Continuidade de treino eliminatório surpreende Webber
Ex-piloto da Red Bull e atualmente comentarista na TV britânica, australiano quer retorno de antigo formato







Depois de um fim de treino decepcionante na Austrália, a Fórmula 1 se prontificou para tentar cancelar o novo treino classificatório já para a segunda etapa do ano. No entanto, sem unanimidade, ficou decidido que o formato permanece pelo menos no GP do Bahrein deste final de semana.
Para o ex-piloto da categoria Mark Webber, dono de nove vitórias, o fato de os times não entrarem em consenso sobre a nova classificação foi surpreendente.
"Para mim é um choque. Pensei que estávamos deixando Melbourne dispostos a voltar ao antigo sistema que estava dando muito certo", disse Webber.
"Mas este não é o caso, e estamos de volta ao cenário que estávamos em Melbourne, que mesmo em seus melhores momentos vai ter problemas para igualar o que tínhamos.”
No entanto, mesmo querendo a volta do velho formato de Q1, Q2 e Q3, Webber fez uma ressalva. Para os pilotos o melhor treino era o de uma hora, extinto na temporada de 2003. Porém, ele entende que para a TV não era o formato mais atraente.
“O melhor formato nem sempre é o que se adapta aos pilotos, é aquele que atende aos detentores dos direitos comerciais. Para mim, o melhor era o que eu tinha com quatro jogos de pneus e uma sessão de classificação de uma hora. E, claro, esses conjuntos de pneus não eram usados nas corridas.”
"Muitas coisas mudaram desde então. E ainda temos de continuar explicando o esporte. Você tem que dizer que a sessão de classificação influi na corrida.”
"E esse era o problema em Melbourne. As pessoas não conseguiam responder se não havia pneus suficientes ou tempo suficiente para ir para a pista.”
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.