Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Estreantes de 2001, Alonso e Raikkonen tiveram caminhos opostos

Pilotos disputaram o campeonato diretamente em duas ocasiões e correram pelas mesmas Renault/Lotus, McLaren e Ferrari

A decisão da Ferrari em unir dos campeões do mundo pela primeira vez desde Alberto Ascari e Giuseppe Farina coloca frente a frente dos pilotos que já disputaram diretamente dois campeonatos mundiais. Em 2005, deu Fernando Alonso; em 2007, Kimi Raikkonen.

PRIMEIROS ANOS

Os dois apareceram como meninos prodígio e fizeram apenas dois anos de monopostos antes de estrear na Fórmula 1. No caso de Raikkonen, foram só 23 corridas no final, contando Fórmula Ford e Fórmula Renault. Estrearam na Fórmula 1 juntos, em 2001, com Alonso pela nanica Minardi e Raikkonen pela Sauber, com resultados que chamaram a atenção logo de cara.

ALONSO NA RENAULT x RAIKKONEN NA MCLAREN

Logo na segunda temporada, Alonso e Raikkonen foram para equipes maiores, mas não tiveram resultados de imediato: o espanhol passou a temporada 2002 como piloto de testes, enquanto o finlandês sofreu com uma temporada difícil do time de Woking.

Porém, no ano seguinte, no mesmo GP da Malásia em que Alonso conquistou sua primeira pole e pódio, Raikkonen chegou à primeira vitória, façanha que o espanhol também conseguiria meses depois, no GP da Hungria.

A temporada de 2004 seria totalmente dominada pela Ferrari, mas ainda assim Alonso terminou o ano em quarto e Raikkonen, em sétimo. Mudanças no regulamento, no ano seguinte, dariam a chance para Renault e McLaren pularem na frente do time italiano e seus pilotos mostraram que, mesmo ainda jovens – Alonso tinha 23 e Raikkonen, 25 – dariam conta do recado.

Com sete vitórias para cada lado, a briga só não foi até a última prova pelas quebras do motor Mercedes do carro do finlandês, ao passo que a consistência de Alonso o fez liquidar a fatura no GP do Brasil, a três provas do final.

Em 2006, a McLaren deixou a desejar e Raikkonen acabou o ano sem vitórias, enquanto Alonso lutou até a última prova com Schumacher e conquistou o bicampeonato. Ao final da temporada, a dança das cadeiras novamente colocou os dois frente a frente: Alonso na McLaren e Raikkonen na Ferrari.

ALONSO NA MCLAREN X RAIKKONEN NA FERRARI

Tanto Fernando quanto Kimi começaram o ano com dificuldades com os pneus Bridgestone, novidade para ambos, mas se recuperaram ao longo da temporada. Melhor para o finlandês, que ficou longe das brigas políticas que o espanhol comprou na McLaren, venceu as últimas duas corridas e venceu o campeonato por um ponto. Outro grande personagem da temporada foi Lewis Hamilton, que dividiu as atenções com Alonso na McLaren.

As tensões internas acabaram causando o rompimento do contrato de Alonso no time inglês e o espanhol retornou à Renault, longe da briga por títulos. Enquanto isso, Raikkonen começou bem a temporada 2008, mas perdeu terreno frente a Felipe Massa no decorrer do ano e acabou atuando como escudeiro do brasileiro no final da temporada, invertendo a situação do ano anterior. Terminou o ano com duas vitórias e o terceiro lugar no campeonato. Curiosamente, Alonso também venceu duas vezes naquele ano, sendo uma das vitórias em Cingapura, prova que ficou conhecida pelo Crashgate.

Tanto a Ferrari, quanto a Renault caíram de produção em 2009 e Raikkonen conquistou apenas uma vitória, em Spa-Francorchamps, e outros quatro pódios. A Alonso restou um solitário terceiro lugar em Cingapura. Após criticar o finlandês por falta de comprometimento durante toda a temporada, o time italiano quebrou seu contrato e chamou justamente o espanhol para seu lugar. Kimi, então, decidiu disputar o Mundial de Rali, onde ficou nas temporadas 2010 e 2011.

ALONSO NA FERRARI x RAIKKONEN NA LOTUS

Os dois voltaram a se encontrar na pista em 2012, quando o finlandês retornou à categoria pela ex-equipe de Alonso, a Renault, rebatizada Lotus. Depois de chegar muito próximo de repetir o feito de Kimi e ser campeão pela Ferrari logo em seu primeiro ano, Alonso voltou a disputar o título, perdendo novamente na última etapa.

O espanhol venceu três provas no ano, contra uma de Raikkonen, que ainda assim manteve-se na briga até as últimas etapas e foi terceiro colocado, surpreendendo pela velocidade e consistência demonstradas logo em seu retorno. O ano seguinte não seria diferente, com ambos os pilotos maximizando os resultados para seus respectivos times e se colocando como os rivais mais próximos de Sebastian Vettel, junto de Hamilton.

Artigo anterior Kimi Räikkönen se diz feliz em volta a Maranello
Próximo artigo Saiba como foi a reação à contratação de Kimi pelo mundo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros