"Desenvolvimento não é mágica", avisa Alonso sobre Ferrari
Espanhol e Massa são cautelosos em relação ao salto que a Scuderia pretende dar em Barcelona: "melhora deve ser constante"
Olhando a tabela do campeonato de pilotos, Fernando Alonso é o piloto mais bem classificado da Ferrari, a apenas 10 pontos do líder. Mas todos em Maranello que a posição real do carro não é essa e a alta pontuação do espanhol em relação aos rivais tem muito a ver com a dispersão dos pontos nestas primeiras provas.
Por isso, se espera uma versão praticamente nova do F2012 para o GP do Barcelona, a ser testada na semana que vem, em Mugello. Os pilotos admitem que é necessário um grande passo adiante e lembram que as demais equipes não ficarão paradas, mas evitam colocar a corrida espanhola como um ‘ou vai, ou racha’ para a Scuderia.
“Em Barcelona, teremos mais peças. Precisamos testá-las para ver se funcionam. No Canadá, haverá mais, Mônaco... não existe nada que vá melhorar o carro em um segundo. Esse trabalho precisa ser constante, melhorando de um a dois décimos a cada passo, e precisamos fazer isso mais rápido do que os outros porque todos estão melhorando”, afirma Alonso, que é endossado pelo companheiro Felipe Massa.
“Precisa melhorar bem mais do que os outros, até porque, se melhorarmos o mesmo que os outros, nada muda. E ficando do jeito que está, sabemos que o pódio é algo muito difícil, longe do que pode acontecer com o carro que a gente tem hoje.”
Mesmo com a necessidade de recuperar o terreno perdido rapidamente, Alonso prega a calma no time .
“Não existe um botão mágico que você aperta ou uma peça mágica que você pode mudar e o carro fica competitivo, imediatamente. As peças vão chegar e tomara que façam o carro ser mais rápido, mas é preciso ficar calmos, deixar o pessoal trabalhar na Itália enquanto nós, nos GPs, maximizamos os resultados com o que temos em mãos.”
Alonso deixa claro que, com este carro, não tem condições de lutar pelo campeonato e que uma mudança precisa ser rápida.
“Estamos esperando dar um belo passo adiante. Estamos muito atrás, não estamos em posição de lutar pelo campeonato, então precisamos mudar essa situação e ser muito mais competitivos do que somos agora.”
“Espero que isso venha logo. Mugello vai ser um teste importante e Barcelona normalmente é uma das corridas em que todos trazem muitas melhorias. Também faremos isso, então espero que possamos dar um passo maior do que os outros, mas não saberemos até a tarde de domingo em Barcelona.”
Massa adianta que a direção do desenvolvimento do carro deve ser outra a partir do que está sendo produzido para a Espanha. “A gente tem uma ideia, mas não estamos felizes com o carro que temos. Por isso que o trabalho está sendo muito forte para mudar o caminho, porque ele não é fácil no momento.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.