularmente com os regulamentos atuais".
"Como um pequeno exemplo, em 4 de fevereiro, tivemos nossos pilotos na fábrica de Viry-Chatillon. Foi a primeira vez em muito tempo que tínhamos pilotos da Renault por lá".
"Eles são bons caras, Kevin e Jolyon, mas naquela fase eles ainda não tinham feito nada. E eu posso dizer que o movimento que eles criaram na fábrica foi incrível".
"Nada contra Sebastian Vettel, por exemplo. Nós amamos Sebastian e todas as coisas que fizemos juntos".
"Mas um piloto da Renault é diferente, uma equipe Renault é diferente, um carro Renault é diferente. Então, na minha opinião, vai dar um impulso extra de energia para todos, para que possamos fazer o trabalho da maneira que deveria ter feito"
Impacto Illien
Abiteboul diz que o consultor Mario Illien está tendo um grande impacto: "Ele está constantemente no circuito, mas não apenas Mario. A Ilmor está nos dando a possibilidade de testar ainda mais soluções do que seria sem eles."
Apesar do foco na equipe de fábrica, Abiteboul diz que é importante contar com a colaboração da Red Bull Racing na mesma unidade de potência.
"Francamente, continuar o relacionamento não era uma coisa óbvia a se fazer, depois de todas as coisas que aconteceram nos últimos dois anos. Mas eu continuo a acreditar que era a coisa certa a fazer por nós estrategicamente".
"Agora teremos que ver se faz sentido continuar nos próximos anos. Mas como temos um grande trabalho para recuperar o atraso agora, faz todo o sentido, então eu estou muito feliz com a continuidade dessa relação . "
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.