Chefe da Sauber sugere sistema de franquias na F1
Monisha Kaltenborn acredita que método traria estabilidade e removeria o “medo” das equipes intermediárias
A chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, afirmou que um sistema de franquias “faria sentido” para a F1 e que isso ajudaria as equipes de meio de pelotão a sobreviver em um futuro a longo prazo.
Kaltenborn detalhou as dificuldades de uma equipe intermediária na última edição do GP Gazette, parceira do Motorsport.com,destacando seu plano para o esporte na tentativa de ajudar as equipes menores.
Parte disso seria a mudança para o sistema de franquias, assim como é feito na maioria dos esportes americanos. A dirigente acredita que isso tiraria muito do “medo” enfrentado pelas equipes que não recebem dinheiro de uma montadora.
“Acho que faz sentido ter esse tipo de sistema. Para mim, o mais importante é que o valor do esporte e o valor de cada equipe seja aumentado”, disse.
“No mundo ideal, é preciso muito [esforço] para chegar à F1, mas, uma vez que se está lá, é preciso ter dinheiro entrando para permitir sua existência.”
“Não precisamos ter medo de que não podemos existir, porque o esporte estaria te dando dinheiro suficiente para ter um negócio que funcione. Não precisamos ter um enorme orçamento, mas um que te permita ser competitivo – talvez não no top 3, mas no pelotão intermediário.”
“Então, acho que a ideia por trás disso é algo muito bom para o esporte. E, se fizéssemos algo como um sistema de franquia, seria importante que as marcas que estão no esporte seriam preservadas. Porque isso novamente agrega valor à sua franquia.”
“Definitivamente é algo que teria apelo às pessoas que querem chegar ao esporte, porque eles saberiam que o lugar aonde eles vão possuir valor e que seu futuro está garantido.”
“Se você deixa este grupo, para onde você vai? Não há uma liga abaixo da F1 onde você pode ir e pensar: ‘Estou na liga mais baixa e posso tentar subir novamente’. Não é assim que o esporte funciona.”
“Então, para alguém que quer investir no esporte, você precisa ter conforto e dizer que sim, você pode sobreviver ali.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.