Engenheiro de Massa relembra derrota na última corrida de 2008 para Hamilton: “chorei por uma hora após a prova”
Em Live com piloto brasileiro, Rob Smedley lembrou como geriu situação com Ferrari no GP do Brasil de 2008
O Mundial de 2008 da F1 certamente entrou para a história como um dos mais emocionantes, com a disputa até o final da corrida em Interlagos entre Lewis Hamilton e Felipe Massa. O brasileiro chegou a ser campão durante 38 segundos, após a cruzar a linha de chegada em primeiro até o inglês finalizar a prova em quinto, tendo conseguido superar Timo Glock na última volta (veja vídeo sobre pilotos que mereciam ter sido campeões abaixo).
Parceiro de Massa no período em que esteve na Ferrari e Williams, Rob Smedley foi o convidado do brasileiro em uma Live no Instagram, com ambos relembrando momentos em que atuaram juntos, especialmente na temporada de 2008.
Massa e Ferrari chegaram ao Brasil sete pontos atrás de Hamilton, na época em que o vencedor conseguia no máximo 10 pontos, bastando ao inglês terminar na quinta colocação. O engenheiro revelou ao piloto que tentou ao máximo tirar a pressão de todo o resto da equipe.
“Me lembro que havia uma grande diferença de pontos para a McLaren, eles tinham um ótimo carro e o campeonato estava nas mãos deles”, disse Smedley. “Me lembro de levar os mecânicos e engenheiros para um jantar quando ainda estávamos na Itália, e disse a eles que tínhamos que ir a Interlagos e nos divertir. Foi uma maneira de tirar a pressão, de relaxar e fazer a melhor corrida possível, como de fato foi, do início ao fim, o carro estava perfeito desde a sexta-feira.”
A loucura da última volta em Interlagos afetou todos aqueles que estavam envolvidos, exceto Massa e Smedley.
“Eu tinha plena consciência do que estava acontecendo. Nosso engenheiro de performance, Giuliano, estava conversando comigo a todo momento, me dizendo onde Lewis estava, em um diálogo normal, sem emoções ou qualquer outra coisa, porque estávamos trabalhando ainda.”
“Eu estava observando e o GPS não era muito exato. Então, você (Felipe) cruzou a linha de chegada e os carros estavam ainda na curva 12, antes da última curva, e vi Lewis chegando. Todo mundo começou a pular de alegria em cima de mim, gritando ‘conseguimos! Conseguimos! Campeões do Mundo!’. Vi a McLaren cruzar à frente e as pessoas continuaram pulando em cima de mim e eu disse ‘não, não, não conseguimos’. Eu ainda estava trabalhando, tinha que lidar com aquilo, falei com você e tudo mais.”
Se mantendo frio e focado durante todos os momentos decisivos, Smedley admitiu que não se segurou assim que a poeira do momento baixou.
“Depois disso, quando tudo acabou, consegui um tempo para mim, fui a um lugar quieto e chorei por cerca de uma hora, estava comigo mesmo, não havia ninguém lá. Me lembro de ter ligado para minha esposa, Lucy, e estava muito difícil de falar com ela porque eu estava muito triste. Esse foi o momento mais devastador da minha carreira até então.”
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
Relembre toda a carreira de Felipe Massa na F1
PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.