Análise

Como a Ferrari de 2008 inspirou o projeto de 2017

A Ferrari SF70H, que ganhou o GP da Austrália, apresenta uma solução aerodinâmica que remete a seu último campeão mundial de construtores na Fórmula 1, em 2008

Kimi Raikkonen, Scuderia Ferrari, F2008 leads Felipe Massa, Scuderia Ferrari, F2008

Foto de: XPB Images

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

O desenvolvimento da F1 é cíclico, com soluções usadas no passado muitas vezes retornando anos mais tarde em um disfarce ligeiramente diferente para se adequar às novas regulamentações.

Neste ano, a Ferrari voltou a um desenho que usou pela última vez em 2008, embora com um pouco de ajuda de seus rivais, mas a Scuderia fez bons refinamentos...

Ferrari SF70H, s duct inlet nose
Ferrari SF70H, duto 'S'

Foto: Giorgio Piola

O design da Ferrari parece muito semelhante à solução gerida pela Mercedes e pela Toro Rosso no ano passado (abaixo), com as entradas colocadas mais para frente e tubagens internas concedendo uma passagem para o fluxo de ar.

Mercedes W07 nose
Mercedes W07 bico

Foto: Giorgio Piola

Mas, em uma inspeção mais próxima, a equipe fez uma mudança para a tubulação interna, cruzando uma sobre a outra (setas vermelhas), o que deve dar ao fluxo de ar muito mais liberdade em como ele é canalizado para a saída.

Ferrari SF70H, S-duct
Ferrari SF70H, duto 'S'

Foto: Giorgio Piola

A premissa deste novo estilo de duto 'S' pode realmente encontrar suas raízes em uma solução usada pela Ferrari em 2008 (abaixo), com ar aspirado sob o bico e ejetado para fora sobre a superfície do chassi para limitar o desprendimento de fluxo de ar.

Ferrari F2008, nose back comparison
Ferrari F2008, comparação do bico

Foto: Giorgio Piola

Esta tendência para um posicionamento mais avançado das entradas é uma interpretação inteligente dos regulamentos de seção simples, já que não deve haver furos através da estrutura.

Isso permite aos designers colocar a entrada numa localização mais desejável, de modo a poder ter um efeito positivo no fluxo de ar nessa região, em vez de ser limitado por um ponto situado entre 150 mm para a frente ou para a linha central da roda dianteira, como as soluções utilizadas nos últimos anos.

Ferrari F2008 (659) 2008 nose with S-duct detail
Ferrari F2008 (659) 2008 detalhe

Foto: Giorgio Piola

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