ESPECIAL: Como poderá ser o carro da F1 no futuro
Um livro de regras da Fórmula 1 aberto é uma perspectiva tentadora para projetistas e engenheiros
A McLaren Applied Technologies revelou a mais extrema e abrangente visão sobre o futuro da F1, com desenhos dos carros da categoria em 2050.
Embora tenha ido muito além de seu carro-conceito central, o MCLExtreme, não foi o primeiro alguém tirou o máximo de tal liberdade de projeto. Alguns conceitos se concentraram no desempenho e outros na preparação para mudanças de curto e médio prazo.
Vamos começar com algo que não é estritamente uma visão do futuro potencial da F1, mas deu o tom para carros-conceito contemporâneos.
Red Bull X2010
Projetado em 2010
OK, este não é um protótipo de Fórmula 1. Juntando -se ao produtor do Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, foi oferecido a Adrian Newey a chance de projetar "o carro de corrida mais rápido da Terra" sem a restrição dos regulamentos.
As rodas são cobertas, com uma cobertura longa e carenagem firme para minimizar a resistência do ar. Uma turbina a gás dirige o carro com quase 1500bhp, enquanto Newey implementou um "ventilador" na parte de trás do carro, semelhante ao Brabham BT46B para maior downforce.
Aparecendo pela primeira vez no Gran Turismo 5, Sebastian Vettel rodou o circuito de Suzuka em 1min11s540 - quase 20 segundos mais rápido do que o tempo da pole em 2009.
McLaren MP4-X Concept
Projetado em 2015
A McLaren mergulhou no mundo da imaginação, vindo de uma temporada sombria de 2015 com o conceito MP4-X.
O MP4-X talvez tenha vindo como uma visão idealista de como o futuro da F1 deveria ser. Ao contrário do MCLE, ele é construído em torno de um motor a combustão interna, mas com "combustíveis supereficientes" para melhorar a eficiência térmica do trem de força.
Uma cobertura da roda melhora a aerodinâmica, pois o carro combina a tecnologia híbrida com painéis solares em cima dos sidepods. Há também aerodinâmica ativa, emparelhada com um "outdoor digital complexo", direcionando anúncios especificamente para cada espectador.
A McLaren fez uma reforma no MP4-X no ano passado, para combinar com sua decoração de 18 anos.
Renault R.S. 2027 Vision
Projetado em 2017
Desenvolvida com a temporada 2027 em mente, a Renault propôs um carro-conceito dramático com linhas limpas e aparência agradável, oferecendo um design com menos dependência da aerodinâmica.
O carro contém suspensão ativa, permitindo que os engenheiros pré-programem a reação do carro em resposta ao movimento e superfície da pista e aerodinâmica ativa.
Assim como os conceitos anteriores, também tem uma cobertura, e o piloto está contido em uma célula de segurança quase transparente para mostrá-lo ao público.
O powertrain é baseado nos desenvolvimentos atuais, mas é aumentado com dois sistemas de recuperação de 250kW para trazer a potência até quase 1300bhp.
Fórmula 1 2021
Projetado em 2017
Depois de ser adquirida pela Liberty Media, a Fórmula 1 adotou uma abordagem muito mais proativa para moldar seu próprio futuro e alguns de seus projetos para 2021 já estarão ns máquinas de 2019.
A F1 revelou três diferentes conceitos sugeridos para a temporada de 2021, nos quais deve passar por uma revisão dramática. Todos os três apresentam apenas três elementos em asas frontais mais simplificadas, enquanto a carenagem é esculpida e bem feita.
O halo é visivelmente retido, e o terceiro conceito apresenta uma gama de condicionadores de fluxo para gerenciar a esteira de pneus atrás das rodas. Embora as regras de 2021 ainda estejam sendo trabalhadas, as rodas de 18 polegadas vistas já estão confirmadas para aquela temporada.
McLaren MCLExtreme - MAT's Future Grand Prix
Projetado em 2019
Um carro elétrico com tração traseira que chega a 500 km/h, alimentado por uma "bateria dobrável", com aerodinâmica que "mudança de forma" que incluiria um co-piloto com inteligência artificial e "pneus auto-regenerativos" era apenas o cartão de visitas desta ampla visão do futuro da F1.
Parece absurdo, e é, mas o olhar profundo da McLaren Applied Technologies em que o carro, o piloto, as pistas e as experiências dos fãs poderiam evoluir estava enraizado em muita ciência, não apenas em fantasia.
Sua ideia de circuitos de corrida futuristas inclui curvas inclinadas, pitlanes com capacidade de carga de bateria e circuitos que podem se adaptar a condições climáticas extremas e ter "zonas de apagão sem comunicação ou assistência de inteligência artificial para o piloto."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.