Empresa revela capacete reforçado para a F1 em 2019
O primeiro capacete pronto para competir que segue o conceito de balística obrigatório para a F1 em 2019 foi revelado pela empresa italiana Stilo.
O novo design, que é resultado de quase uma década de pesquisa da FIA desde o acidente de Felipe Massa, na Hungria, em 2009, deve ajudar na proteção de cabeça para os pilotos.
O capacete tem a atual película de zylon que protege a testa substituída por uma peça integrada dentro do casco, o que faz com que a viseira fique 10mm mais baixa do que se vê atualmente.
Esses novos e reforçados itens aumentarão a absorção de energia em 25% e foram testados para suportar um projétil de 225g a 250 km/h. O capacete também passou por diversos testes balísticos militares.
Como a primeira versão do capacete da Stilo foi recentemente concluído, foi feito um teste de visibilidade com Valtteri Bottas no primeiro treino livre para o GP da Bélgica.
Em Monza, será a vez de Lance Stroll, embora o teste possa ser atrasado caso haja mau tempo na sexta-feira, devido às diferentes viseiras exigidas para cada situação.
Bottas disse que era importante que a tecnologia de capacetes continuasse evoluindo, já que a F1 se concentra majoritariamente em melhorias nos carros, como aconteceu com o halo.
“O halo foi uma proteção muito boa em Spa para Charles [Leclerc], mas ainda pode haver casos em que as pedaços atingem bastante”, disse Bottas.
“Quanto mais forte o capacete for, sempre é melhor. O regulamento para capacetes ficaram estagnados por muitos anos.”
“Eles querem mais segurança e precisam aguentar impactos maiores do que antes. É muito importante que os capacetes continuem se desenvolvendo. Sempre há margem para melhorar.”
Gerente geral da Stilo, Guglielmo Belotti disse que sua empresa conseguiu produzir o capacete com as restritas homologações sem que houvesse ganho de peso, e Bottas não reportou problemas de visibilidade.
“O retorno foi absolutamente idêntico ao do antigo”, disse, ao Motorsport.com.
“O importante é que, mesmo que isso seja mais seguro que a especificação anterior, pudemos conseguir o resultado sem que houvesse ganho de peso. Então, o atual capacete é o mais leve da F1, e esse, em condições de corrida, é idêntico.”
Stilo ST5 Zero helmet
Photo by: Uncredited
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.