Nostalgia

ESPECIAL: Ícone da Minardi se apaixona - e reforma - carro de 6 rodas da Tyrrell

Pierluigi Martini exibe toda sua dedicação com o Tyrrell P34 que pertenceu a Ronnie Peterson nos anos 1970

Ronnie Peterson, Tyrrell P34-Ford

O ex-piloto da Fórmula 1, Pierluigi Martini, tem um lugar especial no coração dos fãs da Minardi, afinal, ele foi o piloto que fez parte da estreia da equipe em 1985, marcou o primeiro ponto do time em 1988 e conseguiu a primeira fila em 1990. Mas este personagem tem seu próprio caso de amor: seu orgulho e alegria é um Tyrrell P34 de Ronnie Peterson.

O italiano, de 57 anos, trouxe o famoso veículo de seis rodas para a edição deste ano do Historic Minardi Day em Imola. Pierluigi considera o carro "uma joia mecânica" na história da F1.

Ele fez uma reforma completa da máquina de 1977, e depois de horas de trabalho duro, ele até foi à Austrália para encontrar alguns detalhes para torná-la perfeita.

Ronnie Peterson with the six-wheeled Tyrrell P34

Ronnie Peterson with the six-wheeled Tyrrell P34

Photo by: David Phipps

Tyrrell P34

Tyrrell P34

Photo by: PhotoCiabatti

Ronnie Peterson, Tyrrell P34

Ronnie Peterson, Tyrrell P34

Photo by: David Phipps

“O carro é totalmente original”, diz Martini, claramente orgulhoso de seu trabalho. “O volante é o que Ronnie usou.”

“Consegui recuperar o assento de Patrick Depailler, companheiro de equipe de Peterson. Eu não poderia guiar com o assento de Ronnie, por causa da diferença de nossa altura."

Pierluigi Martini, Brabham BMW

Pierluigi Martini, Brabham BMW

Photo by: JEP / LAT Images

Tyrrell P34

Tyrrell P34

Photo by: Franco Nugnes

Martini está literalmente apaixonado pelo Tyrrell P34, que foi reformado de acordo com a especificação exata do GP do Japão de 1977, a última corrida do carro projetado por Derek Gardner e modificado por Maurice Philippe.

O carro venceu o GP da Suécia de 1976 com Jody Scheckter e, ao longo de suas 30 corridas, conquistou uma pole position, três voltas mais rápidas, 14 pódios e 100 pontos. Gardner havia convencido Ken Tyrrell a permitir que ele criasse um carro com quatro pneus dianteiros menores, certo de que tivesse menos arrasto, já que a asa dianteira cobria a resistência do ar dos pneus dianteiros.

The front wheels of Pierluigi Martini's Tyrrell P34

The front wheels of Pierluigi Martini's Tyrrell P34

Photo by: Franco Nugnes

O carro, que apresentava o tradicional motor Ford-Cosworth DFV da época, mostrava grande agilidade nas curvas, mas era difícil de controlar durante a frenagem e sofreu alguns problemas de resfriamento do motor. Para resolver o último problema, os técnicos da Tyrrell mudaram os dois radiadores para a frente do chassi.

"Eu acho que é um carro incrível", diz Martini. “Em 1977, Philippe decidiu ampliar a largura da roda porque a Goodyear não desenvolveu os pneus dianteiros de 10 polegadas. Então, houve alguns problemas de estabilidade na frente.

“A Avon, que atualmente cria pneus para as corridas de F1 históricas, produziu alguns pneus dianteiros incríveis, então voltei para a pista com a roda de especificação anterior de Gardner, e encontrei um equilíbrio surpreendente que faz com que esse carro de F1 seja muito bom de guiar. Tenho certeza de que se a Tyrrell tivesse a possibilidade de usar os pneus corretos, teria vencido o título.”

“A renovação do carro foi difícil, porque em 1977 eles modificaram o carro, então eu só tinha os desenhos [da especificação anterior], então foi difícil para mim encontrar algumas coisas. Por sorte, pude conversar com o projetista da Tyrrell, que esclareceu algumas das minhas dúvidas.”

Ronnie Peterson, Tyrrell P34

Ronnie Peterson, Tyrrell P34

Photo by: David Phipps

Race winner Keke Rosberg, Williams, second place René Arnoux, Ferrari, third place Elio de Angelis, Lotus

Race winner Keke Rosberg, Williams, second place René Arnoux, Ferrari, third place Elio de Angelis, Lotus

Photo by: Williams F1

Minardi M189

Minardi M189

Photo by: PhotoCiabatti

De acordo com Martini, os carros dos anos 1970 eram muito mais fáceis de guiar do que aqueles que ele pilotava nos anos 1980 e 1990: “Eu dei algumas voltas em Imola [no Tyrrell] sem nenhum esforço físico. Agora eu entendo porque alguns pilotos fumavam 40 cigarros por dia e eram competitivos!”

“O 'seis rodas' é dócil. Você coloca as rodas exatamente quando quiser e não há reações estranhas. Quanto mais poder você der, mais poder ele pede.”

Martini diz que este carro é especial não só pelo seu layout exclusivo de seis rodas, mas pelo fato de ele ter corrido pouco antes das eras do efeito do solo e turbo, o que mudou tudo.

Ele acrescenta: “Claro, não apenas para o turbo, que foi representativo na década seguinte, nos anos 1980, tudo mudou devido ao efeito solo e à predominância da aerodinâmica. Carros se tornaram mais exigentes. Então, para mim, o P34 é uma verdadeira joia, porque representa um momento único.”

Ronnie Peterson, Tyrrell P34-Ford

Ronnie Peterson, Tyrrell P34-Ford

Photo by: LAT Images

Steering wheel Tyrrell P34

Steering wheel Tyrrell P34

Photo by: Franco Nugnes

Tyrrell P34

Tyrrell P34

Photo by: Franco Nugnes

The six wheeled Tyrrell P34-Ford chassis in the paddock

The six wheeled Tyrrell P34-Ford chassis in the paddock

Photo by: LAT Images

Martini diz que agora não sabe se guia seu carro de forma competitiva, no GP Histórico de Mônaco.

"Eu até perguntei se eu poderia fazer uma cópia do carro, mas os regulamentos da corrida em Mônaco só admitem carros originais, então eu deixo passar", ele diz. "Eu não quero estragar todo o trabalho duro que fiz para fazer uma única corrida!"

Ronnie Peterson, Tyrrell P34, in the Monaco GP

Ronnie Peterson, Tyrrell P34, in the Monaco GP

Photo by: David Phipps

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