Recomendado para você

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Após ano desafiador, Zanon destaca lições de resiliência em seu primeiro ano na Carrera Sport
Porsche Cup: Veja o que disseram os campeões após a final da Sprint

Porsche Cup: Veja o que disseram os campeões após a final da Sprint

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Veja o que disseram os campeões após a final da Sprint
Antonella Bassani destaca ano de novidades na Porsche e Stock Car

Antonella Bassani destaca ano de novidades na Porsche e Stock Car

Porsche Cup
Porsche Cup
Antonella Bassani destaca ano de novidades na Porsche e Stock Car
Conteúdo especial

Emerson Fittipaldi celebra 'volta' a Indianápolis ao lado de lendas como Alonso e Andretti: "Sou um dinossauro no simulador"

Ícone na Fórmula 1 e na Indy, ex-piloto brasileiro está sendo 'treinado' pelo filho mais novo e mostra ansiedade para prova virtual

Emerson Fittipaldi

Bicampeão da Fórmula 1 e vencedor de duas edições da Indy 500, Emerson Fittipaldi concedeu entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram e revelou grande entusiasmo por sua 'volta' ao circuito de Indianápolis nos simuladores.

O ex-piloto brasileiro, que também venceu uma temporada da IndyCar, participará de uma edição virtual das 500 Milhas, enfrentando nomes lendários como Fernando Alonso e Mario Andretti, que correu com Emerson na F1. Fittipaldi, aliás, ficou empolgado durante os preparativos para a corrida virtual: "Estavam lá [no treinamento] Alonso e Andretti! O Mario estava andando comigo. É demais isso!".

Leia também:

Sem correr regularmente desde uma batida na Indy em 1996, Fittipaldi está 'sendo treinado' pelo filho mais novo, Emmo, que seguiu o gosto da família pelo automobilismo e também é piloto. "Meu coach é o Emmo. Ele evoluiu muito", disse Emerson.

O primeiro brasileiro a conquistar um título de F1 (pela Lotus, em 1972) mal pode esperar pelo 'retorno' à pista de Indianápolis. É o que você confere na imperdível entrevista no vídeo abaixo:

"Eles estão organizando as 500 Milhas de Indianápolis no simulador e pegaram vários pilotos de várias gerações, então hoje estavam lá Fernando Alonso, Mario Domínguez, Dario Franchitti, o [David] Brabham...".

"Mario Andretti! O Mario estava andando comigo. É demais isso! Hoje foi a primeira vez em que eu 'voltei' para Indianápolis. O carro é muito parecido com o carro de verdade guiando lá."

"Nós fizemos uma classificação de 5 [minutos] e duas baterias. A última demorou um pouco, mas estou aqui! E sábado, vão largar acho que 33 pilotos", revelou o brasileiro, campeão da Indy e vencedor de duas 500 Milhas de Indianápolis."

"Muito legal a gente poder correr em Indianápolis. É incrível. É tão bem feito que tem uma ondulação na curva 3 que é igualzinha. Eu lembro que tem a mesma ondulação de quando eu andava lá na curva 3. Todo mundo está entusiasmado."

"Eu sou um dinossauro no simulador. Quem é o meu coach, quem está me ensinando, é o Emmo [filho mais novo de Fittipaldi]. O Emmo está correndo, inclusive ele evoluiu muito."

"E é fantástica, porque o que se aprende no simulador... Por exemplo, você vai correr em Ímola... Quem nunca andou em Ímola e chega lá para correr de Fórmula 4, já está conhecendo a pista, as freadas e a ondulação de pista."

"É impressionante hoje a tecnologia. A vantagem de você andar e treinar. Não só conhecer a pista, mas ter a mão do carro e do equilíbrio. O carro [virtual] da Indy é muito parecido."

"Para dar vácuo, quando você está atrás de dois ou três carros, perde a traseira... Aí quando você está atrás, o carro sai de frente, por causa da turbulência", relatou Fittipaldi.

GALERIA: Confira 10 curiosidades sobre a carreira de Emerson Fittipaldi

Emerson nasceu em uma família que respirava velocidade: seu pai, Wilson, e sua mãe, Juzy, correram de moto e carro e foram figuras importantes no início do automobilismo brasileiro.
Ao contrário do que se diz, Emerson não foi o fator decisivo no título póstumo de Rindt em 1970. Seu triunfo nos EUA se deveu a um problema de Jacky Ickx – que devia vencer todos 3 GPs restantes para ser campeão.
Fittipaldi foi o único a terminar uma corrida na F1 com o Lotus 56B, na Itália em 1971. O carro era movido por uma turbina de helicóptero e não tinha nem câmbio e nem freio-motor. Mesmo tendo 150 cv a mais que os outros F1s da época, ele era ruim em curvas
Campeã oito vezes entre equipes e 12 vezes entre pilotos, a McLaren viu seus dois primeiros mundiais vindos pelas mãos de Emerson Fittipaldi, no ano de 1974.
O último pódio de Emerson na Fórmula 1 pode ser tido como uma bela passagem de bastão entre dois ídolos do automobilismo brasileiro. Aquela prova em Long Beach no ano de 1980 foi marcou a primeira vitória de Nelson Piquet.
Para ir ao funeral de Ayrton Senna, Emerson precisou se ausentar dos primeiros treinos livres para a 500 Milhas de Indianápolis de 1994.
Em 1995, o piloto acabou não se classificando para a Indy 500 após o carro da Penske não ter se adaptado bem à pista. Ele ainda tentou se garantir na prova com um carro da equipe Rahal, mas perdeu a vaga no grid para Stefan Johansson no Bump Day.
Após seu grave acidente em Michigan em 1996, que o fez encerrar a carreira na Indy, o ex-Beatle George Harrison gravou uma versão de Here Comes The Sun com letra dedicada a Emerson.
A última corrida disputada por Emerson na carreira foi em 2014. Ele andou na Ferrari #61 da AF Corse com o italiano Alessandro Pier Guidi e o norte-americano Jeff Segal.  O time finalizou em sexto e último na LMGTE-Am.
O clã Fittipaldi no automobilismo ainda segue. Pietro e Enzo, netos de Emerson, já competem nos carros, enquanto que seu filho mais novo, Emmo, atualmente inicia sua carreira no kart.
10

PODCAST Motorsport.com: Será o fim de Sebastian Vettel na Fórmula 1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Indy: Etapa de Toronto vira dúvida por proibição de eventos na cidade
Próximo artigo Indy divulga novo calendário para 2020 sem etapa de Richmond; veja

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros