Análise

'Efeito borboleta' na F1: Como aposentadoria de Vettel terminou em liderança de Piastri no mundial

Sequência de fatos desencadeados pela aposentadoria do tetracampeão levou o australiano ao topo da tabela de classificação em 2025

Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Se Sebastian Vettel não tivesse anunciado aposentadoria em julho de 2022, Oscar Piastri não seria o líder da temporada 2025 da Fórmula 1. Entenda o 'efeito borboleta' na principal categoria do automobilismo. 

Leia também:

Uma rápida pesquisa em buscadores online, é possível encontrar a definição do 'efeito borboleta': "a ideia de que uma pequena mudança inicial em um sistema complexo pode ter consequências muito grandes e imprevisíveis no futuro". Tudo bem, a aposentadoria de um tetracampeão mundial não é uma 'pequena mudança', mas conseguimos aplicar o conceito assim mesmo. 

Em julho de 2022, Vettel foi até as redes sociais - um ato que, por si só, já era grandioso - e anunciou que estaria se aposentando da F1 no fim da temporada. Pouco tempo depois, menos de um mês, Fernando Alonso chocou a todos revelando que se mudaria para Aston Martin no ano seguinte, ocupando a vaga deixada pelo alemão. Na época, o bicampeão corria pela Alpine. 

Um dia depois, a equipe de Enstone declarou que Oscar Piastri assumiria o lugar de Alonso. Até então, o australiano era uma grande promessa por ter se sagrado campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em sequência e era o reserva do time.

 

No mesmo dia, contudo, Piastri usou as redes socias para negar que se juntaria à Alpine na Fórmula 1, gerando uma das reações mais virais entre os fãs da categoria. 

 

Cerca de 20 dias depois, a McLaren anunciou a saída de Daniel Ricciardo da equipe - parceria bastante celebrada, mas que no fim das contas, não funcionou e iniciou uma queda de desempenho brusca por parte do ex-Red Bull - e a chegada de Piastri ao time de Woking foi concretizada em setembro daquele ano. 

2023 começou, Oscar era apenas um novato no grid e encontrou um esquadrão papaia tentando se reerguer na categoria, chegando a uma das viradas de ponto mais chocantes já vistas, conseguindo se tornar uma potência na segunda metade do campeonato. Naquele ano, o australiano terminou em 9º lugar na classificação de pilotos. 

Com a franca evolução da McLaren, 2024 marcou a temporada em que a equipe deu a volta por cima e apresentou o melhor carro do grid. O esquadrão de Woking foi coroado como campeã de construtores e, mesmo com os altos e baixos vividos pelo australiano, ele foi o 4º colocado com 294 pontos conquistados.

Atualmente, com cinco GPs realizados em 2025, o australiano soma três vitórias e é o atual líder do mundial, à frente do companheiro de equipe Lando Norris, com 99 pontos, 10 a mais que o britânico. 

 

Se Vettel não tivesse anunciado a aposentadoria, Alonso não teria se mudado para Alpine e Piastri não negaria que seria piloto da Alpine, consequentemente, Ricciardo não seria demitido e Oscar não se mudaria para McLaren, não evoluiria com a equipe e não seria líder do mundial. 

Há a chance de que Oscar Piastri seria parte da equipe papaia de qualquer forma, uma vez que o desempenho de Daniel já estava sendo bastante contestado e o australiano mais novo procurava uma oportunidade de ser titular, já que a Alpine não dava sinais de que se desfaria da dupla de pilotos daquele momento, Alonso e Esteban Ocon. 

Mas não dá para saber. Só sabemos que Sebastian Vettel deu o pontapé inicial. 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #331: Bortoleto, Hamilton e cia. | Com Maumau

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Isa Fernandes
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Mentalidades opostas dos pilotos da McLaren significam força ou fraqueza?
Próximo artigo VÍDEO: Confira trajeto do circuito de Madrid, que receberá etapa da F1 em 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros