Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari
Últimas notícias

Descubra os segredos da famosa curva oito de Istambul Park

O grande desafio do palco do GP da Turquia tem 8s5 de duração, pico de 5G e é contornada em 270 km/h em média

Curva 8 é o ícone de Istambul Park

Ainda que o GP da Turquia seja disputado há apenas seis temporadas, ela está entre as grandes: a curva oito se junta à Eau Rouge, Copse e Curva do Cassino no discurso dos pilotos como um dos ícones do calendário.

Também, pudera. Trata-se da curva mais longa do campeonato, com 640 metros – o equivalente a 12% da volta em Istambul Park – virando a 200 graus à esquerda, em alta velocidade, o que gera uma força centrípeta equivalente a cinco vezes a força da gravidade de pico e 3,5G de média.

Curvas mais longas do campeonato

Curva 2* Xangai 8s7
Curva 8 Istambul 8s5
Parabólica Monza 7s6
Curva 3 Barcelona 7s4

Além de desafiadora, a curva é importante para o tempo de volta, pois os 8s5 que os pilotos levam para contorná-la representam 10% do tempo de volta – e 40% do desgaste dos pneus a cada volta, principalmente no dianteiro direito. De acordo com os dados divulgados pela Mercedes, os pilotos fazem três tangências, sendo a mais lenta em 260 km/h, sendo que a média na curva é de 270 km/h.

Acertar o carro para a curva oito é um desafio a mais. É lógico que, quanto melhor a performance aerodinâmica do conjunto, mais rápido o piloto será nestes 8s5, mas o setor obriga a regulagens especiais de cambagem e de altura da parte traseira.

Isso porque a área tem muitas ondulações, principalmente nas duas primeiras tangentes, nas quais os pilotos são submetidos a forças com variação entre +0.5G e -0.8G, levando-os para cima e para baixo.  

*a curva 8 da Turquia é considerada mais longa pela relação velocidade/duração, uma vez que, em Xangai, a velocidade não é sustentada.

 
Artigo anterior Sam Michael deixará a Williams no final do ano
Próximo artigo Retrospecto na Turquia e evoluções no carro animam Felipe Massa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros