Estrategista da Mercedes: "O que Hamilton faz em 2 voltas, Rosberg precisava de 1000"
Em entrevista ao Beyond the Grid, podcast oficial da F1, James Vowles falou sobre a rivalidade entre Hamilton e Rosberg e a passagem de Schumacher
A rivalidade entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na temporada 2016 da Fórmula 1 segue dando o que falar, mesmo anos depois da aposentadoria do alemão. E em entrevista ao podcast oficial da F1, Beyond the Grid, nomes importantes da Mercedes, como o estrategista-chefe James Vowels fez comparações entre os dois pilotos.
Nos primeiros anos do domínio da Mercedes na F1, Rosberg acabou caindo para o papel de segundo piloto, mesmo sendo o piloto mais velho na equipe. Mas em 2016 acabou encontrando uma maneira de superar Hamilton para conquistar o título.
Segundo Vowels, os dois eram melhores amigos na infância e, aos poucos, tornaram-se inimigos por causa da competitividade, e havia uma grande diferença entre eles.
"Se você desse a Nico 1000 voltas, ele alcançaria gradualmente um desempenho extraordinário. Se você der a Lewis duas voltas, ele faz o mesmo imediatamente. Nico brilhava quando você dava a ele tempo e percebe o que seu companheiro de equipe está fazendo".
Em 2016, apenas Hamilton e Rosberg estiveram na luta pelo título, com o alemão levando a melhor com cinco pontos de vantagem, apesar de ter vencido "apenas" nove provas contra dez do britânico. Logo após levantar a taça, Rosberg chocou o mundo ao anunciar sua aposentadoria.
"Toto nos chamou em seu escritório", disse Vowles sobre a aposentadoria de Rosberg. "Não sabíamos o que esperar. Mas se Toto tivesse nos pedido para adivinhar sobre o que aquilo se tratava, eu não acertaria. Foi um momento muito estranho".
"Mesmo hoje é difícil entender porque ele optou por sair. Porque mesmo supondo que jamais venceria Lewis novamente, ele tinha um bom carro, venceria corridas e seguiria fazendo parte de uma equipe que fez um ótimo trabalho".
Vowles voltou ainda mais no tempo para falar sobre o retorno de Michael Schumacher ao grid, correndo pela Mercedes entre 2010 e 2012 junto de Rosberg e com Ross Brawn à frente. Apesar do valor inestimável, o alemão não estava em sua melhor forma.
"Meu coração fica realmente despedaçado, porque era o tipo de pessoa que todos queriam ver vencendo corridas, porque merecia e se esforçava muito pela equipe".
Com a saída de Schumacher, o caminho ficou livre para a chegada de Hamilton em 2013, um momento que mudou toda a dinâmica da equipe.
"Ele tinha uma personalidade muito diferente quando chegou. Ele era como um mercenário, que estava ali para vencer corridas. A vontade de vencer não desapareceu, mas o que ele percebe é que se faz isso com a equipe, e com isso você se torna o maior atleta que existe. Não pode confiar apenas em si próprio".
Também presente na edição do Beyond the Grid, o engenheiro-chefe Andrew Shovlin também falou sobre a mudança de Hamilton.
"No início, ele tinha um desejo implacável de vencer todas as corridas. Ele mostrou isso com sua pilotagem, apenas acelerando e acelerando sem parar. Acho que ele está se tornando mais estratégico. Ele pensa no campeonato desde a primeira volta da primeira corrida".
"Ele não está acostumado a perder corridas porque não é de sua natureza. Claro, sua abordagem e mentalidade também são importantes. Tudo é calculado com antecedência e pensado meticulosamente".
"Se alguém lhe fizer uma pergunta sobre os erros de Lewis, você tem que voltar e pensar nas temporadas anteriores para lembrar de um exemplo. Seu objetivo é a perfeição e isso é difícil de alcançar. É isso que ele tenta alcançar".
TRETA entre Hamilton e Russell? O que há de VERDADE em rumor NÃO DESMENTIDO por chefe da MERCEDES
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Um sorriso mesmo sem vitória? Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mas sem grandes resultados?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.