Recomendado para você

McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
McLaren segue otimista em segurar Verstappen na disputa pelo título da F1: "Temos boas pistas pela frente"
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - "O penta vem!", "Seria legal, mas não vai rolar": Fãs opinam sobre duelo Verstappen x McLaren pelo título de 2025
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola

F3
F3
Clerot é 2º e Fefo Barrichello é 30º no primeiro dia de testes da F3 em Ímola
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Há 18 anos, Ferrari conquistava seu último título de pilotos com Raikkonen no Brasil
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP confirma retorno da Repsol ao Mundial em 2026; entenda
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego

NASCAR Cup
NASCAR Cup
VÍDEO: NASCAR revela traçado do circuito de rua na base naval de San Diego
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Seu Jorge, Thiaguinho e mais; confira programação completa da Fanzone para o GP de São Paulo
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto espera "deixar tudo para trás e focar" no GP do México
Últimas notícias

"Ele entende do que os pilotos precisam", diz Webber sobre Newey

Australiano explica o que faz do engenheiro da Red Bull o profissional mais cobiçado da Fórmula 1 hoje

Considerado a grande responsável pela primazia técnica alcançada pela Red Bull nas últimas três temporadas, com a conquista de três campeonatos e 34 vitórias, Adrian Newey tem como maior segredo a habilidade de ouvir os pilotos e de compreender o carro como um todo. É como define Mark Webber, que trabalha com o engenheiro desde que chegou na equipe, em 2007, e garantiu ao TotalRace que sua continuidade “tem muito a ver com a presença dele no time”.

O ciclo da Red Bull não é o primeiro vencedor da carreira de Newey, responsável também pelos carros dominantes da Williams no início dos anos 1990 e da McLaren no final daquela década. Colocado para escanteio no time de Woking após não conseguir lutar contra a Ferrari no início dos anos 2000, chegou ao time anglo-austríaco ao final de 2005.

“Sua força é o conhecimento do carro como um todo, dos pneus e dos pilotos. Ele entende o que os pilotos precisam e talvez essa seja sua principal força: ele nos ouve muito”, define Webber, que venceu todas as provas da carreira com carros do projetista.

“Ele se nega a acreditar que encontramos uma resposta definitiva. Ele sempre tenta melhorar. Mesmo quando eu e Sebastian terminamos em primeiro e segundo, depois da corrida, você olha para ele e é como se tivéssemos terminado em terceiro e quarto porque ele ainda quer melhorar, visando a corrida seguinte.”

O australiano lembra que Newey, de aparência pacata e frágil, não parece ser tão competitivo quanto é e nunca se foca somente em uma parte do carro para torná-lo mais rápido.

“Ele pode não parecer tão competitivo porque ele não aparenta ser. Mas ele é bastante competitivo e sempre tem ideias. Ele entende que são vários os aspectos do carro que o torna rápido. Não é só uma coisa. Você nunca o ouve dizendo que tem tudo a ver com a asa traseira e que temos de focar só nisso. Ele desenvolve o carro como um todo.”

Artigo anterior Lewis: "Senna sempre aproveitava os espaços e sou assim também"
Próximo artigo Para Domenicali, Massa mudou sua mentalidade após férias de agosto

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros