Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1
Últimas notícias

Em tempos de recordes de confiabilidade, Barrichello vê desafios

Brasileiro, que viveu os tempos em que completar a prova era desafio, acredita que evolução das indústrias aeronáutica e automobilística contribui para carros "inquebráveis"

Para Barrichello, Pirelli mudou a maneira de encarar as corridas

Disputando sua 19ª temporada na F-1, Rubens Barrichello já viu de tudo. Inclusive, viveu a evolução de uma época em que completar a prova sem quebrar pelo caminho já era um acontecimento, até os dias de recordes de confiabilidade de hoje. De acordo com o brasileiro, a realidade atual é um presente para os pilotos – e já vem, ao menos para os times grandes, de uns dez anos para cá.

“Você nunca tem 100% de certeza de que o carro vai aguentar terminar a prova. Mas a verdade é que, desde os meus tempos de Ferrari até hoje em dia, vivo essa realidade de que o carro é muito mais durável. Para o piloto, é algo até especial, porque permite que você acelere do começo ao fim da prova sem ter de cuidar de nada”, afirmou ao TotalRace.

Para Barrichello, a evolução de indústrias secundárias à F-1 ajuda em recordes como o do GP da Europa deste ano: foi a quarta vez na história da categoria em que todos os carros completaram a prova, mas, com o grid com 24 pilotos. Isso representou o recorde de número de carros que cruzaram a linha de chegada nos 61 anos da categoria. Isso, mesmo no calor de Valência.

“É resultado da evolução do material das peças, de tudo aquilo que a gente vive hoje, com os aviões na aerodinâmica, com os carros na parte mecânica. Acho que tudo isso faz parte dessa evolução da F-1 de modo que se consegue manter o carro vivo por muito mais tempo.”

Barrichello, porém, vê uma diferença na abordagem das corridas neste ano, devido ao alto desgaste dos pneus Pirelli.

“Neste ano, a gente está cuidando um pouco mais pelo efeito dos pneus, pois ele tem sido devastador no carro. Não que deixe o carro péssimo, mas você tem de saber lidar com eles para poder chegar ao número de voltas que quer dar.”

Essa realidade não valorizaria mais o trabalho dos pilotos mais antigos, que tinham de acelerar e ainda cuidar do carro? Para Rubens, cada época tem seu desafio.

“Acho que tudo tem o seu lado positivo que faz com que você tenha que guiar perto do limite, mas sem virar muito o volante, por exemplo. Tem essa coisa gostosa na categoria hoje em dia, mas é certo que os carros, em sua maioria, irão terminar a prova.”

Artigo anterior Tal avô, tal neto: Emerson e Pietro Fittipaldi falam de corrida
Próximo artigo Maria de Villota testa carro de 2009 da Renault na França

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros