Últimas notícias

Clima esquenta na Williams após insubordinação de Massa

O TotalRace testemunhou a tensão dentro da equipe após o brasileiro ignorar o "faster than you" na Malásia

O clima de harmonia que reinava na Williams com a renovação do time e resultados bem melhores que ano passado já não é o mesmo depois que Felipe Massa desobedeceu as ordens para deixar o companheiro Valtteri Bottas passar nas voltas finais do GP da Malásia.

O clima tenso , onde ambos os pilotos davam entrevistas coletivas lado a lado, como o TotalRace pôde testemunhar em Sepang. De cara fechada, Massa foi bastante enfático à imprensa brasileira, dizendo que não aceitaria mais este tipo de ordem e destacando que não se arrepende de sua atitude.

Do outro lado, Bottas adotou um tom mais conciliador e disse que ambos conversariam sobre o ocorrido, mas mantinha um semblante mais sério do que de costume. E tinha cada palavra ouvida atentamente pela esposa de Massa, Raffaela, que acompanhou a entrevista.

LEIA MAIS:

Na cúpula do time, a chefe substituta Claire Williams quis manter as aparências e chegou a negar que tenha havido uma ordem. A filha de Frank, ex-chefe de imprensa do time e mais ligada a questões comerciais, não é do estilo durão e costuma deixar este tipo de situação na mão dos engenheiros. E foi o engenheiro-chefe, Rod Nelson, que falou pela Williams, explicando o lado do time na situação – revelando, inclusive, que o plano era fazer Bottas devolver a posição a Massa caso não conseguisse superar Button, grande meta naquele momento e motivo da ordem.

IMPRENSA FINLANDESA NÃO GOSTOU

A movimentação diferente na Williams foi destacada pelo jornal finlandês Turun Sanomat, que contava com o jornalista Heikki Kulta em Sepang. “Sombras caíram sobre o time após a prova”, observou o profissional, que também salientou a demora incomum para os pilotos falarem com a imprensa – o time ficou por cerca de uma hora em reunião antes das entrevistas – e o número muito maior de pessoas da equipe ouvindo as palavras de ambos.


O título da matéria é “Insubordinação de Massa causa dor de cabeça à Williams.” Esse era o sentimento geral da imprensa finlandesa após a prova, que julgava desnecessária a reação do brasileiro.

Massa, contudo, foi apoiado em outros setores da mídia. A Gazzetta dello Sport, da Itália, lembrou que a mensagem “Bottas é mais rápido que você” muito provavelmente reavivou no piloto as lembranças do GP da Alemanha de 2010, quando, ouvindo as mesmas palavras, o brasileiro cedeu uma vitória a seu então companheiro Fernando Alonso, “em um de seus episódios mais dolorosos na Ferrari”.



O espanhol As também lembrou a ordem da Alemanha. “Daquela vez, ele entendeu. Ainda que o tenha feito de maneira muito evidente. Ontem não. Não quis.” O jornal demonstrou apoiar o brasileiro. “O certo é que deve existir igualdade entre companheiros. A não ser que estejam lutando pelo título.”

A britânica BBC ouviu o ex-piloto e hoje presidente não-executivo da Mercedes Niki Lauda, que apoiou Massa, dizendo que “faria a mesma coisa” caso estivesse nesta situação. 
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Kvyat pontua pela segunda vez seguida na carreira em Sepang
Próximo artigo Confira passo a passo como foi a polêmica da Williams

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros