Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria
Últimas notícias

Em tempos de recordes de confiabilidade, Barrichello vê desafios

Brasileiro, que viveu os tempos em que completar a prova era desafio, acredita que evolução das indústrias aeronáutica e automobilística contribui para carros "inquebráveis"

Para Barrichello, Pirelli mudou a maneira de encarar as corridas

Disputando sua 19ª temporada na F-1, Rubens Barrichello já viu de tudo. Inclusive, viveu a evolução de uma época em que completar a prova sem quebrar pelo caminho já era um acontecimento, até os dias de recordes de confiabilidade de hoje. De acordo com o brasileiro, a realidade atual é um presente para os pilotos – e já vem, ao menos para os times grandes, de uns dez anos para cá.

“Você nunca tem 100% de certeza de que o carro vai aguentar terminar a prova. Mas a verdade é que, desde os meus tempos de Ferrari até hoje em dia, vivo essa realidade de que o carro é muito mais durável. Para o piloto, é algo até especial, porque permite que você acelere do começo ao fim da prova sem ter de cuidar de nada”, afirmou ao TotalRace.

Para Barrichello, a evolução de indústrias secundárias à F-1 ajuda em recordes como o do GP da Europa deste ano: foi a quarta vez na história da categoria em que todos os carros completaram a prova, mas, com o grid com 24 pilotos. Isso representou o recorde de número de carros que cruzaram a linha de chegada nos 61 anos da categoria. Isso, mesmo no calor de Valência.

“É resultado da evolução do material das peças, de tudo aquilo que a gente vive hoje, com os aviões na aerodinâmica, com os carros na parte mecânica. Acho que tudo isso faz parte dessa evolução da F-1 de modo que se consegue manter o carro vivo por muito mais tempo.”

Barrichello, porém, vê uma diferença na abordagem das corridas neste ano, devido ao alto desgaste dos pneus Pirelli.

“Neste ano, a gente está cuidando um pouco mais pelo efeito dos pneus, pois ele tem sido devastador no carro. Não que deixe o carro péssimo, mas você tem de saber lidar com eles para poder chegar ao número de voltas que quer dar.”

Essa realidade não valorizaria mais o trabalho dos pilotos mais antigos, que tinham de acelerar e ainda cuidar do carro? Para Rubens, cada época tem seu desafio.

“Acho que tudo tem o seu lado positivo que faz com que você tenha que guiar perto do limite, mas sem virar muito o volante, por exemplo. Tem essa coisa gostosa na categoria hoje em dia, mas é certo que os carros, em sua maioria, irão terminar a prova.”

Artigo anterior Tal avô, tal neto: Emerson e Pietro Fittipaldi falam de corrida
Próximo artigo Maria de Villota testa carro de 2009 da Renault na França

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros