Recomendado para você

F1 - Antonelli admite 'incerteza' para 2027: "Preciso mostrar desempenho"

F1 - Antonelli admite 'incerteza' para 2027: "Preciso mostrar desempenho"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Antonelli admite 'incerteza' para 2027: "Preciso mostrar desempenho"
F1: FIA altera regulamento de 2026 visando menor desigualdade entre fabricantes

F1: FIA altera regulamento de 2026 visando menor desigualdade entre fabricantes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: FIA altera regulamento de 2026 visando menor desigualdade entre fabricantes
F1: Hamilton critica rumores sobre suposta ida de Horner à Ferrari

F1: Hamilton critica rumores sobre suposta ida de Horner à Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Hamilton critica rumores sobre suposta ida de Horner à Ferrari
Bortoleto, Verstappen e Hamilton compartilham momentos especiais com os pais rumo à F1

Bortoleto, Verstappen e Hamilton compartilham momentos especiais com os pais rumo à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Bortoleto, Verstappen e Hamilton compartilham momentos especiais com os pais rumo à F1
Joey Mawson tranca perfil em rede social após ser acusado de abuso sexual contra enfermeira de Schumacher

Joey Mawson tranca perfil em rede social após ser acusado de abuso sexual contra enfermeira de Schumacher

Fórmula 1
Fórmula 1
Joey Mawson tranca perfil em rede social após ser acusado de abuso sexual contra enfermeira de Schumacher
Drugovich confirma que Stroll esteve "muito próximo" de desistir da F1 em 2024

Drugovich confirma que Stroll esteve "muito próximo" de desistir da F1 em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
Drugovich confirma que Stroll esteve "muito próximo" de desistir da F1 em 2024
F1 - Bortoleto fala sobre expectativas da Sauber para Austin: "Estamos testando coisas diferentes recentemente"

F1 - Bortoleto fala sobre expectativas da Sauber para Austin: "Estamos testando coisas diferentes recentemente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Bortoleto fala sobre expectativas da Sauber para Austin: "Estamos testando coisas diferentes recentemente"
F1: No páreo pelo título, Verstappen avalia chances de conquista em 2025

F1: No páreo pelo título, Verstappen avalia chances de conquista em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: No páreo pelo título, Verstappen avalia chances de conquista em 2025
Últimas notícias

Domenicali: F1 pode provar que tecnologia híbrida tem grande futuro na indústria

O novo CEO da F1 falou ainda que pretende adiantar ainda mais a introdução do novo motor, previsto para 2026, mas já colocado para 2025

Stefano Domenicali

O novo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, está confiante que a categoria pode provar que a eletrificação não é a única opção sustentável para o futuro dos motores na indústria automobilística, acreditando que os híbridos "têm um grande futuro".

A F1 usa motores V6 turbo híbridos desde o início da temporada 2014, após uma fase com os V8 aspirados. O objetivo da troca foi tornar a categoria mais relevante para as montadoras, pensando na transferência de tecnologia para o desenvolvimento de carros de rua.

Leia também:

Apesar de inicialmente a rota híbrida ser vista como a certa para a F1, o alto custo e a complexidade das unidades de potência atuais seguem sendo uma fonte de críticas. A nova geração de motores segue em planejamento para 2026, mas pode ser adiantada para 2025 com um design mais simples e mais barato.

Mas em meio ao foco da F1 na sustentabilidade e o seu impacto ambiental, Domenicali sentiu que a plataforma do esporte pode ser uma ótima vitrine para a tecnologia híbrida, mostrando às montadoras que existem alternativas para a eletrificação.

"A sustentabilidade pode ser vista em relação ao CO2, mas também está relacionada a diversas outras coisas. Então vamos focar em emissões ou em tecnologia", disse Domenicali em entrevista à Sky Sports F1

"Acredito que a F1 tem um grande futuro caso opte por mostrar que a eletrificação não é a única alternativa no mundo. Acho que a hibridização é um ótimo caminho e ainda terá um ótimo futuro".

"A Fórmula 1 precisa usar isso para garantir a volta das montadoras, mostrando que existem modos diferentes de ser sustentável. Isso é algo que quero focar com as equipes e as montadoras para o futuro, com atenção também aos gastos".

"O erro cometido no passado foi colocar a tecnologia como a principal prioridade, e não os custos".

Atualmente, a F1 conta com quatro montadoras, Mercedes, Ferrari, Honda e Renault, mas perderá a marca japonesa no final do ano. Domenicali disse que, enquanto a tecnologia e a eficiência dos motores da F1 já eram atrativos, a categoria precisa garantir que suas soluções futuras sejam também relevantes para a produção de carros de rua.

"Precisamos garantir que a tecnologia híbrida que será usada tenha relevância para carros de rua, e também que tenham um investimento necessário muito diferente. Não é possível manter o custo de um motor atual na F1. Acho que temos uma grande margem nisso".

"Um dos objetivos é que queremos nos unir com equipes e montadoras para adiantar o novo motor, até antes do que já é esperado. Acredito que isso seja possível".

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

LECLERC detalha como PILOTOS trabalham componente FUNDAMENTAL em um carro de F1

PODCAST: Vettel, Alonso, Ricciardo, Pérez ou Sainz? Quem entra em 2021 mais pressionado?

Artigo anterior F1: Alonso sonha poder “repetir bons anos” com Alpine
Próximo artigo F1: Jordan compara chegada de Vettel na Aston Martin com a de Hill em sua ex-equipe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros