Recomendado para você

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024
Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?

Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Quem são os candidatos ao título da NASCAR em Phoenix?
NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Rubinho lidera primeiro treino da Special Edition no Velocitta

Ex-piloto da Ferarri detona F1 atual por penalidades: "Não existe alegria"

Jacky Ickx, que correu pela escuderia nos anos 60 e 70, criticou a rigidez da categoria em momentos como o de Hamilton carregando a bandeira do Brasil em SP

Jacky Ickx

Em longa entrevista à mídia belga RTBF, entre os GPs de São Paulo e Catar, Jacky Ickx expressou com veemência seu ponto de vista como ex-piloto no duelo de Max Verstappen e Lewis Hamilton pelo título da Fórmula 1 de 2021. O antigo nome da Ferrari disse que a categoria vive "um momento excepcional em termos de competição", mas criticou as penalidades como danosas à essência do esporte.

Seus comentários vem na esteira da discussão a respeito da batalha entre os dois na volta 48 de Interlagos, onde muitos pediram uma punição ao holandês da Red Bull por alongar a tangência e ir para fora da pista com o britânico da Mercedes. Segundo Ickx, a disciplina se tornou rígida.

Leia também:

"Pessoalmente, estou frustrado com a F1 e, em particular, com as regras atuais do que deveria ser, para mim, uma luta", comentou o belga. "É uma batalha entre homens que assumem um risco, a 300 km/h ou mais. O andamento das provas é arbitrado por pessoas de boa vontade mas que, a meu ver, nunca pilotaram carros de corrida."

"Não estou certo de que possamos, em nome da segurança reforçada, tratar as provas como um acidente de trânsito. Rompemos o ímpeto essencial, combatividade e a própria natureza deste esporte com uma sucessão de punições e multas."

O que Ickx considera um excesso de rigidez também o afeta além da pista, já que ele é um daqueles que não entende as penalidades exemplares que foram aplicadas no Brasil pelas infrações de Verstappen no parque fechado e Hamilton na volta após a bandeirada.

"Acho incrível que nos atrevamos a penalizar com uma multa de 50.000 € por colocar o dedo na asa do carro de seu oponente", criticou o piloto. "É também espantoso punir Hamilton com 25.000 €, se for verdade, por tirar o cinto para carregar a bandeira do Brasil em homenagem a Senna. Há algo lá que não funciona. Não existe a alegria da vitória, apenas constrangimentos que, para mim, são inexplicáveis."

“Porque hoje a MotoGP faz tanto sucesso? Ainda há liberdade, pilotos que se apreciam e estão felizes em se ver, que correm o risco de cair, que não têm medo de fazer esperar a cerimônia de entrega de prémios. Porque às vezes dura, mas com entusiasmo do público!"

"É empolgante os campeões que não têm medo de se esgotar com a máquina, de dar cavalos de pau ou parar aqui e ali. Valentino [Rossi], por exemplo, tem 25 anos de felicidade, entusiasmo e fantasia. Ainda existe isso na Fórmula 1?", indagou para concluir.

ALONSO na RED BULL? Veja 'FLERTES' do piloto com equipes da F1 e saiba como ele quase parou na BRAWN

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #148: O jogo virou a favor da Mercedes? Quem é o favorito ao título?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ferrari "nunca comprometeu" carro de 2022 na luta pelo 3º lugar no Mundial de 2021 contra McLaren
Próximo artigo F1: Hamilton se movimenta para seguir na Mercedes mesmo após aposentadoria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros