Em carro capaz, Massa luta contra mau retrospecto em Silverstone
Piloto brasileiro teve algumas de suas piores corridas na Fórmula 1 no circuito britânico; relembre o que já aconteceu.
O GP da Grã-Bretanha em Silverstone nunca trouxe muita sorte para o brasileiro Felipe Massa. Desde seu ano de estreia, em 2002, o piloto jamais conseguiu um pódio na pista. Vez por falta de performance, vez por azares, ele nunca andou bem - seu melhor resultado é um quarto em 2012. Inglaterra está ao lado de Canadá, Cingapura e Rússia na lista de países atualmente no calendário da F1 nos quais o vice-campeão de 2008 nunca foi top-3.
Isso pode mudar neste ano, já que, estreando um pacote técnico novo na última prova, a Williams confia em um bom resultado.
Enquanto isso, relembre alguns dos episódios que fizeram a corrida na Inglaterra ter um retrospecto tão ruim para Massa.
2002: Saindo de 11º, Massa teve sua primeira experiência ruim com a chuva em Silverstone. Já antes da primeira curva ele foi para a grama e deu dois giros completos em seu próprio eixo, se aproveitando da área de escape de asfalto da curva Copse para retornar em último. Ainda na primeira volta ele sairia da pista novamente, desta vez na antiga curva Priory. Logo em seguida, nas voltas 10 e 12, ele rodaria respectivamente na reta do Hangar e na Woodcote. Por fim, se encaminhando para a Bridge na volta 28, Felipe rodou novamente. Apesar de tudo, ele finalizou a prova em nono lugar.
2007: Saindo de quarto, Massa deixou seu motor apagar após a volta de apresentação. O piloto foi obrigado a sair dos boxes. Com o grande ritmo de sua Ferrari F2007, ele seria a grande atração da prova, ganhando várias posições antes de sua primeira parada. Ele ainda conseguiria salvar um quinto posto ao final da prova, a 0.7s do polonês Robert Kubica, quarto. Seu companheiro de Ferrari na época, Kimi Raikkonen, venceu o GP com propriedade.
2008: Com problemas que fugiram ao seu controle na Hungria em Cingapura, para muitos críticos Massa perdeu o título da temporada de 2008 nesta prova. Saindo de nono e na pista molhada, o piloto rodou logo na primeira volta chegando à Bridge. Dois giros depois, tentando se recuperar, Felipe rodou mais uma vez. Foi a segunda de cinco rodadas naquela tarde, que o fizeram terminar a prova em 13º lugar, a duas voltas do vencedor Lewis Hamilton. O inglês viria a ser o campeão daquela temporada.
2010: Na largada, Alonso lutava com Nico Rosberg quando perdeu terreno e Massa conseguiu a ultrapassagem na curva Becketts. Sem se dar por vencido, o espanhol acabou se tocando seguidamente com Felipe, o que culminou em um furo no pneu traseiro direito do brasileiro. Massa foi obrigado a ir ao pit lentamente. Ainda durante a prova, ele rodaria e teria de fazer uma parada extra após ter um pneu avariado. Tendo sua corrida completamente comprometida, Felipe finalizou em 15º.
2013: Vindo de duas provas ruins, Massa não passou do Q2 na classificação. No entanto, não foi um problema para o brasileiro, que pulou de 11º para quinto na partida. Porém, sua boa prova durou até a 11ª volta, quando foi uma das vítimas dos estouros dos pneus Pirelli naquele dia. Massa ainda se recuperou com a ajuda de dois Safety Cars e foi o sexto.
2014: Comemorando sua corrida de número 200, Felipe foi vítima de uma chamada errada da Williams na classificação marcada pela chuva intermitente. Isso fez com que ele seu companheiro Bottas ficassem no Q1. Na largada, o carro do brasileiro, por um problema mecânico, não saiu imediatamente. Ele ainda conseguiu fazer o carro pegar, só que logo na reta Wellington Kimi Raikkonen acertou o muro. Massa tentou desviar, mas não conseguiu e acertou a Ferrari do finlandês de lado, quebrando sua suspensão traseira. Um grande azar, já que o carro da Williams era capaz de conseguir um bom resultado naquela tarde. Atestando isso, Bottas chegou em segundo apesar de ter largado em 14º.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.