Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Em tempos de 'camaleões', pilotos mantêm capacetes tradicionais

Com desenhos que remetem à infância e às origens, Massa, Webber e Button contam de onde vêm as ideias de seus cascos

Há aqueles que gostam de mudar as cores a cada GP. Outros, não abrem mão de seus desenhos de infância. Mas o cuidado com a imagem que carregam é o mesmo. Os capacetes são a cara dos pilotos, muitas vezes trazendo consigo referências às origens ou a gostos pessoais.

Atualmente, a F-1 se acostumou a ver o camaleão Sebastian Vettel, que já apareceu com uma gama enorme de desenhos. E não é só ele: no último GP de Mônaco, houve homenagens de todos os tipos, desde a ídolos do passado, como Kimi Raikkonen fez a James Hunt e Jean-Eric Vergne a seu mentor Jean Alesi, como à cultura dos cassinos do Principado, que fez a cabeça de Fernando Alonso.

Porém, há uma turma que não gosta de novidades quando o assunto é pintura de capacete. Jenson Button até mudou suas cores na época de Brawn, mas seu “JB” com as cores da bandeira do Reino Unido viraram uma tradição. O verde e dourado, que representam o esporte australiano, também viraram marca registrada de Mark Webber e o desenho de Felipe Massa remete aos tempos de piloto de seu pai, Titônio.

“Ele costumava correr por diversão, mas a cor era diferente. Ele usava azul e laranja e eu mudei para azul, amarelo e verde, as cores do Brasil. Uso o mesmo desenho desde que comecei a correr”, lembra o brasileiro. “Claro que foi ficando mais ousado no decorrer dos anos, mas é parecido ao que era antes. Acho que o capacete é o rosto do piloto. Não gosto de mudar muito porque acho que deve ser similar a quando você começou.”

Mark Webber segue na mesma linha. O australiano fez seu desenho atual ainda na época da escola. “Era uma aula de ciências mas estava muito chato, então comecei a desenhar. Até lembro do nome da professora. Ela não ficou muito feliz, mas eu tinha algumas ideias, queria que tivesse as cores da bandeira da Austrália e o verde e dourado que usamos nos esportes. Claro que perdi um pouco do verde agora, porque a Red Bull não gosta muito. Não é sensacional, mas significa muito para mim e é algo que me acompanhou por toda a carreira. Vou começar e terminar com ele.”

Já Jenson Button usa o mesmo desenho desde 1994, quando tinha 14 anos. “Não fui eu quem desenhou e, apesar de ter mudado um pouco no decorrer dos anos, mantive a ideia da bandeira britânica no fundo. Tem um JB do lado, o que é obviamente pessoal. Mudei as cores algumas vezes, mas agora voltou ao padrão original, o que é muito legal.”

Artigo anterior Sauber fala em melhor temporada em 20 anos e não descarta vitória
Próximo artigo Senna revela dificuldade em encontrar janela de performance

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros