Análise

F1: 137 penalizações foram distribuídas por troca de componentes do motor em 2022

Desde que a categoria introduziu um limite para uso da peças da unidade de potência, as penalidades se tornaram um detalhe crucial em cada categoria

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, George Russell, Mercedes W13, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, the rest of the field at the start

O início do congelamento dos motores na Fórmula 1, de 2022 a 2026 - quando entra a nova era de regras das unidades de potência entra em vigor, poderia ter sido um momento de calmaria na categoria, já que as equipes precisam manter o mesmo design por vários anos. 

Leia também:

No entanto, um total de 36 penalidades no grid - advindas das 137 vezes que os pilotos excederam os limites de componentes do motor, mostraram o desafio que as equipes ainda enfrentam para se manter dentro dos limites. Nas contas, foram 20 ocasiões em que os pilotos foram enviados para o fim do grid e, ao todo, 135 perdes de posições no grid como resultado de todas essas mudanças.

Yuki Tsunoda da AlphaTauri foi o mais atingido. Ele foi 'mandado' para o fim do grid ou para começar a corrida do pit lane em três ocasiões. Além disso, o piloto japonês recebeu uma punição com cinco posições por troca da caixa de câmbio e uma de dez por levar cinco reprimendas, embora não tenha cumprido a última porque já largaria nas últimas posições na Itália.

O desafio de Charles Leclerc pelo título mundial também não foi fácil, graças ao número de vezes que ele teve que 'cair' no grid. Devido aos grandes problemas de confiabilidade da Ferrari no meio da temporada, o monegasco teve que largar de trás duas vezes (Canadá e Bélgica) e recebeu dez posições de pênalti em Austin.

Seu companheiro de equipe Carlos Sainz foi enviado para o final do grid duas vezes (na França e na Itália) e levou uma penalização de cinco posições uma vez (Brasil). Os pilotos da Alpine em 2022, Fernando Alonso e Esteban Ocon, foram movidos para o final do grid duas vezes e também receberam outra penalidade de cinco posições.

O campeão mundial Max Verstappen (Red Bull) só precisou largar do final na Bélgica, que na verdade acabou se tornando a 14ª posição devido ao grande número de mudanças que foram feitas por outros pilotos. Ele também foi punido com cinco posições em Monza.

Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, foi oficialmente 'derrubado' para o final do grid uma vez, mas conseguiu +20 e +15 posições em duas outras corridas - o que é praticamente a mesma coisa que ser enviado para trás diretamente. 

Mick Schumacher (Haas) começou do fim uma vez, na Bélgica, e recebeu outras 15 posições em Monza.

Boas notícias para Mercedes

Apesar do grid usar até 137 elementos extras do motor, houve pilotos e até equipes inteiras que passaram a temporada sem penalidades. A Aston Martin permaneceu completamente dentro da cota com seus dois pilotos Sebastian Vettel e Lance Stroll, enquanto a Williams também se deu bem com seus elementos para Nicholas Latifi e Alexander Albon.

O único outro piloto que não sofreu punição de posição por conta de penalidade no motor foi Daniel Ricciardo. O tema comum entre as equipes e pilotos acima é que todos eram 'movidos' pela Mercedes.

No entanto, apesar de a montadora alemã se manter dentro de sua alocação com os clientes, em sua equipe de trabalho houve uma mudança em cada carro. Lewis Hamilton largou na retaguarda em Monza, enquanto George Russell pegou sua nova unidade direto do pit lane em Singapura.

Use of power unit components by each driver:

Equipe Piloto ICE TC MH MK IT CE EX GO GI
3 3 3 3 2 2 8 4 4

Austria Red Bull

Netherlands Verstappen 5 4 4 4 3 3 7 4 5
Mexico Perez 5 3 3 3 2 2 7 4 4

Germany Mercedes

United Kingdom Hamilton 4 4 4 4 2 2 4 3 3
United Kingdom Russell 4 4 4 4 3 3 4 4 4

Italy Ferrari

Monaco Leclerc 6 6 5 5 3 4 9 5 5
Spain Sainz 6 5 5 6 3 4 8 5 5

United Kingdom McLaren

Australia Ricciardo 3 3 3 3 2 2 3 4 4
United Kingdom Norris 4 4 4 3 3 3 5 4 4

France Alpine

Spain Alonso 6 5 5 4 4 4 6 4 4
France Ocon 6 4 4 4 4 4 7 4 4

Italy AlphaTauri

France Gasly 4 4 4 4 3 3 7 3 4
Japan Tsunoda 6 6 6 6 3 3 7 4 5

United Kingdom Aston Martin

Germany Vettel 3 3 3 3 2 2 3 4 4
Canada Stroll 3 3 3 3 2 2 3 4 4

United Kingdom Williams

Canada Latifi 3 3 3 3 2 2 3 3 3
Thailand Albon 3 3 3 3 2 2 3 4 4

Switzerland Alfa Romeo

China Zhou 5 4 4 3 2 3 8 5 5
Finland Bottas 6 7 7 4 2 3 8 5 4

United States Haas

Denmark Magnussen 6 5 5 4 2 2 8 4 4
Germany Schumacher 5 4 4 4 2 3 8 6 6
ICE=Motor à combustão, TC=turbocompressor, MH=MGU-H, MK=MGU-K, ES=armazenamento de energia, CE=controle eletrônico, EX=sistema de escapamento, GO=peças externas da caixa de câmbio, GI=Peças internas da caixa de câmbio

Áreas problemáticas

Se olharmos para as estatísticas dos elementos individuais onde as penalidades foram aplicadas, as equipes tiveram mais dificuldades com o ICE.

Além dos cinco pilotos que passaram a temporada sem nenhuma penalidade, todos os outros ultrapassaram o limite nesta frente. No caso do turbocompressor e do MGU-H, 14 dos 20 pilotos excederam o número permitido - Bottas foi o mais frequente, usando sete elementos dos três permitidos. 

O limite MGU-K foi ultrapassado por 12 pilotos, assim como a eletrônica de controle. E no caso do armazenamento de energia, mais da metade (onze em 20) foi gerenciada com a alocação permitida. O cumprimento foi mais fácil em relação ao escapamento, dos quais oito elementos foram permitidos ao longo da temporada. Apenas Charles Leclerc estava acima do limite. Outros pilotos, como Sebastian Vettel, estavam até muito abaixo do limite com três elementos utilizados.

Regras das caixas de câmbio

Desde 2022, a caixa de câmbio também está sujeita a uma cota. Anteriormente ela tinha que durar um certo número de corridas de cada vez (a menos que um piloto abandonasse), mas agora está limitada a quatro unidades, divididas em elementos externos e internos, para o ano.

Sete pilotos excederam o limite, sendo Mick Schumacher o único piloto a fazer isso duas vezes para ambas as peças da caixa de câmbio.

Para a temporada de 2023, as mesmas regras e as mesmas alocações serão aplicadas novamente em termos de peças de motor. Entretanto, se um piloto trocar ambas as peças da caixa de câmbio de uma vez, não haverá soma das penalidades, mas será aplicada em conjunto como uma punição de cinco posições.

Entretanto, ainda não está claro quantos elementos da caixa de câmbio serão permitidos para 2023, pois isso depende do número de corridas na temporada.

Com as 24 corridas da temporada originalmente planejadas, cada piloto seria autorizado a utilizar cinco caixas de câmbio, mas devido à omissão da China, existem atualmente "apenas" 23 corridas, para as quais quatro caixas de câmbio estão previstas no regulamento. Se haverá uma corrida de substituição ainda não está decidido.

Mudanças detalhadas:

Piloto GP Elemento
Número Penalização

Netherlands Verstappen


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Italy Emilia Romanha Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Austria Áustria Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbios 3 de 4 -
France França Escapamento 4 de 8 -
Hungary Hungria Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Belgium Bélgica Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Peças internas da caixa de câmbio 5 de 4
Armazenamento de energia 3 de 2
Controle eletrônico 3 de 2
Escapamento 6 de 8 -
Italy Itália Motor 5 de 3 + 5 posições
United States Estados Unidos Escapamento 7 de 8 -

Mexico Perez


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saudi Arabia Arábia Saudita Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
Italy Emilia Romanha Escapamento 2 de 8 -
United States Miami Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Spain Espanha Escapamento 3 de 8 -
Azerbaijan Azerbaijão Motor 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 4 de 8 -
United Kingdom Grã Bretanha Controle eletrônico 2 de 2 -
Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Hungary Hungria Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Netherlands Holanda Armazenamento de energia 2 de 2 -
Italy Itália Motor 4 de 3 + 10 posições
Escapamento 6 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
United States Estados Unidos Motor 5 de 3 + 5 posições
Escapamento 7 de 8 -

United Kingdom Hamilton


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Spain Espanha Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Escapamento 3 de 8 -
France França Turocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controles eletrônicos 2 de 2 -
Belgium Bélgica Motor 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Netherlands Holanda Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Italy Itália Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Escapamento 4 de 8 -

United Kingdom Russell


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

United States Miami Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Spain Espanha Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Azerbaijan Azerbaijão Escapamento 3 de 8 -
Austria Áustria Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
France França Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Hungary Hungria MGU-K 3 de 3 -
Belgium Bélgica Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
Singapore Singapura Motor 4 de 3 Largar do pit lane
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Armazenamento de energia 3 d 2
Controle eletrônico 3 de 2
Escapamento 4 de 8 -
United States Estados Unidos Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -

Monaco Leclerc


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Australia Austrália Escapamento 2 de 8 -
United States Miami Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Spain Espanha Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Turbocompressor 3 de 3 -
Escapamento 4 de 8 -
Canada Canadá Engine 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Escapamento 5 de 8 -
Motor 4 de 3 fim do grid 
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Controle eletrônico 3 de 2
United Kingdom Grã Bretanha Escapamento 6 de 8 -

Austria Áustria

Armazenamento de energia 2 de 2 -
Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
France França Exhaust 7 de 8 -
Hungary Hungria Exhaust 8 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Belgium Bélgica Motor 5 de 3 fim do grid
Turbocompressor 5 de 3
MGU-H 5 de 3
MGU-K 5 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Controle eletrônico 4 de 2
Escapamento 9 de 8
Peças externas da caixa de câmbio 5 de 4
Peças internas da caixa de câmbio 5 de 4
United States Estados Unidos Motor 6 de 3 + 10 posições

Turbocompressor 6 de 3

Spain Sainz


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Australia Austrália Escapamento 2 de 8 -
Italy Emilia Romanha Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
United States Miami Controle eletrônicos 2 de 2 -
Azerbaijan Azerbaijão Escapamento 4 de 8 -
Canada Canadá

Motor

3 de 3 -
United Kingdom Grã Bretanha Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
France França Armazenamento de energia 2 de 2 -
Escapamento 5 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Controle eletrônico 3 de 2
Belgium Bélgica Escapamento 6 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Italy Itália MGU-K 5 de 3 fim do grid

Motor 5 de 3
Turbocompressor 5de 3
MGU-H 5 de 3
MGU-K 6 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Peças externas da caixa de câmbio 5 de 4
Peças internas da caixa de câmbio 5 de 4
Japan Japão Escapamento 7 de 8 -
Brazil Brasil Motor 6 de 3 + 5 posições
Escapamento 8 de 8 -

Australia Ricciardo


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AustraliaAustrália Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Monaco Mônaco Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Belgium Bélgica Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Escapamento 3 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -

United Kingdom Norris


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saudi ArabiaArábia Saudita Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
AustraliaAustrália Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
United Kingdom Grã Bretanha Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Austria Áustria Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
France França Escapamento 3 de 8 -
Hungary Hungria Escapamento 4 de 8 -
Belgium Bélgica Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Escapamento 5 de 8 -
Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Controle eletrônico 3 de 2
Singapore Singapura Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -

Spain Alonso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saudi Arabia Arábia Saudita Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Australia Austrália Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Escapamento 3 de 8 -
United States Miami Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Spain Espanha Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Controle eletrônico 3 de 2
Escapamento 4 de 8 -
Austria Áustria Motor 5 de 3 fim do grid
Turbocompressor 5 de 3
MGU-H 5 de 3
Armazenamento de energia 4 de 2
Controle eletrônico 4 de 2
Escapamento 5 de 8 -
France França Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Netherlands Holanada Escapamento 6 de 8 -
Singapore Singapura Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
United States Estados Unidos Motor 6 de 3 + 5 posições

France Ocon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Italy Emilia Romagna Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
United States Miami Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Spain Espanha Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Canada Canadá Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Belgium Bélgica Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompresor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Controle eletrônico 3 de 2
Escapamento 4 de 8 -
Netherlands Holanda Escapamento 5 de 8 -
Italy Itália Motor 5 de 3 + 5 posições
Escapamento 6 de 8 -
Singapore Singapura Peças externas da caixa de câmbio 4 out of 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 out of 4 -
United States Estados Unidos Motor 6 de 3 largada do pit lane
Controle eletrônico 4 de 2
Armazenamento de energia 4 de 2
Escapamento 7 de 8 -

France Gasly


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saudi Arabia Arábia Saudita Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Italy Emilia Romanha Escapamento 3 de 8 -
United States Miami Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Escapamento 4 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Monaco Mônaco Escapamento 5 de 8 -
Hungary Hungria Motor 4 de 3 largada do pit lane
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Controle eletrônico 3 de 2
Singapore Singapura Escapamento 6 de 8 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Japan Japão Escapamento 7 de 8 -

Japan Tsunoda


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saudi Arabia Arábia Saudita Motor 2 de 3 -
Turbomcompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Australia Austrália Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Italy Emilia Romanha Escapamento 3 de 8 -
Monaco Mônaco Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Escapamento 4 de 8 -
Canada Canadá Controle eletrônico 2 de 2  -
Armazenamento de energia 2 de 2 -
Escapamento 5 de 8 -
Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Controle eletrônico 3 de 2
France França Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Belgium Bélgica Motor 5 de 3 largada do pit lane
Turbocompressor 5 de 3
MGU-H 5 de 3
MGU-K 5 de 3
Escapamento 6 de 8 -
Italy Itália Motor 6 de 3 fim do grid
Turbocompressor 6 de 3
MGU-H 6 de 3
MGU-K 6 de 3
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Japan Japão Escapamento 7 de 8 -
United States Estados Unidos Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 5 de 4 + 5 posiçõea

Germany Vettel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Australia Austrália Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
United States Miami Controle eletrônico 2 de 2 -
Spain Espanha Armazenamento de energia 2 de 2 -
Azerbaijan Azerbaijão MGU-K 3 de 3 -
Hungary Hungria Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Belgium Bélgica Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -

Canada Stroll


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

United States Miami Armazenamento de energia 2 de 2 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Canada Canadá Controle eletrônico 2 de 2 -
Hungary Hungria Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Belgium Bélgica Motor 3 de 3 -
Tumborcompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Japan Japão Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -

Canada Latifi


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Australia Austrália Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
United States Miami Energy storage 2 de 2 -
Azerbaijan Azerbaijão Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Canada Canadá Controle eletrônico 2 de 2 -
Hungary Hungria Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Belgium Bélgica Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -

Thailand Albon


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Italy Emilia Romanha Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletrônico 2 de 2 -
United States Miami Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 2 de 8 -
Belgium Bélgica Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
United States Estados Unidos Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -

China Zhou


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Italy Emilia Romanha Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
United States Miami Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
Spain Espanha MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
United Kingdom Grã Bretanha Motor 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Escapamento 4 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Austria Áustria Controle eletrônico 2 de 2 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
France França Armazenamento de energia 2 de 2 -
Belgium Bélgica Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Escapamento 5 de 8 -
Motor 4 de 3 fim do gridf
Turbomcompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
Controle eletrônico 3 de 2
Peças externas da caixa de câmbio 5 de 4
Peças internas da caixa de câmbio 5 de 4
Italy Itália Escapamento 6 de 8 -
Japan Japão Escapamento 7 de 8 -
United States Estados Unidos Motor 5 de 3 + 5 posições
Brazil São Paulo Escapamento 8 de 8 -

Finland Bottas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bahrain Bahrain Controle eletrônico 2 de 2 -
Australia Austrália Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
United States Miami Motoro 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Escapamento 4 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Motor 3 de 3 -
Canada Canadá Armazenamento de energia 2 de 2 -
United Kingdom Grã Bretanha MGU-K 3 de 3 -
Austria Áustria Escapamento 5 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Controle eletrônico 3 de 2
Turbocompressor 5 de 3 + 10 posições

MGU-H 5 de 3
Belgium Bélgica Motor 5 de 3 + 15 posições
Turbocompressor 6 de 3
MGU-H 6 out of 3
Peças externas da caixa de câmbio 5 out of 4 + 5 posições
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Italy Itália Motor 6 de 3 + 15 posições
Turbocompressor 7 de 3
MGU-H 7 de 3
Escapamento 6 de 8 -
Japan Japão Escapamento 7 de 8 -
Brazil São Paulo Escapamento 8 de 8 -

Denmark Magnussen


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saudi Arabia Arábia Saudita Controle Eletrônico 2 de 2 -
Italy Emilia Romanha Escapamento 2 de 8 -
Armazenamento de energia 2 de 2 -
United States Miami Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão MGU-K 3 de 3 -
Canada Canadá Motoro 3 de 3 -
Turbocompressor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
Escapamento 4 de 8 -
United Kingdom Grã Bretanha Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
France França Escapamento 5 de 8 -
Escapamento 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Italy Itália Motor 5 de 3 + 15 posições
Turbocompressor 5 de 3
MGU-H 5 de 3
Escapamento 6 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Japan Japão Escapamento 7 de 8 -
Mexico México Motor 6 de 3 +5 posições
Brazil Brasil Escapamento 8 de 8 -

Germany Schumacher


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Australia Austrália Armazenamento de energia 2 de 2 -
Controle eletônico 2 de 2 -
Escapamento 2 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 2 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 2 de 4 -
United States Miami Motor 2 de 3 -
Turbocompressor 2 de 3 -
MGU-H 2 de 3 -
MGU-K 2 de 3 -
Escapamento 3 de 8 -
Spain Espanha Peças externas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 3 de 4 -
Azerbaijan Azerbaijão Turbocompressor 3 de 3 -
Escapamento 4 de 8 -
Peças externas da caixa de câmbio 4 de 4 -
Peças internas da caixa de câmbio 4 de 4 -
United Kingdom Grã Bretanha Motor 3 de 3 -
MGU-H 3 de 3 -
MGU-K 3 de 3 -
Austria Áustria Escapamento 5 de 8 -
Belgium Bélgica Motor 4 de 3 fim do grid
Turbocompressor 4 de 3
MGU-H 4 de 3
MGU-K 4 de 3
Armazenamento de energia 3 de 2
Peças externas da caixa de câmbio 5 de 4
Peças internas da caixa de câmbio 5 de 4
Escapamento 6 de 8 -
Italy Itália Motor 5 de 3 + 15 posições


Peças externas da caixa de câmbio 6 de 4
Peças internas da caixa de câmbio 6 de 4
Escapamento 7 de 8 -
Brazil Brasil Escapamento 8 de 8 -

Sainz propõe novo tipo de punição na F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #211 - O que esperar da F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Uso do motor Honda é caminho lógico para Cadillac no início da parceria com Andretti; entenda
Próximo artigo ANÁLISE: O 'enlace' com Cadillac/GM vai facilitar entrada da Andretti na F1?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil