"Decepcionada", Honda admite que subestimou motor de 2017
Chefe do projeto da Fórmula 1 diz que motor feito para este ano tem quase a mesma potência da unidade do ano passado
Depois de não acumular boa quilometragem durante a pré-temporada e ainda apresentar defasagem de performance na comparação com as outras unidades de potência, a Honda admitiu que subestimou o desafio de desenvolver o motor deste ano.
Chefe de Fórmula 1 da marca, Yusuke Hasegawa reconheceu que o foco errado prejudica agora a McLaren.
"De fato, estávamos pensando que seria muito fácil, só que é muito difícil conseguir estas novas tecnologias. Esse foi o meu erro", disse Hasegawa ao Motorsport.com.
"Fizemos um bom progresso no dinamômetro, mas assim que concluímos o motor V6 tivemos muitos problemas.”
"O que conseguimos em monocilindro está em um nível muito bom, mas quando transferimos exatamente a mesma especificação para o motor V6 não funcionou. Nós estamos muito decepcionados. Mas já era tarde demais quando percebemos, no Natal.”
"Depois de entendermos as questões, este era o momento em que precisávamos confirmar a especificação final."
A Honda encontrou mais problemas com instabilidade e vibrações desde que o motor foi instalado e operado no McLaren MCL32.
"Temos grandes vibrações", acrescentou Hasegawa, que diz que o novo motor da Honda atualmente produz "quase a mesma potência" que a unidade de 2016.
"A única coisa que eu posso dizer é que no dinamômetro nós não tivemos um problema tão grande. Quando temos caixa de câmbio, eixo de transmissão e pneu, temos alguma ressonância. Não estou culpando o chassi, temos de perceber a situação no dinamômetro também."
Plano de atualização
A Honda está trabalhando em um pacote de atualização para o motor que Hasegawa espera implementar no GP da Espanha, em maio.
"Se encontrarmos uma boa solução, vamos precisar mudar o motor para a quinta ou a sexta etapa", disse ele.
"Já conseguimos um bom nível de desempenho com o monocilindro, o que temos de fazer é transferir essa tecnologia para o V6. Embora ainda tenhamos que melhorar isso, temos alguma confiança que podemos alcançar esse nível."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.